09 abril 2018

O que fazer no Rio: Tour no Maracanã, o Templo do Futebol

Por Rafa Pinto (do blog Rafa pelo Mundo)

Apesar de morar no Rio há pouco mais de 1 ano e meio, nunca tinha visitado o Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã


Palco dos mais importantes clássicos do futebol, o estádio mais famoso do país já recebeu momentos históricos do esporte, como o milésimo gol de Rei Pelé, em 1969, entre tantos outros acontecimentos não menos importantes.


Inaugurado no ano de 1950, o estádio recebeu jogos da Copa do Mundo daquele ano e algumas partidas da Copa de 2014, incluindo a final Argentina x Alemanha. Para o meu azar, eu estava morando fora do país justo no ano do Mundial, o que fez com que eu perdesse uma grande oportunidade de ver ao vivo uma competição desse nível na vida rs (mas a Lily, que mora no Rio, também não foi porque comprar os ingressos foi missão praticamente impossível!).


Mas nem só de esporte vive o Maracanã: o Templo do Futebol também já serviu de palco para shows de célebres artistas como Rolling Stones, Madonna, Coldplay, Foo Fighters, Paul McCartney e até missas do até então Pontífice João Paulo II.



Por ocasião da Copa de 2014, o estádio passou por uma grande modernização e reforma "Padrão Fifa", possuindo atualmente capacidade para quase 79 mil torcedores, alocados de maneira bem organizada (apesar de sua administração, atualmente, não estar cuidado desse legado com o carinho que deveria).

Com tanta história para contar sobre aqueles gramados, para a nossa sorte, o Tour Maracanã foi reaberto em meados de 2017 e vou compartilhar com vocês minha experiência no Tour guiado

Na ocasião da visita, pude percorrer pelos bastidores do estádio e descobri muitas curiosidades sobre o mesmo. Até a realeza britânica já visitou o Maraca, sabia? E durante o passeio, pudemos conhecer um pouco mais das memórias guardadas neste gigante e ver de perto peças e objetos históricos. 


Realizado pela empresa Inova Gestão de eventos, o tour tem duração média de 40 minutos e é feito com um guia (bilíngue ou trilíngue). 

Quando fui, no feriado da Semana Santa (abril de 2018), eu era uma das poucas brasileiras presentes e o tour foi realizado em três idiomas: português, inglês e espanhol, sempre de maneira bem descontraída e ao mesmo tempo com o guia mostrando bastante domínio sobre o assunto abordado.



Pude visitar um dos vestiários, decorado com camisas - algumas autografadas - de atletas de clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A, além da sala da coletiva de imprensa e sala de aquecimento dos jogadores



Ao chegar no gramado, infelizmente há um limite até onde nos é permitido chegar. O mais próximo que deu para sentir o cheirinho da grama foi do banco dos reservas. Digo limite porque é proibido pisar no gramado, visando à sua preservação e qualidade.


Além disso, em minha visita também pude ver objetos e itens relacionados a alguns craques que fizeram parte da história do Maracanã, como Pelé, Garrincha e Zico. Está nesta exposição, por exemplo, a rede e a bola da partida do gol n° 1.000 de Pelé, que mencionei no início do texto.



Há duas opções de visitas ao Maracanã: o Tour guiado e o não guiado, que tem preço mais acessível e horário mais livre. 

Como eu tinha curiosidade em aprender um pouco mais, optei pelo guiado, por achar mais interessante e recomendo a quem não tem tanto conhecimento assim sobre sua história. Valeu a pena!

Achei o Tour Maracanã muito interessante e indicado para pessoas de todas as idades, especialmente para os amantes de futebol. Meu irmão, meu companheiro no tour, é fã de futebol e adorou o passeio. 


Para mim, particularmente, foi uma boa oportunidade de conhecer o estádio sem necessariamente ter que ir a um jogo. Não que eu não curta, pois curto bastante, mas muitas vezes fico com receio de ir por causa da violência que ocorre fora dos estádios, infelizmente. Mas ficou a vontade de voltar para assistir a um show... quem sabe?

**Informações adicionais**

- Horário de Funcionamento: O Tour guiado ocorre sempre de hora em hora, sendo o primeiro horário 9h e o último às 16h.


Obs: Em dias de jogos, a última visita termina 3h antes da abertura dos portões. Sugiro que verifique o calendário de jogos.

- Ingresso pode ser comprado com antecedência pelo site Ingresso Certo.


A bilheteria aceita pagamento em dinheiro e cartão de débito/crédito. 


Serviços complementares:
. Quiosque de souvenirs
. Lanchonete
. Experiência 360º (foto lembrança que simula como seria estar no centro do gramado).


- Endereço do Tour Maracanã: Av. Presidente Castelo Branco (Radial Oeste) s/n – Portão 2, Rio de Janeiro - RJ


- Recomendamos ir de Metrô! Como chegar: A melhor estação de acesso é a Estação Maracanã (linha 2). Dirija-se ao Portão 2 pegando a saída de acesso ao estádio, siga direto na rampa e vire à esquerda, caminhe por alguns minutos beirando o estádio e logo chegará ao Portão de entrada para o Tour. Abuse do protetor solar, pois não há sombra alguma no caminho entre o metrô e a entrada do estádio.




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR