26 janeiro 2016

Pôr do Sol na Pobreta da Urca!

Provavelmente a maioria das pessoas que já vistou o Rio de Janeiro ouviu falar de um dos grandes "Clássicos Cariocas", que é sentar na mureta da Urca para beber cerveja de garrafa e comer pastel comprados no Bar Urca!

Confira aqui a matéria já publicada no Apaixonados por Viagens sobre essa carioquice que nós amamos!!

Mas, em tempos de crise, dólar alto, muitas pessoas sendo desempregadas, inflação acumulada passando dos 10% no último ano, vários servidores do estado do Rio de Janeiro sem receber suas remunerações em dia ou recebendo parceladas... enfim, diante dessa situação crítica que vivemos nos últimos tempos, a criatividade veio para superar o desânimo e mostrar que mesmo diante de adversidades a gente pode e deve espairecer, relaxar um pouco e renovar as energias para batalhar no dia seguinte pelos nossos sonhos!!


Da esquerda para a direita: Julio, eu, Nico (nosso amigo alemão-canadense), Ricardo e Di (Histórias da Di), Tati (@tattytoptrips), Dani (Na Mochila da Ninja) e Cleber (no alto) e Fábio (Viagens Cinematográficas) - Crédito da Foto: Fábio

E dessa criatividade surgiu a POBRETA DA URCA, um trocadilho com a famosa Mureta e que já conquistou corações e, principalmente, bolsos! 

Agora o Bar Urca que se cuide porque as pessoas estão realmente se dividindo entre a Mureta, cujo point tradicional é lá na frente deste bar, e a Pobreta, cujo point fica em frente ao Urca Grill, mais ou menos em frente à cabine policial que existe ali no encontro da Avenida Portugal com a Rua Marechal Cantuária

Localização da Mureta da Urca (Pobreta)

Na verdade, tudo ali é mureta, né? rsrsrs... a mureta vai de uma ponta a outra, praticamente, na Urca, com poucas interrupções pelo caminho, como ocorre na altura da Praia da Urca. 

A diferença é que, segundo relatos dos frequentadores, os preços no Bar Urca são mais caros do que os preços praticados ali na Pobreta. Ao lado Urca Grill há outros dois bares também, no melhor estilo "pé sujo" rsrs... Afinal de contas, o que não nos mata acaba nos fortalecendo, certo? Daí veio o apelido carinhoso de pobreta rsrs...

A cerveja que compramos no Urca Grill foi da marca Adriática, a garrafa, e custou R$9,50.

Brincadeiras à parte, estivemos ontem na Pobreta para encontrar finalmente nossos amigos do blog Viagens Cinematográficas - Fábio e Cleber - que estavam passeando pelo Rio de Janeiro e o local escolhido não poderia ter sido mais apropriado para o um blog tão especial como o deles que justamente apresenta o mais cinematográfico e belo.



Afinal de contas, sendo pobreta ou mureta, fato é que a vista para a enseada de Botafogo e Corcovado, especialmente ao entardecer, é de tirar o fôlego e não poderia ser mais cênico para nossos amigos presenciarem. 

No encontro, que foi uma delícia, também estavam Di e Ricardo, do blog Histórias da Di, Dani, do blog Na Mochila da Ninja, e Tati, do instagram @tattytoptrips

Crédito da Foto: Fábio @viagenscine

Crédito da Foto: Fábio @viagenscine

Todo mundo!

Infelizmente, as nuvens marcaram mais presença do que gostaríamos e encobriram o Cristo Redentor bem no momento da despedida do Astro Rei!

Tudo bem, né? Porque essas nuvens também conferiram um efeito ímpar com o contraste feito com os raios solares!

  
No final das contas, é óbvio que valeu a pena, sobretudo pela companhia e pela noite divertidíssima que ainda teríamos pela frente!

E graças a Deus que não vimos baratas por lá kkkk... (eu confesso que já estive lá outras vezes e também não vi, porém tem muita gente que já viu baratinhas e outras nem tão "inhas" assim passeando pela mureta).

Crédito da Foto: Fábio @viagenscine (na verdade, foi o Julio que tirou =P kkkk

Já que nossa principal intenção ali era assistir ao pôr do sol, que de fato é muito mais bonito visto dali na Pobreta do que na Mureta, a gente acabou migrando de lugar e fomos para o Belmonte da Urca, bem pertinho dali, no sentido da Praia da Urca (menos de 10 minutos de caminhada), onde continuamos a contar nossos causos de viagens -  porque a gente nem gosta disso, né? rsrs... - e demos muitas risadas regadas a bons chopes, empadas (o pedido mais tradicional do Belmonte) e pastéis! 

E sabem o mais curioso disso tudo? É que foi a primeira vez em que eu e Julio estivemos juntos para ver o pôr do sol lá da mureta da Urca! Vocês acreditam? Nunca havíamos estado juntos lá e é claro que não poderia ficar sem registro, né? O Fábio caprichou nas fotos!!

Amore Mio!!

Belos registros que o Fábio fez!! Obrigada!

Vamos combinar que a felicidade vem mesmo das coisas mais simples dessa vida, não acham?

Portanto, mesmo em tempos complicados como estes em que estamos vivendo, quando temos que encarar e engolir tanta coisa errada acontecendo no nosso país, desde esquemas de corrupção até a falta de segurança pública, passando pela crise na saúde e educação públicas, a gente tem que se virar nos 30, rebolar muito para manter a cabeça erguida, manter as esperanças por um futuro melhor e com esse post eu quero mostrar a vocês que podemos nos divertir bastante com passeios super econômicos e ainda levar de brinde lembranças incríveis de cenários inesquecíveis! 

E você é um Apaixonado pelo Pôr do Sol como nós? E virá passear pelo Rio de Janeiro? Então CONFIRA AQUI outros lugares incríveis onde você poderá se deslumbrar com um belo Sunset e admirar as belezas da Cidade Maravilhosa!!

Também dê uma espiadinha no nosso ÍNDICE DE PASSEIOS NO RIO DE JANEIRO, com várias dicas para você aproveitar o que de melhor a cidade oferece.

Acesso à Urca:

- Táxi (há pontos de táxi na mureta da Urca)

- Ônibus: 

. Linha 107: Central - Urca

. Linha 581 - Linha Circular 1: Leblon x Cosme Velho (via Copacabana, Urca, Largo do Machado)

. Linha 582 - Linha Circular 2: Urca - Leblon (via Jardim Botânico, Rebouças e Laranjeiras) 

- Metrô: não tem estação de metrô na Urca, mas você pode ir até a estação de metrô Botafogo e lá você pega o ônibus de integração da Linha 513 que faz o trajeto Botafogo - Urca (na hora de comprar seu bilhete do metrô, informe que você quer pegar o ônibus de integração para a Urca

Horário do Pôr do Sol:

. Verifique nos sites de previsão do tempo, como Accuweather, que informam o horário do nascer e pôr do sol e nascer e pôr da lua.

Para o dia de hoje, 26/01/2016, por exemplo, estamos assim no Rio de Janeiro:

. Nascer do sol às 6:29
. Pôr do sol às 19:42
. Nascer da lua às 21:27
. Pôr da lua às 9:28

Esses horários variam de um estado para o outro. Quanto mais próximo à linha do Equador, mais cedo será o pôr do sol e mais cedo também será o nascer do sol. Lembrando também que no verão há os estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste alteram seus relógios por causa do horário de verão, adiantando em 1 hora (mas esses horários que coloquei em cima para o Rio de Janeiro já estão considerando o horário de verão, ok?).


  1. Uma pena que não consegui estar presente com vocês, mas no próximo irei, sendo Mureta ou Pobreta, o importante é reunir os amigos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem comento sua ausência viu Leo. rs. Beijos.

      Excluir
    2. Ahhhhhhh... puxa Leo, fez falta mesmo, viu?

      Fabio terá que retornar para marcarmos outro pôr do sol!!! Será que ele fará esse sacrifício, hein? Hein?

      Foi ótimo!!! Mureta é Carioquice na veia, né?

      Beijos mil,
      Lily

      Excluir
  2. Foi demais o encontro Lily. Adorei e como você disse, mureta é mureta, e na verdade na Pobreta o ponto de vista para o pôr do sol é até melhor, não é? O Julio arrasou na nossa foto, ficou demais!!! E quanto aos elogios das fotos, eu é que agradeço, foi um prazer fotografar vocês, são um casal lindo e um prazer enorme fiiiiiiinaaaaalmeeeente conhecer vocês!!! hehehe. Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Fabio!! Para apreciar o pôr do sol, a Pobreta é bem melhor!!

      Que bom que você gostou da foto que o Julio tirou!! Ele está adestrado para isso! kkkk... tadinho... brincadeira! Mas é bem verdade que ele, em nossas viagens, acaba usando a máquina tanto quanto eu, para tirar minhas fotos, né? E eu sou exigente =))

      Adorei demais da conta conhecer você e Cleber!! Risadas que não têm preço!!! Se tudo der certo, voltamos a SP esse ano com calma para passear e aí a gente combina de se ver de novo!

      Beijinhos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR