09 outubro 2016

Um novo passeio em Recife: Beer Tour! Afinal, nem só de frevo vive Pernambuco!

Os brasileiros estão descobrindo aos poucos que a bebida mais queridinha do país, a cerveja, aquela breja já tradicional dos encontros entre amigos e dos happy hours, pode ir além do básico e representar uma verdadeira experiência gastronômica, repleta de muitos aromas e sabores. Assim, as cervejarias gourmets ganham mais e mais espaço dentre os paladares mais exigentes.


E dentro deste contexto, o estado de  Pernambuco não poderia ficar de fora! Hoje em dia, o mesmo experimenta uma verdadeira explosão de cultura cervejeira. De um ano para cá, o estado ganhou oito cervejarias artesanais com registro no Ministério da Agricultura, número que antes era zero, sem falar nas cervejarias caseiras que ainda não têm registro, mas se multiplicam em todo o estado, principalmente na região metropolitana do Recife

Hoje, no Nordeste, há apenas uma cervejaria artesanal fora do estado de Pernambuco que possui tal registro. Ou seja, Pernambuco é hoje o maior polo cervejeiro em crescimento do Brasil.

Engana-se quem acha que a relação do estado com a cerveja não tem história. Em 1640, durante o período da invasão holandesa, o conde Maurício de Nassau trouxe da Holanda o mestre cervejeiro Dirck Dicx, que instalou na capital pernambucana a primeira cervejaria das Américas, a La Fontaine. Claro que por anos essa tradição foi esquecida e outras cidades fomentaram a cultura cervejeira ao longo dos tempos, mas pelo visto o jogo começou a virar e Pernambuco agora está correndo atrás do prejuízo a passos largos.

Cervejaria Duvália


Para tornar mais acessível esse mercado que não para de crescer, foi então criado Recife Beer Tour, coordenado pela empresa de turismo Opera Tour. Além das praias maravilhosas e povo hospitaleiro, Pernambuco agora tem uma das melhores Rotas de Cerveja do Brasil. Essa será uma viagem cultural, gastronômica e também de conhecimento no que há de melhor em termos de cerveja em nosso pais.

OperaTour disponibiliza dois roteiros turísticos para grupos de no máximo 15 pessoas que acontecem todos os sábados.

1. Roteiro Sul:

Começamos com uma visita à fábrica da Debron, primeira cervejaria artesanal a produzir comercialmente em Pernambuco. Apresentamos a história dessa marca, os estilos fabricados lá, o processo produtivo e, ao final, faremos uma degustação orientada. Na sequência, seguiremos com um guia de turismo para um rápido tour pelo Recife Antigo, onde se situa o Apolo Beer Café. Neste local, teremos uma aula de harmonização de cervejas pernambucanas com comidas regionais, tudo sob orientação de um beer sommelier da casa.



2. Roteiro Norte:

O passeio começa pelo centro histórico de Olinda, de onde segue para a fábrica da Duvália. Conheceremos a história dessa microcervejaria familiar, que funciona na casa onde os proprietários passaram toda a sua infância. Você entenderá o processo produtivo de uma cervejaria de pequeno porte, além de degustar seus principais rótulos. Na sequência, o tour continua para uma visita à fábrica da Ekäut, uma cervejaria recifense de médio porte. Vamos conhecer a fabricação e degustar seus rótulos num ambiente agradável com vista para a Mata Atlântica.
           
Cervejaria Duvália


Os passeios devem ser agendados previamente através do telefones 00 55 81 98127-8591 ou 55 55 81 98166-0808 ou pelo nosso e-mail operatourescolar@gmail.com até a quinta-feira de cada semana.


*Parceiros* Cervejaria Duvália; Cervejaria Ekaut; Cervejaria Debron; Apolo Beer Café; Bike da Breja; Blog de Viagens Juntando Mochilas


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR