17 outubro 2017

Uma seleção de Museus na região da Avenida Paulista

São Paulo não é apenas a capital financeira do Brasil. Chega a ser engraçado quando muitas pessoas estranham quando eu digo que já estive em Sampa por quatro vezes e somente a passeio, mas nunca "a negócios" rsrs... como a cidade acaba sendo muito mais visitada por pessoas que passam por ela a trabalho ou para um curso / congresso / conferência, ir a São Paulo para fazer turismo soa esquisito para muita gente que somente enxerga na cidade essa faceta business dela.


Enganam-se fortemente porque a capital paulistana tem muito muito mais a oferecer! Riquíssima em cultura, além de ser um sofisticado e diversificado polo gastronômico, a cidade conta com inúmeras possibilidades de roteiros, desde uma caminhada pelo Ibirapuera, uma visita à estação da Luz (http://www.estacaoluz.org.br/) e à Pinacoteca (http://pinacoteca.org.br/), um passeio pelo Eataly ou no Mercado Municipal para comer um suculento sanduíche de mortadela ou um pastel delicioso de bacalhau, uma voltinha pela Feira do Bairro da Liberdade (http://www.feiraliberdade.com.br/), um tour pelos rooftops como o Terraço Itália, pelos restaurantes italianos da Famiglia Mancini, umas comprinhas básicas (ou nem tão básicas assim rsrs) pelos vários Shopping Centers ou pelos Outlets do bairro Moema, além de toda a boemia da Vila Madalena, dos cafés do bairro Jardins ou das nights, ou mellhor, baladas da cidade que não dorme!

Ahhh... aposto que agora você começou a entender que São Paulo pode ir muito além do perfil executivo, certo? E o que vamos apresentar aqui é um Roteiro de Museus para fazer na região da Avenida Paulista!



Você sabia que a Avenida Paulista é fechada para carros todos os domingos das 9h às 17h? Uma ótima oportunidade para curtir os Museus e caminhar em meio a arranha-céus que impressionam.

Como eu sou super fã de artes (já fiz alguns cursos de História da Artes e adoro um museu!) acho que é muito importante a gente valorizar os nossos museus e, mais ainda, valorizar os pontos turísticos que a cidade oferece. Como sou suspeita e sempre me sinto uma verdadeira turista, inclusive no Rio de Janeiro, onde moro, qualquer cidade que eu visito já rende uma pesquisa prévia para eu analisar onde irei, o que quero conhecer, o que tem de novo... Acho que não devemos ficar esperando para visitar os pontos turísticos da nossa cidade somente quando recebemos amigos ou parentes, sabe?


Por isso que gostei das dicas que a Leandra Gallo, gerente-geral do hotel Quality Suites Oscar Freire, onde ficamos hospedados no ano passado, hotel que está muito bem localizado, ao lado da famosa e super chique rua Oscar Freire, no coração do bairro dos Jardins (clique aqui e veja a matéria completa sobre a hospedagem e sobre os passeios que fizemos por SP em 2016), pensando nos dois novos museus recentemente abertos na região, elaborou um roteiro pelos centros de cultura para ser aproveitado em uma semana ou mais, dependendo da disposição de cada um para dar uma volta na Avenida Paulista. 




Confira abaixo:

☑ Terça:  Masp - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Também conhecido por abrigar a coleção de arte mais importante do Hemisfério Sul. Seu acervo é composto de pinturas e de esculturas históricas de renomados artistas nacionais e internacionais, como Monet, Renoir, Cezanne, Picasso, Van Gogh, Candido Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. A entrada é gratuita às terças-feiras.

- Av. Paulista, 1578. http://masp.art.br/masp2010/index.php


☑ Quarta: Japan House

Uma das grandes novidades do pedaço mais icônico da cidade, o espaço foi construído e idealizado pela comunidade japonesa com o objetivo de apresentar o país nipônico através da sua arte, gastronomia e tecnologia. Os três andares do prédio contam com uma biblioteca e um acervo de aproximadamente 2 mil livros com obras em português, japonês e inglês, além de palestras e workshops gratuitos. Um café e um restaurante também oferecem pratos típicos, além de bebidas, como o saquê, preparados por profissionais especializados, em um local confortável e aberto a todos.

Av. Paulista, 52. http://www.japanhouse.jp/saopaulo

☑ Quinta: Itaú Cultural

É um instituto voltado para pesquisa e produção de conteúdo, além de oferecer espaço para exposições e eventos gratuitos de música, teatro, literatura, artes visuais, dança, tecnologia. Não perca os dois andares da Coleção Braziliana, com obras e objetos do Brasil desde o descobrimento até a redemocratização.

Av. Paulista, 149. http://www.itaucultural.org.br/

☑ Sexta: Casa das Rosas

É um casarão projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, responsável também, entre outros, pelo Theatro Municipal. O lugar é um centro cultural que promove uma diversidade de manifestações artísticas como saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro e exposições.

Av. Paulista, 37. http://www.casadasrosas.org.br/

☑ Sábado: IMS - Instituto Moreira Salles

A outra novidade da Paulista, inaugurado em setembro, o IMS traz ao público uma ampla programação de filmes, palestras, debates, cursos, eventos musicais e exposições especialmente de fotos. Há ainda uma biblioteca dedicada à fotografia com capacidade para abrigar 30 mil itens e incentivar a pesquisa na área.

Av. Paulista, 2424. https://ims.com.br/

☑ Domingo:  Centro Cultural Fiesp

O lugar reúne teatro e galeria de arte, além de uma agenda cultural de shows, peças de teatro, palestras e exposições. O prédio em si, em formato de pirâmide, é um dos símbolos da Paulista.

Av. Paulista, 1313. http://centroculturalfiesp.com.br/


  1. eu sou museóloga e conheço mt bem esses museus, com certeza um post com ótimas dicas !

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia!
      tudo bom?
      Muito obrigada pelo carinho! Você com certeza entende muito melhor do que eu! São Paulo ferve culturalmente, não é?
      Um Feliz Natal!
      Bjs,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR