25 maio 2016

Tour Gastronômico em Santa Teresa: Café do Alto

Já estou pensando em fazer um Guia Gastronômico de Santa Teresa com tanto lugar bacana que conhecemos por lá, descobertas incríveis como foi no caso do Café do Alto, localizado há 4 anos no Largo dos Guimarães, em um dos pontos mais badalados de Santa, que podemos até chamar de centrinho do burburinho artístico do bairro que tem a cara do Rio, reunindo muita boemia, alegria, arte, história, tradição e boa gastronomia.

Não sei por que eu ainda não havia parado para investir mais no circuito de restaurantes e bares da região. A verdade é que o Rio de Janeiro é uma cidade enorme e repleta de cantinhos a serem descobertos e explorados. Por isso mesmo foi com muita alegria que aproveitamos este último final de semana para compensarmos isso e visitamos lugares novos e maravilhosos.

Um deles foi o Café do Alto que nos convidou para um farto, variado e autêntico brunch nordestino! Eles até dizem que é um café da manhã, mas, para mim, foi um verdadeiro brunch!

Aliás, foi uma explosão de cores, aromas e sabores num salão ricamente decorado com a temática nordestina, onde encontramos desde referências ao folclore, principalmente, mas também à religiosidade do povo e aos seus festejos.

Repare nas bonecas, nos brinquedos para as crianças  (o que eu achei mega fofo porque as crianças terão bastante coisa por lá para se entreterem), nos santos, nas mesas amarelinhas, na "cortina de bonecas"... São muitos os detalhes que chamam a atenção.

O café da manhã no Café do Alto já era conhecido antes de desembarcar em Santa Teresa, pois funcionava no Leblon no início e desde sempre teve essa proposta de levarmos numa ponte aérea diretamente para o Nordeste!

Seus donos, Francisco, mais conhecido como Kiko, de origem pernambucana, e Mariana, de origem baiana, não só matam a saudade de suas terras natais como nos fazem também relembrar de momentos únicos das viagens que fizemos para essa região tão querida do Brasil.

Peeeeeeense numa praia do Nordeste!! Peeeeense em Trancoso, ou Porto de Galinhas, ou Carneiros, ou Pipa, ou Cumbuco, ou Genipabu, ou Morro de São Paulo, ou Jericoacara, ou Maragogi, ou Tambaba. ..  ou qualquer outra praia paradisíaca do nordeste.... pensou??? E o que isso te lembra, além de um marzão lindo à frente? Porque eu me lembro logo da caipirinha, da carne de sol, da tapioca, do bolo de rolo, do cuscus doce e o salgado de milho ... hummmmm... delicinha! !!!

E foi envolvida nessa vibe de nostalgia e saudade que o Café do Alto me conquistou com tantos quitutes deliciosos!

Comecei pelos sucos naturais que ficam em uma estação separada: laranja, mangaba, melancia e chá de hibisco com hortelã dentre outros... eu fui de chá na esperança de fazer um detox enquanto atolava o pé na jaca kkkkk.

Depois fui ao buffet de comidas e fiquei até perdida sem saber por onde começar: batata doce, aipim cozido, queijo coalho, milho cozido, banana da terra, ovo mexido com carne seca e temperos, canjica doce, bolos (aipim, milho, cenoura com chocolate, bolo de pé de moleque, cuscuz doce com leite condensado, bolo de rolo, bolo de banana...), frios, pães, frutas, cereais... nossa! Muita variedade.

E, ainda como se já não bastasse, na mesa fica um bloquinho com opções extras que você pode pedir ao garçom, que não estão no buffet, mas que estão incluídas no preço único que se paga: tapiocas salgadas e doces e cuscuz de milho que pode vir com queijo ou ovo ou leite de coco puro ou com coco também.

Ahhhh... também tem café, leite e chocolate quente para quem preferir!

Como estava quente eu preferi o chá gelado e depois provei os sucos de mangaba e laranja.

Bem, eu já estava má intencionada mesmo em tentar - ao menos tentar - experimentar um pouco de tudo! Acho que só não comi mesmo frutas, pães, frios, banana da terra e batata doce, porque eu  não sou fã de batata doce.

Olha, não deixem de pedir o queijo de manteiga!! Meu Deus! Que delícia! Ele me levou diretamente para João Pessoa, onde comi o queijo de manteiga no restaurante Mangai de lá e este do Café do Alto estava sensacional! Lembra um requeijão bem consistente e grelhado... incrível!

O queijo coalho também estava fantástico! Junto com os ovos mexidos e carne seca então... hummmm... sensacional!

As tapiocas também estavam maravilhosas. Eu pedi uma de carne seca com queijo coalho e uma de coco com leite condensado... ai Jesus!! Só mesmo rezando muito para engordar menos kkk...

O bacana do cardápio do Café do Alto é que ele alia muita tradição do Nordeste do Brasil com a contemporaneidade e, para almoçar, a casa oferece arrumadinhos e escondidinhos, o Rubacão (feito com arroz vermelho da Paraíba, feijão de corda, cubos de carne de sol e queijo coalho grelhado) ou o Arroz de Huaça (arroz de coco, molho e camarão defumado e carne seca desfiada), dentre outros.

A casa tem dois salões: um voltado para o café da manhã e outro onde se pode pedir a la carte também. Após o horário do café da manhã se encerrar, às 13h, os dois salões passamos a funcionar para o a la carte.

O salão do café da manhã é bastante aconchegante e, como já mencionei lá em cima, ricamente decorado com a temática nordestina. Só teve o problema de o ar condicionado não ter sido suficiente e sentimos muito calor quando fomos.

E quando pensávamos que tínhamos acabado, pois já passava das 13h, recebemos um mimo da casa: um trio de bonecos e dadinhos de tapioca com geleia levemente picante de jabuticaba e melaço para acompanhar!

Óh céus!!! Divino mesmo... eu adoro dadinhos de tapioca e este, apesar de simples, pois não tinha recheio (já comi dadinhos no Nordeste que eram recheados com queijo coalho e/ou camarão), estava muito gostoso, com ótima consistência e textura.

Destaque para o atendimento que foi muito simpático e atencioso. Só demorou para trazer o cuscuz salgado, mas estávamos degustando outras delicinhas enquanto ele não chegava, logo, não tem problema. E a música ambiente que era típica também e embalou muito bem a nossa manhã e início da tarde com muita energia boa!

Agora sim... após essa extravagância toda de domingo, estávamos super felizes, muito bem alimentados para continuarmos o dia e os passeios e ficamos até mal acostumados com esse café da manhã / brunch tão maravilhoso!

Bufê de Café da Manhã — R$ 46,00 (valor do mês de maio de 2016)
  • Salada de frutas
  • Aipim cozido
  • Inhame cozido
  • Batata doce
  • Banana da terra
  • Milho
  • Canjica
  • Ovo mexido com carne seca
  • Queijo coalho
  • Bolo de aipim
  • Bolo souza
  • Bolo de milho
  • Bolo de rolo
  • Cuscuz de tapioca
  • Pães variados
  • Manteiga e mel de engenho
  • Frios
    (presunto, peito de peru, queijo minas e queijo do reino)
  • Iogurte
  • Chá gelado do dia
  • Café
  • Leite
  • chocolate quente ou frio
  • Chá
      Feito na hora, sob demanda:
  • Alguns itens do café da manhã devem ser solicitados ao nossos garçon por meio de uma comanda específica

Você ainda pode escolher entre três sugestões de cafés da manhã já montados pra você. Veja as opções:

Arretado
cuscuz de milho, ovo mexido com carne seca, macaxeira cozida, queijo coalho grelhado, bolo do dia e 1 bebida quente
R$ 35,00

. Segunda: 12h às 20h
. Terça a sexta: 12h às 22h
. Sábados, domingos e feriados: 9h às 22h
- Eventos: nos dias de funcionamento regular do restaurante (exceto domingo) podem ser feitos eventos para grupos de até 30 pessoas (seja para café da manhã, almoço ou jantar). Aos sábados, os eventos ocorrem apenas no café da manhã
- Sobre o Café da Manhã: ele é servido todos os sábados, domingos e feriados.

1. Que legal Lily já estou com água na boca rsr!
    Xero

1. Obaaaa, que bom que gostou, Debora!
      Quando for lá, conte para a gente como foi a experiência!
      Bjos

2. Não deixe de conhecer, Lucas!