15 outubro 2018

Austrália: o que você precisa saber para planejar sua viagem

Por Rebeca de Souza

A Austrália é um país sobre o qual eu comecei a pensar em conhecer há pouco tempo, especialmente depois que alguns amigos o visitaram. Mas o alto custo da passagem, do país em si e a longa distância para chegar lá faziam com que esse projeto sempre ficasse em segundo plano. Até que uma grande amiga de infância decidiu passar uma longa temporada em Melbourne… longa, mas, a princípio, com prazo determinado. Então foi aí que decidi: meu primeiro período de férias em 2018 seria na Austrália, afinal, precisava aproveitar a oportunidade de ter um apoio local.

Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas
Sidney: Opera House

Preparando o Roteiro para a Austrália:


Período negociado, passagem comprada, me deparei com um grande desafio: preparar um roteiro de 20 dias em um país tão grande e com tanta diversidade. 

Conversei com alguns amigos, li algumas artigos em blogs brasileiros e recorri bastante ao site de turismo oficial do país (https://www.australia.com/en). 

Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas
Melbourne

A questão dos deslocamentos é crucial na Austrália, pois as distâncias são longas e os deslocamentos aéreos são caros (mais ou menos como no Brasil). Após quebrar muito a cabeça e consultando diariamente o app Hopper, que tem uns gráficos apontando os dias do mês com passagens mais baratas, finalmente consegui fechar um roteiro, dividido pelas seguintes cidades:

  1. Melbourne (Victoria) - 7 noites
  2. Brisbane (Queensland) - 1 noite
  3. Noosa (Queensland) - 4 noites
  4. Brisbane (Queensland) - 1 noite
  5. Ayers Rock (Uluru) (Northen Territory) - 3 noites
  6. Sydney (New South Gales) - 5 noites


Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas

A escolha dessas cidades foi totalmente emocional, pois eu queria ter uma pequena amostra do que a Austrália tem pra oferecer: grandes cidades que misturam história com modernidade e os contrastes da natureza representada por belas praias e pelo imponente deserto. 

Observação: O mergulho nas barreiras ficou de fora do roteiro, em função da distância e da possibilidade da viagem ser atrapalhada por ciclones tropicais, comuns em março, mês da minha viagem. 

A execução deste roteiro envolveu 3 deslocamentos aéreos, os quais foram feitos pelas empresas aéreas locais: Jet Star e Virgin (Melbourne - Brisbane, Brisbane - Ayers Rock e Ayers Rock - Sydney) e 1 terrestre, de busão da empresa GreyHound Australia (Brisbane - Noosa - Brisbane).

Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas
Great Ocean - 12 Apóstolos, nas proximidades de Melbourne

Quantos Dias para Conhecer a Austrália:


Complementação feita pela Lily: a melhor época normalmente é aquela que você tem a oportunidade e a disponibilidade financeira para fazer a sua viagem. Mas Ok... estamos falando sobre uma viagem para o "outro lado do mundo", cuja logística requer um mínimo de planejamento.

Em primeiro lugar, muito em função do fuso horário, acho válido considerar pelo menos 15 dias para fazer a sua viagem para a Austrália. É comum dizer que seu corpo leva 1 dia para se acostumar para cada hora de fuso horário alterado. Portanto, considerando a diferença de 14 horas de fuso horário para quem sai do Brasil e visita a Austrália, se você levar 1 dia para cada hora, vai precisar se ajustar durante pelo menos 14 dias até se aclimatar por completo. Bem, isso não é regra e há quem se adapte bem mais rápido, né? 

Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas
Flinders, a Estação Central de Melbourne

Em segundo lugar, esta é uma viagem longa, na qual você já perde aí pelo menos 1 dia para chegar ou até mais, a depender do voo e conexão... por isso não achamos que valha muito a pena ir para a Austrália para ficar menos que 15 dias. Clique aqui e confira o fuso horário no mundo. 

O ideal mesmo é passar de 20 dias para mais na terra dos cangurus e aproveitar para percorrer suas cidades mais emblemáticas ou até mesmo conjugar a viagem com a vizinha Nova Zelândia ou até mesmo Fiji. 

O Clima na Austrália:


A respeito do clima na Austrália, país que está localizado na Oceania, inteiramente no Hemisfério Sul, a princípio podemos dizer que conta com um clima agradável. Existem duas zonas climáticas: os estados acima do Trópico de Capricórnio, que apresentam temperaturas mais quentes na maior parte do tempo, abrangidos pelo Clima Tropical, o que corresponde a cerca de 40% do território do país. Por outro lado, os estados ao sul do Trópico estão localizados na Zona Temperada e têm invernos mais frios. 

Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas
Outback - Parque Nacional de Uluru

As regiões temperadas possuem as 4 estações definidas enquanto a Zona Tropical possui as duas clássicas: verão úmido e inverno seco.

Além disso, o país-continente conta com taxas de precipitação médias anuais inferiores a 600 mm, o que o torna em um país mais seco, em regra... sendo um dos mais secos do mundo, com apenas 1/4 do seu território fora de regiões desérticas ou semiáridas. 

Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas
Shrine of Remembrance - Monumento de Guerra: Melbourne

O problema é que, quando chove, não é brincadeira: temporais podem castigar algumas regiões e até mesmo atrapalhar passeios com estradas interditadas, alagamentos, voos cancelados... Por isso que escapar dessas épocas mais propensas a chuvas, que costumam ser de janeiro a março, pode ser uma boa ao montar o seu roteiro para a Austrália.

Contudo, como se trata de um país de grande extensão territorial e com uma biodiversidade enorme, é natural imaginar que haja variações nisto tudo que acabou de ser dito rsrs... vocês acharam que era assim tão fácil, né? Tudo isso acima são tendências climáticas. É claro que existem sempre os fatores sorte e Murphy, certo? Por isso que muitos dizem que, na verdade, a Austrália é um país que pode ser visitado em qualquer época do ano... tudo vai depender do seu foco e do seu roteiro, se prefere sol e mar, se quer ver neve e esquiar... 

Porém, se você focar seu roteiro neste eixo Brisbane - Sidney - Melbourne, é bom ter em mente que:

Sidney apresenta um clima mais no estilo mediterrâneo, onde chove pouco e costumam dizer que tem 340 dias de sol por ano. Todavia, quando chove por lá, podem ser dias consecutivos de tempo cinzento. Os verões são de temperatura mais morna a quente, com média em torno dos 26ºC e clima mais úmido. Já os invernos são moderados e a temperatura fica na casa dos 15ºC. As chuvas ficam mais concentradas entre os meses de março a junho. 

Melbourne, por sua vez, tem fama de apresentar o clima mais doido e instável do país. Você poderá vivenciar todas as estações no mesmo dia que pode começar gelado e ensolarado, depois ficar nublado, depois abrir o sol novamente, daí poderá chover, fazer sol de novo, cair a temperatura, depois esquentar... tudo no mesmo dia! Logo, é bom estar vestido e preparado para tudo em Melbourne! Em regra, seu clima é mais para temperado, com temperaturas mais altas e clima bem seco entre janeiro e fevereiro, e com chuvas mais concentradas entre os meses de maio a outubro (outubro é o mês mais chuvoso). 

Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas
Brisbane

Brisbane, por último, apresenta clima subtropical, quente e úmido na maior parte do ano, com temperaturas mais altas no verão, entre dezembro e fevereiro, época que coincide com a temporada das chuvas mais fortes que podem acarretar tempestades e inundações. Já o seu inverno é seco e ameno. 

Dica: ainda assim ficou na dúvida? Então confira mais informações sobre a previsão do tempo na Austrália pelo site www.bom.gov.au

Dicas que vocês precisam saber antes de Viajar para a Austrália:


Curtiram as dicas acima?? 

Bem, tenho muito o que contar sobre cada uma destas etapas, mas primeiro vou destacar algumas coisas que vocês precisam saber antes de viajar:

  1. A Austrália exige  prévia obtenção de visto de turista para os brasileiros que desejam passear por lá. O procedimento é todo eletrônico, por meio do site do governo australiano (https://www.homeaffairs.gov.au/trav/visi) e envolve o pagamento de uma taxa de AUD $140,00, preenchimento de um extenso formulário e envio de alguns documentos, tais como passaporte e comprovante de rendimentos;
  2. É necessário ter o certificado internacional de vacina contra a Febre Amarela (lembrando que a vacina é de dose única, como o meu certificado remetia ao prazo de 10 anos, providenciei  uma segunda via para evitar problemas);
  3. Produtos de origem animal e vegetal devem ser declarados no “Incoming Passenger Card, documento distribuído dentro do avião.  Esta declaração é muito importante  e deve ser feita corretamente, pois fazer falsa declaração dos itens da bagagem pode acarretar em multa de AUD $360 a AUD $66.000 ou, em alguns casos mais graves, condenação a 10 anos de prisão e uma ficha criminal.
  4. A moeda oficial é o Dólar Australiano, facilmente encontrada nas casas de câmbio do Rio. A cotação média em março de 2018 era de AUD $1 = R$2,70. 
  5. As estações do ano se apresentam de forma um pouco diferenciada que no Brasil, apesar de estarmos no mesmo hemisfério: verão - dezembro a fevereiro; outono - março a maio; inverno  - junho a agosto primavera - setembro a novembro
  6. Pra chegar lá, saindo do Brasil, as rotas mais comuns são por por Santiago, no Chile, voando de LATAM e por Dubai, nos Emirados Árabes, voando de Emirates. Quando viajei, os preços  das passagens eram equivalentes, mas ir pelo Chile me pareceu mais confortável por envolver apenas um voo longo (4hs do Rio a Santiago e 13hs de Santiago a Melbourne). O voo de volta, saindo de Sydney, foi um pouco mais longo, pois envolvia uma parada em Auckland (cerca de 15hs). 


Blog Apaixonados por Viagens - Austrália - Preparando seu Roteiro - Dicas
Ponte da Baía de Sidney

Curiosidades:

  • Eles dirigem do lado contrário ao nosso! A mão é a direita, como os seus colonizadores, os ingleses;
  • Em Melbourne, eles são loucos por café, latte e a cidade está repleta de boas opções;
  • Eles não são hispano americanos, mas adoram torradas com abacate, que pode ser incrementada com queijo tipo feta;
  • Em geral, o comércio fecha por volta das 17hs/18hs.  Portanto, se você for do time das comprinhas, fique atento aos horários,
  • As bicicletas são populares nas cidades. Melbourne, Brisbane e Sydney têm sistemas de bikes públicos (gratuitos ou pagos) mas preste atenção: o uso do capacete é obrigatório e a não observância desta regra sujeita o infrator em multa!

Estão prontos? Aguardem o próximo post que vamos começar a viajar por este país incrível e a primeira parada será Melbourne.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR