16 janeiro 2018

Dicas para Organizar a Casa antes de Viajar

Quem já viveu a situação de sair de casa para viajar e ficar para morrer depois tentando lembrar se fechou a janela da sala? Se trancou a porta? Se fechou o ralo do banheiro? Se deixou comida dentro do fogão?

Sim? Não? Eu aposto que muitos de vocês com certeza já passaram por isso! Eu sou campeã em sair de casa correndo e acabo esquecendo a janela da sala aberta, para desespero do Julio kkkk... Os riscos vão desde bater um vendaval e a cortina, ao esbarrar em objetos, fazê-los caírem ao chão, quebrando-os, o que é dos menores dos problemas, mas também pode cair um temporal e molhar bem a sala (e o nosso piso é daqueles de taco que o ideal dos mundos é não molhar, sabe?) ou, o mais grade de todos, entrar uma guimba de cigarro e queimar cortinha, sofá ou até mesmo pegar fogo... Deus me livre!


Por isso mesmo, o que a gente sugere é que você, especialmente se não está acostumado a viajar muito, como é normal as pessoas no dia de viajar ficarem mais agitadas, muitas vezes tensas e nervosas, é altamente recomendável que você faça uma listinha com um Checklist de afazeres relacionados à segurança da sua casa para poder viajar super tranquila. Assim, você vai completando a sua listinha, ticando as atividades e preparativos e pronto... menos uma dor de cabeça que não vai atrapalhar a sua viagem e férias, certo?


Afinal, a sua única preocupação durante as férias tem que ser com o seu roteiro de viagem, sua hospedagem, os restaurantes onde deseja ir... com a certeza de que a casa estará em ordem no seu retorno!

Então, para facilitar, seguem algumas dicas para organizar a casinha antes da viagem:

1 - Organização financeira: verifique as contas que vão vencer durante o período que estiver de férias, ainda mais se for um período de férias longo.

Antecipe o pagamento ou coloque a conta em débito automático. Verifique ainda se há contas de meses anteriores em aberto. Imagine voltar para casa e se deparar com uma falta de luz ou de gás?

2 - Instalações elétricas: tire os aparelhos eletrônicos da tomada, por precaução. Além de economizar energia, você não corre o risco de uma falta de luz ou um pico de energia acabar danificando o aparelho. Desligue também o aquecimento de água, se houver, para economizar energia.

3 - Instalações a gás: A especialista da Ceg/Ceg Rio, Christiane Delart, explica que é importante fechar o registro independente se a sua casa possui botijão ou gás canalizado. Eu mesma confesso que por essa eu não sabia e passarei a fazer. Por mais que esteja tudo funcionando normalmente em segurança, isso ajuda a minimizar riscos, caso ocorra algum incidente em um vizinho ou no seu edifício.

4 - Geladeira: Muitas pessoas se esquecem de checar a validade dos alimentos que se encontram dentro da geladeira ou do freezer, congelados ou não. O ideal é deixar o mínimo de comida dentro da geladeira. Aproveite a oportunidade para comer tudo antes de viajar ou faça doações daquilo que poderá vencer durante a sua viagem ou que, se guardado por muito tempo, não vai prestar quando você voltar. Afinal de contas, principalmente no mundo em que vivemos, somos contra o desperdício de comida.

Outra questão importante em muitos lugares é que pode haver queda de energia por conta de algum evento externo e os alimentos acabam estragando e deixando mau cheiro.

5 - Janelas: Opaaaaa... essa é totalmente para mim! O tempo pode mudar a qualquer momento. Feche as janelas de casa para que um temporal não prejudique sua mobília e aparelhos.

6 – Casa limpa: Nada melhor que voltar de férias e encontrar a casa organizada. Lembre-se que você voltará com roupas para lavar e compras para guardar. Portanto, se conseguir viajar com a casa limpa, tanto melhor.

7 - Dedetização e ralos fechados: eu tenho pânico de encontrar bichinhos indesejados pela casa, vulgo baratas! Logo, quando minhas viagens são longas, eu gosto de me certificar de que os ralos em casa estejam todos tampados, vedados e, mesmo que a dedetização esteja na validade, como a gente não tem tanto controle do que sobe pelos ralos ou do que vem de fora de casa, eu gosto de comprar aqueles "venenos" de supermercado e espalho em lugares sensíveis da casa, como cozinha.

Bem, após tomadas todas essas medidas, antes de sair de casa, não esqueça de APAGAR AS LUZES! kkkkk... já imaginou a conta de luz ao voltar de uma viagem se você deixar as lâmpadas acesas? No meu caso, lâmpada nem é muito o problema, mas o que eu às vezes esqueço é o meu porta retrato digital, acreditam? Mas é bem isso... apague as luzes, tranque as portas e vá viajar feliz e contente!

Boa viagem!




  1. Jogar o lixo tbm do banheiro e cozinha, não deixar roupas sujas nos cestos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super importante também! Teve uma vez em que nos esquecemos do lixo orgânico e parecida filme de terror quando voltamos... tudo cheio de larva... um horror!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR