29 novembro 2017

Hotel Belmond Copacabana Palace apresenta nova decoração do corredor da Pérgula

By Rafa Pinto (blog Rafa pelo Mundo)

Ontem, a Rafa, nossa mais nova colaboradora e que também é autora do seu blog pessoal de experiências de viagem, o Rafa pelo Mundo, esteve representando o Apaixonados por Viagens no Belmond Copacabana Palace, e conta tudo para a gente abaixo:



A partir de 28 de Novembro, quem circular pelas redondezas da piscina do hotel mais famoso do Rio, o Belmond Copacabana Palace, poderá contemplar a nova ambientação do corredor da Pérgula, localizado em posição estratégica em frente à piscina, conectando a Pérgula com o Restaurante Cipriani.

Essa nova área, integrada aos restaurantes e à icônica piscina, ganhou nova cara com o projeto que contou com a participação da designer de interiores Paola Ribeiro, convidada por Arnaldo Danemberg, o curador do espaço há 5 anos, e juntos transformaram o ambiente num lugar mais contemporâneo e convidativo, tanto para os hóspedes que por ali circulam quanto para os clientes dos restaurantes.


A designer, que já conta com mais de 20 anos de experiência, tem o dom de transformar móveis rústicos em decoração contemporânea, e, junto com Danemberg, profissional ávido por encontrar peças interessantes em feiras, leilões e fazendas na Europa, onde compra boa parte das peças de seu Antiquário, fizeram do ambiente algo mais brasileiro, alegre e a cara do verão que se aproxima. Irresistível passar por ali para quem estiver no hotel, seja hóspede ou não.

Portanto, percebam que não estamos apresentando um corredor qualquer, mas sim um espaço que veio a agregar ainda mais valor a este verdadeiro cartão postal da cidade, o Belmond Copacabana Palace, que tem tudo a ver com a alma carioca, com o lifestyle cool, despojado, sem perder o charme jamais! 

Trata-se de um ambiente agradável e que faz as pessoas se sentirem confortáveis. Inclusive, o evento de inauguração do corredor ocorre uma vez ao ano, que é justamente para marcar a mudança, apresentar as inspirações da decoração desse espaço. 


Em outras palavras, apesar de estar sempre associado à Belle Èpoque carioca, tempos áureos em que explodiram diversas manifestações artísticas de peso, quando Octávio Guinle e Francisco Castro Silva, atendendo a uma solicitação do presidente Epitácio Pessoa, construíram o hotel, entre 1919 e 1923, uma coisa é absolutamente certa: O Copacabana Palace está sempre na moda e não se engane com sua fachada, que ao ver é fabulosa, pois o seu interior, em diversos ambientes, está sempre antenado com muitas das tendências mais contemporâneas, como o atual corredor da Pérgula.

Curiosidades: você sabia que o Belmond Copacabana Palace possui 226 apartamentos e suítes, 148 no seu prédio principal e 78 em seu anexo, ocupando uma área total de 11 mil m²?? Não é a toa que o hotel, um projeto super ousado na sua época, segue como referência internacional, hospedando diversas celebridades que visitam o Rio de Janeiro, organizando alguns dos eventos mais badalados da cidade e já tendo sido eleito por diversas vezes como o melhor hotel da América do Sul!



Algo que me chama muita atenção e me encanta nos projetos de designers de interiores é a capacidade de reinventar e reaproveitar um móvel que para muitos não tem mais valor. Pude ver isso na prática, por exemplo, com um grande sofá de madeira maciça que outrora foi uma mesa de centro e que foi reaproveitada ao colocar diversos futons por cima. Entre um petisco e outro, servido pelo Restaurante Pérgula, pude notar algumas particularidades como essa.


A dupla escolheu a dedo os móveis que tornaram a área mais charmosa do que já era, uma repaginada com história que faz alusão a uma memória de trabalho, repleta de móveis antigos que pertenceram outrora a uma boulangerie, a um curtume, a uma tecelagem, a um florista e a uma marcenaria, por exemplo.


Como destaque para duas bancadas portuguesas usadas por floristas, gaveteiros que pertenceram a uma tecelagem, estrados de curtume e caixas oriundas de uma boulangerie francesa, além de diversos baús, que são a marca registrada do Arnaldo Danemberg Antiquário.

Confesso que fiquei encantada com as poltronas que ornaram o ambiente. Revestidas com belos tecidos com estampas modernas, as poltronas foram assinadas pela dupla Gregório Kramer e Attilio Baschera para a Donatelli, referência na área. Segundo Paola, ela escolheu a Coleção Brasiliana da dupla, pois de forma simples e elegante a coleção transmite bem as riquezas culturais do Brasil, o que podemos notar claramente na foto abaixo:



Para fechar com chave de ouro e complementar o ambiente, lindos abajures antigos, cestas de uvas portuguesas da região do Douro, mesas de vinhedo francesas, as ‘Table de Vendange’ - que servem às vezes de mesas laterais - além de tapetes da Phenícia para áreas externas. Os quadros foram assinados pela artista plástica Anamelia Moraes e teve paisagismo de Christina Mendes, além de flores da Cultura Flor. Tudo isso, necessariamente, para compor o cenário alegre, despojado, leve e praiano que tem nosso Rio de Janeiro.

Ficou curioso? Então aproveite para ir lá conhecer! Não hóspedes são muito bem vindos no hotel também e você poderá tanto fazer uma refeição nos Restaurante Cipriani, no Mee, no Piano Bar ou na nova Pérgula (veja aqui nossa matéria sobre o nova Pérgula), quanto poderá também um day use (estamos na torcida para eles voltarem com esse projeto de day use tal como foi no último verão! Vamos ficar de olho).



  1. Ficou maravilhoso, parabéns pela decoração, excelente atendimento, drinks e comida excepcionais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, Celso!
      Eu que agradeço o carinho e o comentário aqui no blog! Seja sempre muito bem vindo!
      O Belmond Copacabana Palace é um verdadeiro cartão postal da cidade, não é?
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  2. Que linda decoração, deve ser um cinco estrelas no mínimo! Mas confesso que gostaria de apreciar a culinária do hotel, parabéns pela postagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, tudo bom?
      Muito obrigada pelo comentário e por acompanhar o nosso blog!
      A decoração está muito linda mesmo.
      Sobre a gastronomia em si, temos uma matéria sobre a experiência recente no restaurante Pérgula. Está neste link --> http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2017/11/restaurante-pergula-do-belmond.html

      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR