20 outubro 2016

Novidade em BH: Pampulha Retrô Tour

Na data de hoje, 20 de outubro, fomos convidados para a inauguração de um passeio que tem tudo para ser um grande sucesso em Belo Horizonte. Infelizmente, como moramos no Rio de Janeiro e (apesar de alguns não acreditarem) trabalharmos durante a semana em horário normal de expediente, não teve jeito de estarmos lá presentes prestigiando o Novo Tour que BH ganhou e aprendendo um bocado a mais sobre a cidade. 

Crédito: Bruno Sales/Belotur

Na verdade, nós só estivemos uma vez juntos a BH, em um passeio super ligeiro que só deu mesmo para sentir o gostinho de quero mais. Julia até já esteve em outras ocasiões a trabalho, só que o pouco tempo livre que teve, aproveitou para conhecer alguns bares e o Pub da cervejaria artesanal Wälls. 

Mas hoje foi um dia especial, pois uma jardineira de 1957 fez pela primeira fez o seu roteiro de passeio no PAMPULHA RETRÔ TOUR!

Lançado pela Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte), a Prefeitura de Belo Horizonte em conjunto com a Associação Cultural dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha (AMAP) e o Instituto Cultural Artigos e Carros de Época (Museu de Objetos e Veículos Antigos – MOVA) tiveram essa grande ideia de restaurar uma  jardineira Chevrolet datada de 1957 que, a partir de hoje, levará o público aos principais atrativos turísticos da Pampulha, tais como: a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube.

Vale lembrar que o Conjunto Moderno da Pampulha foi recentemente condecorado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Crédito: Ricardo Laf / Belotur

O Pampulha Retrô Tour funcionará aos sábados, domingos e feriados até dezembro deste ano (mas já estamos na torcida para que eles mantenham o passeio para sempre!). Os pontos de embarque e desembarque dos passageiros serão nos próprios atrativos. O valor do tíquete é R$20,00 por pessoa, que terá direito a quatro embarques/desembarques no atrativo que escolher, no esquema hop on - hop off. Haverá um guia dentro da jardineira, acompanhando o passeio, que apresentará a história e as curiosidades sobre toda a região da Pampulha.
"Num trabalho em conjunto entre Belotur e Fundação Municipal de Cultura, integradas com outras pastas da Prefeitura, temos atuado diariamente para melhorar a infraestrutura da Pampulha visando receber visitantes. Inauguramos recentemente o banheiro e um restaurante na Praça da Igrejinha, destacamos espaços para estacionamento de veículos de turismo nas proximidades de atrativos turísticos, lançamos com a BHTrans a linha circular 512, lançamos o edital para abertura de cafés nos espaços culturais da orla e agora apresentamos o Pampulha Retrô Tour, que vai dar outra opção de transporte aos visitantes, com todas as características especiais que possui, nos remetendo à época de inauguração do Conjunto Moderno, na década de 40. É um projeto realmente muito especial e que com certeza irá impulsionar o turismo na Pampulha e em Belo Horizonte ainda mais", exalta o presidente da Belotur, Leônidas Oliveira. 

Crédito: Ricardo Laf / Belotur

De acordo com Jeferson Rios, diretor do Museu de Objetos e Veículos Antigos, essa jardineira já possui uma história com a Pampulha. “Quando eu era criança, meu pai me levava para passear na jardineira. Ela percorria bairros de Belo Horizonte, inclusive a Pampulha. Passava pelo Cassino – atual Museu de Arte da Pampulha –, pela Casa do Baile e também pela Igrejinha. E hoje estamos revivendo toda essa história”, relata Rios, que é o proprietário da raridade. Ainda de acordo com ele, o ponto final da jardineira era a Praça da Estação, outro atrativo turístico de Belo Horizonte.

Outra curiosidade é que esse Chevrolet tem o apelido de ‘Marta Rocha’. “Isso porque ele foi lançado na mesma década em que Marta Rocha foi Miss Brasil e que quase chegou a ser Miss Universo, perdendo apenas para a americana Miriam Stevenson por ela ter duas polegadas a mais nos quadris”, acrescenta Rios. 

Crédito Ricardo Laf / Belotur

**Conheça o Itinerário do Pampulha Retrô Tour**

O ponto de partida será na Igreja São Francisco de Assis:
- ROTA REGULAR:
- Igreja São Francisco de Assis > Casa JK (parada)
- Casa JK > Museu Brasileiro do Futebol (parada)
- Museu Brasileiro do Futebol > Iate (sem parada) 
- Iate > Casa do Baile (sem parada) 
- Casa do Baile > MAP (parada) 
- MAP > Casa do Baile (parada) 
- Casa do Baile > Iate (parada não obrigatória) 
- Iate > Igreja São Francisco de Assis (Ponto final) 
- ROTA FUNDAÇÃO ZOO BOTÂNICA (Somente nos horários das 9h e 14h). 
- Igreja São Francisco de Assis > Parque Ecológico (parada no Marco Zero)
- Parque Ecológico > Zoológico (parada)
- Zoológico > Casa JK (parada)
- Casa JK > Museu Brasileiro do Futebol (parada)
- Museu Brasileiro do Futebol > Iate (sem parada) 
- Iate > Casa do Baile (sem parada) 
- Casa do Baile > MAP (parada) 
- MAP > Casa do Baile (parada) 
- Casa do Baile > Iate (parada não obrigatória) 
- Iate > Igreja São Francisco de Assis (ponto final) 
Operação

a) Dias: sábados, domingos e feriados (de 22/10/2016 a 18/12/2016) 

b) Horários: 9h*, 10h, 11h, 12h, 14h*, 15h, 16h, 17h 
*Às 9h e às 14h, a Jardineira estenderá o passeio e passará pelo Parque Ecológico e Zoológico. 

c) Dias de jogos no Mineirão: quatro horas antes do jogo marcado, o Pampulha Retrô Tour não fará a parada no Museu Brasileiro do Futebol, pois esse atrativo estará fechado.

d) Ponto de vendas dos bilhetes: ao lado da Igreja São Francisco de Assis (em frente a praça, na Alameda). 

e) Eventos que fecham a orla da Lagoa da Pampulha, como o caso da Volta Internacional da Lagoa (4/12), impedirão a operação da Jardineira em seus horários regulares. 






Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR