02 agosto 2018

Galeria Bazá, em Santa Teresa, uma boa pedida gastronômica e cultural no RJ

Por Rafa Pinto (do blog Rafa pelo Mundo)

Semana passada recebi uma amiga em casa e decidi apresentá-la ao charmoso bairro de Santa Teresa



Aproveitando o embalo e o convite recebido pelo Apaixonados por Viagens, fomos conhecer a Galeria Bazá, estabelecimento 3 em 1 que funciona como loja de produtos artesanais, tabacaria e restaurante vegano. Além disso, o espaço conta com um pequeno palco onde acontecem com frequência apresentações musicais, sejam de jazz, blues, chorinho ou outro ritmo que embale o clima artístico de Santa Teresa.


Mesmo com propostas bem diferentes, o estabelecimento conta com sócios que tocam de maneira integrada a casa, tendo todos a mesma missão: oferecer maior contato com a arte, seja por meio da música, do artesanato ou de um simples prato preparado com produtos locais.


No espaço denominado Nau Cultural - loja de artesanato - deparei-me com peças exclusivas, muita madeira, cerâmica e produtos interessantes de decoração e biojoias. Apesar de ser uma área pequena, o ambiente é todo muito bem pensado, bonito e harmônico, chamando atenção de quem passa pela calma e pacata Rua do Oriente.



As peças da Nau Cultural são produzidas por dezenas de artistas selecionados em diversas partes do Brasil, valorizando sempre o pequeno artesão, com foco na exclusividade e arte popular brasileira.



Visitamos o estabelecimento por volta de 13h, então aproveitamos pra almoçar e dar uma chance pro nosso paladar apreciar a criativa culinária vegana da Toca da Pivara – como é chamado o restaurante.



A casa não utiliza insumos que levam gordura animal em seus pratos, porém, opções no cardápio não faltam: de hambúrgueres a pratos mais elaborados, tem para todos os gostos e ocasiões de cunho informal.

Pedi uma moqueca de banana com arroz de cenoura e farofinha (R$25), que estava muito boa. Eu deixaria como sugestão ao restaurante apenas que informasse no cardápio que há pimentões na receita, pois sei que não é algo de que todos gostam. A farofinha verde do cardápio foi substituída por outra que o chef preparou na hora e que estava divina, feita com muita castanha de caju e que combinou muito com a moqueca.


Minha amiga pediu um strogonoff de grão de bico com palmito acompanhado de arroz com páprica e batatas vaporizadas (R$26), que também estava muito bom. Quanto à quantidade, os pratos são individuais e servem bem uma pessoa. Achei os preços justos e o cardápio bem variado, ratificando a ideia de que a comida vegana nada perde para a tradicional em termos de sabores e que se destacam quando o assunto é criatividade à mesa.


Quanto às entradas, cervejas e sobremesas, não consumimos na ocasião, então vou ficar devendo um review, mas vou deixar um pouco do cardápio para que vocês conheçam:






No local funciona também o Cannabistrô Head Shop, tabacaria com muita variedade de produtos relacionados a fumo, como tabacos, acessórios, incensos, etc.

Achei que Santa Teresa ganhou mais uma opção de lazer, especialmente o público vegano, que não conta com muitas opções, ideal para conjugar com um dos muitos passeios no charmoso bairro.

Mais Informações do Bistrô Nau Cultural:

·        - Endereço: Rua do Oriente, 414 – Santa Teresa
·        - Tel.: (21) 2533 - 0686
·        - Funcionamento: Quinta a domingo, das 12h às 23h
·        - Instagram: www.instagram.com/galeriabaza
·        - Facebook: www.facebook.com/galeriabaza
·        - Aceitam-se todos os cartões de crédito e débito.
·        - Ar-condicionado.
·        - Sem cobrança de couvert artístico.
·        - Sem acesso para cadeirantes.

Mais sobre Santa Teresa:


- Parque das Ruínas - clique aqui

- Escadaria Selarón - clique aqui

- Restaurante Espírito Santa - clique aqui

- Portella Bar - clique aqui

- Tribas Pizzas Saudáveis - clique aqui

- Café do Alto - clique aqui

- Gerthrudes Bed & Breakfast clique aqui

- Hotel Altos de Santa Teresa clique aqui

- Casa da  Gente Bed & Breakfast clique aqui

- Hotel Chez Georges - clique aqui






  1. A Galeria Bazá funciona de terça a domingo do meio dia a meia noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Alvaro!
      Você tem razão. É o bistrô Nau Cultural que funciona de quinta a domingo.
      Abraços
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR