02 fevereiro 2016

Cachoeiras da Estrada Real: Um Aplicativo de Celular para Facilitar a Nossa Vida!

Vocês já ouviram falar da Estrada Real? Na verdade, historiadores apontam para várias estradas reais, mas pelo menos 2 são bem conhecidas pelos residentes dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais: 

- caminho velho: que vai de Ouro Preto a Paraty, passando por Tiradentes, São João del Rei e Caxambu, via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa, no século XVII, para o escoamento do ouro, diamantes e outras pedras preciosas extraídas de Minas Gerais e que eram levados para o porto de Paraty, rumo a Portugal. Na época, esse percurso era feito em média em 60 dias!

- caminho novo: de Lavras Novas a Petrópolis, passando por Juiz de Fora e Paraíba do Sul, também aberto pela Coroa Portuguesa no intuito de ser uma alternativa mais rápida que o velho.

Cachoeira do Saco Bravo - Paraty

Portanto, as Estradas Reais ganharam esse nome por terem sido abertas durante o período colonial brasileiro, enquanto éramos subordinados à Coroa Portuguesa, momento glorioso do ciclo do ouro, que elevou cidades como Ouro Preto, Diamantina e Paraty no cenário de exploração de metais e pedras preciosas, tornando-as cidades estratégicas para Portugal.

Para saber mais sobre a Estrada Real, veja as informações coletadas pelo site do Instituto da Estrada Real, que traz muitas dicas de passeios também. 

E essas estradas não eram fáceis, principalmente porque o transporte mais usado era o cavalo e eles tinham que vencer a Serra do Mar para chegar ao oceano e portos. Logo, além de montanhas, desfiladeiros e rios, havia também muitas cachoeiras pelo caminho. 

O problema é que muitas dessas cachoeiras são ainda desconhecidas ou até mesmo de difícil acesso. Bom por um lado, porque isso as mantém mais preservadas, ruim por outro, porque muitos se aventuram a chegar nelas e acabam tendo problemas pelo caminho, podendo até mesmo se perder ou ter que enfrentar outros imprevistos. 

Por isso mesmo que achei o máximo quando recebi da ECOGUIAS, que é uma empresa de base tecnológica, que busca uma forma de incentivar o turismo em harmonia e respeito às comunidades locais, a novidade que vou apresentar aqui para vocês: Aplicativo de Celular chamado "Cachoeiras Estrada Real".

Trata-se de um Guia Virtual gratuito, de alta tecnologia, que oferece um mapeamento das cachoeiras do maior roteiro turístico do Brasil, qual seja, a própria Estrada Real!

Janela do Céu - Conceição de Ibitipoca

Após um ano e meio de muito trabalho, o Projeto Cachoeiras Reais ganhou a forma de aplicativo para celulares e conta com o mapeamento de 21 cidades, 180 cachoeiras e mais de 100 pontos turísticos mapeados, com produção audiovisual inédita e exclusiva, com o uso de drones e câmeras subaquáticas. 

As cidades visitadas estão na rota do Caminho Velho da Estrada Real: Airuoca, Baependi, Bananal, Carrancas, Congonhas, Cruzeiro, Cunha, Ibitipoca, Itamonte, Lavrinhas, Ouro Preto, Paraty, Passa Quatro, Piquete, Queluz, São João del Rei, São José do Barreiro, São Thomé das Letras, Serra do Cipó, Tiradentes e Virgínia. 

A ideia surgiu a partir do trabalho de ecoturismo em Tiradentes, ocasião em que a equipe do ECOGUIAS percebeu uma carência de informações sobre as cachoeiras, principalmente no tocante ao acesso delas. 

Paraty

O resultado foi esse trabalho super interessante e dedicado, em que eles estiveram in locco nas cachoeiras, o que permitiu traçar rotas por GPS, dispensando até mesmo a conexão com a internet. As cachoeiras são descritas com fichas técnicas que informam ao usuário o nível de dificuldade de acesso, tempo médio de percurso, dicas de segurança, informações sobre guias, características ambientais e se o terreno encontra-se em propriedade particular ou não. 

As rotas foram marcadas com indicativo de bifurcações e partem sempre da Prefeitura Municipal de cada cidade visitada e contemplada pelo aplicativo. 

Além disso, o aplicativo compartilha informações sobre onde se hospedar, onde comer, todos os serviços dos municípios, como postos de gasolina, bancos e telefones de emergência. É muito completo!

Há também contatos dos guias e receptivos turísticos. 

Poço Azul - Lavrinhas/SP

Se tudo isso já não bastasse, o melhor é que o aplicativo é totalmente gratuito para o usuário!!

O aplicativo já foi lançado, primeiramente para sistema operacional Android, e está disponível para download na Google Play. Em março deste ano, também estará disponível para iOS. 

E aí, vamos conferir essa novidade, cair na estrada e explorar as belezas extraordinárias que a Estrada Real nos oferece??

Quem ficou curioso, levante a mão aí!! \o/ \o/ \o/ \o/ 

Estou também na torcida para que eles ampliem mais e mais esse mapeamento, trazendo outras cachoeiras para a gente visitar!!


***Material e Fotos para Divulgação enviados por Comunicação Ecoguias

E se você estiver planejando uma viagem a Paraty, não deixe de conferir o nosso GUIA DE PARATY!!


  1. Que lindo Lily! Eu já amava a Estrada Real e a nossa terrinha, agora então! Não conhecia esse aplicativo. A ideia é muito boa, vai facilitar demais! Gostei de ler a novidade, bjs
    Cristina - Blog Pegadas na Estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Cris
      só agora que li seu comentário, acredita?
      Passou bem despercebido. Eu achei o aplicativo bem legal. Já usou?
      Beijos

      Excluir
  2. guia em istambul disfruta su vacasion con Mahmud y las mejores excursoes em istambul Mahmud es un experto y su servicio es increible,yo estaba buscando estambul tours

    ResponderExcluir
  3. Portas de madeira e portas de aço por su segurança com euro portas.portas de aço

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR