05 abril 2017

Trikke Tour: Um jeito diferente de fazer citytour pela Orla Conde

Por Rosana Rocco

A Orla Conde, mais conhecia como Boulevard Olimpíco, foi o palco de diversas atrações durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Esse espaço, inaugurado há cerca de um ano, fica ente os armazéns 1 e o 6 do Cais do Porto e faz parte do projeto de revitalização do centro do Rio de Janeiro e da construção do Porto Maravilha, inspirado em obras de grande sucesso ocorridas em Buenos Aires, que deram origem ao Puerto Madero, e em Barcelona, com a sua Barceloneta. Nós cariocas aguardamos ávidos para que o investimento feito nesta região realmente traga melhorias como as havidas nessas cidades que nos serviram como espelhos e, de fato, vimos observando que há um grande incentivo a promover eventos, atrações e novidades nesta região que ficou bastante bonita.

Painel do artista Eduardo Kobra

Já imaginou conhecer toda essa nova área revitalizada do centro histórico a bordo de um triciclo elétrico?

O Apaixonados por Viagens foi convidado para conhecer esta novidade, o TrikkeTour! É um passeio muito divertido em cima de um possante triciclo que chega a 20km por hora. 

As saídas são feitas do AquaRio em direção à Praça XV. Cada um dos convidados pegou o seu possante e, antes de iniciarmos o passeio, o instrutor passou todas as coordenadas. No primeiro momento, achei que fosse me enrolar toda para aprender a dirigir o triciclo, mas em questão de minutos, lá estava eu toda serelepe para lá e para cá testando a velocidade do Trikke.

“Todos prontos? Dirijam com segurança”! Como a segurança está em 1º lugar, todos os participantes receberam seus capacetes que devem ser usados durante todo o percurso. São 6 paradas ao todo nos principais pontos turísticos. 

A 1ª parada é no gigantesco e colorido painel “Etnia”, do artista brasileiro Eduardo Kobra. Você sabia que ele representa os 5 continentes? Neste momento, pudemos tirar fotos e contemplar o incrível muro de 3 mil metros quadrados.


Seguindo o passeio, passamos por outros painéis como “Cabelos ao Vento”, depois passamos pelo Museu do Amanhã, a remanescente e olímpica Pira do Povo onde pudemos contemplar também a Candelária ao fundo. 



Icônica igreja do Centro Histórico carioca, a Candelária tem uma curiosidade: reparem que ela é virada no sentido oposto ao da enorme avenida - Presidente Vargas - que se inicia a partir dela. Sabe por que? Porque ela era virada para o mar! Mas, calma aí... qual mar? Sim... ali existia o mar, muito antigamente, antes das diversas obras de aterro que ocorreram no início do século XX, principalmente durante o governo de Pereira Passos (viram só como Apaixonados por Viagens também é cultura?? rsrsrs...) 

Igreja da Candelária (foto do acervo da Lily)
{Observação da Editora: a Igreja Nossa Senhora da Candelária é muito especial para mim, pois foi onde minha irmã se casou. Portanto, sempre me lembra de um dia muito lindo e marcante! Lembrando que ela começou a ser construída no século XVII, ainda numa versão bem pequena, depois foi ganhando forma, recebendo reformas e ampliações, até chegar na arquitetura que conhecemos hoje em dia.}


Depois seguimos para a Praça XV. A cada parada, o guia dava uma boa explicação sobre o ponto turístico que estávamos visitando e podíamos tirar fotos por um breve momento.

O retorno da Praça XV segue diretamente para o AquaRio. Eu fiquei completamente encantada com o passeio. Realmente é bem divertido andar no triciclo e sentir a brisa no rosto, quer dizer, o calor no rosto, pois no dia estava muito quente. Rsrsrs.

Dica: Não esquecer de passar protetor solar! Eu esqueci de passar nos braços e acabei ficando vermelhinha. 


O TrikkeTour tem duração de 45 minutos e saídas a cada hora, do AquaRio, de segunda a domingo, das 10h às 12h e das 15 às 17h, sempre acompanhado de guia. 

Atende a grupos de até nove pessoas por saída, com mais de 14 anos, e custa R$ 69,90 para os visitantes do AquaRio que apresentarem seus ingressos nos pontos de venda na Praça de Alimentação e R$ 99,90 para visitantes em geral.


Essa novidade já existe em diversas cidades pelo mundo, como Las Vegas, Chicago, Budapeste, Santo Domingo... e agora chegou aqui no Rio! Vale muito a pena você conhecer esse novo divertido jeito de “turistar” pelo Rio. 


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR