18 janeiro 2016

Piscinas Naturais: Dicas Para Curtir Mais!

Uma das atrações mais procuradas nas praias nordestinas, principalmente agora durante o verão, são as piscinas naturais!!!

Em razão de uma enorme e visível barreira de arrecifes que praticamente se estende desde a Bahia até o Rio Grande do Norte (ao menos a parte visível dela), muitas praias são agraciadas com essas belas formações geográficas que atraem muitos banhistas doidos para verem os peixinhos e tirarem fotos com eles.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

Algumas piscinas naturais são de fácil acesso, na beira da praia mesmo, como as Carneiros e Porto de Galinhas, em Pernambuco (com a maré baixa); Morro de São Paulo, Praia do Forte, Caraíva e Praia do Espelho, na Bahia; Praia de São Miguel dos Milagres e Patacho, em Alagoas; Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, dentre tantas outras...

Outras são afastadas, as chamadas galés, onde só se chega de barco, jangada ou catamarã, como Maragogi, Pajuçara e Paripueira, em Alagoas; Maracajaú, no Rio Grande do Norte; Picãozinho e Seixas, na Paraíba; também em Morro de São Paulo, no passeio de volta à Ilha, sendo essas as principais, na minha opinião.

Esse Post é pensado para facilitar o planejamento das viagens daqueles que querem especialmente ir para esses lugares para curtir as piscinas naturais e evitar que vocês se frustrem de não conseguirem visitá-las por causa da maré.


Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

Eu mesma, na primeira vez que fui a Alagoas, em 2007, tive o azar de não pegar a maré favorável porque só estava baixa, ao ponto de fazer as piscinas naturais de Maragogi aparecerem de madrugada! Logo, não foi dessa vez que pude conhecer esse paraíso.

Só de raiva kkkk eu voltei outras 2 vezes, em 2009 e em 2013 e, em ambas, consegui fazer o passeio.

Agora mesmo, quem me segue no instagram e acompanhou a viagem que fiz para a Paraíba, para minha tristeza, viu que eu não consegui fazer o passeio para as piscinas naturais do Picãozinho (que eu conheci em 2009) nem do Seixas (que eu nunca fui). Uma droga quando isso acontece porque às vezes é uma questão de oportunidade que você tem de fazer aquela viagem e nem lembra de checar a Tábua das Marés!

Imagine só se você vai para Maragogi, para se hospedar lá e não consegue fazer o passeio de barco?

Maragogi

Maragogi

A Marinha costuma proibir os passeios mais distantes para as piscinas naturais quando a maré está acima de 0.4.

Então vamos explicar um pouco isso?

Aqui no Brasil, principalmente no nordeste, a mudança da maré pode ser impressionante! Por exemplo, em Jericoacoara, o mar pode recuar quilômetros por causa da maré e depois enche, mudando completamente a paisagem ao ponto de parecer outra praia. O mesmo fenômeno pode ser facilmente observado em diversas outras praias.

Praia do Forte

Praia do Forte

Fatores como a influência das fases da lua influenciam bastante. As luas nova e cheia são as de grande variação de maré. A lua minguante é de maré morta, quando a oscilação é pouca ou imperceptível! Esse ápice de muita variação ou de nenhuma ocorre mais ou menos na metade dos dias da fase da lua.

Logo, as piscinas naturais estão sujeitas a isso, ficando à mostra nas marés rasas/baixas/secas, que é quando fica perto do número Zero.

Maragogi

Maragogi

Paripueira, Alagoas

E como você faz para descobrir isso? Basta consultar o site da TÁBUA DAS MARÉS que é alimentado com as informações fornecidas pela Marinha do Brasil e é o de maior confiança para você ter um dado mais preciso.

Só que você não vai achar pelo nome da praia que visitará. Mas sim, terá que procurar o porto mais próximo do lugar para onde irá e o mês que deseja.

Isso porque esse controle feito pela Marinha das variações das Marés é super importante para as embarcações não encalharem, por exemplo, nos portos.

Vamos a um exemplo? Já que falei em Maragogi, vamos tentar descobrir a Tábua das Marés para o mês de fevereiro e para o Carnaval que se aproxima.

Verifique que não tem porto em Maragogi. Então vamos nos basear pelo porto de Maceió, que também vai servir para os passeios das piscinas naturais da Pajuçara e Paripueira.

Tábua das Marés


Lembrem-se de que quanto mais perto do número 0, melhor será para o passeio e que a própria Marinha, nos locais onde há fiscalização, não costuma permitir que os passeios sejam feitos quando a tábua indica uma maré acima de 0.4.

Tábua das Marés

Pela pesquisa, portanto, percebe-se que os melhores dias para fazer os passeios às piscinas naturais de Maragogi serão:

- Terça de Carnaval (9/02/16), quando a maré mais baixa estará em 0.1 às 10:21.
- Quarta de Cinzas (10/2/16), quando a maré mais baixa estará em 0.1 às 11:02

A maré oscila, mais ou menos, a cada meia hora de um dia para outro.

Pelo site da Tábua das Marés da Marina do Brasil, você conseguirá acompanhar a variação da maré até o final do ano de 2016!!

Porto de Galinhas

Porto de  Galinhas

Porto de Galinhas

Visto isso, estando tudo em perfeitas condições para você fazer seu passeio, vamos a algumas DICAS:

1) Vale a pena chegar quando a maré está secando, portanto, chegar antes do horário em que ela ficará no seu nível mais baixo.

Isso porque, com a maré secando, os sedimentos estão sendo retirados - esvaziados nesse processo. Assim, a água fica mais limpa, mais clara e muito melhor para mergulhar, ver e fotografar os peixinhos.

Ou seja, no nosso exemplo, no dia 9/02/16 (terça de carnaval), em Maragogi, o perfeito para fazer snorkel será para quem chegar por volta das 9:30, já que o tempo de permanência neste paraíso é de apenas 1 hora de mergulho. Assim, você pegará a maré secando até o nível mais baixo dela!

Nem sempre é fácil planejar esse horário quando dependemos de grupos e barcos. Essa dica acaba sendo melhor para as piscinas naturais onde acessamos a pé ou quando o passeio é privativo e você mesmo combina o horário de saída do barco ou jangada.

Carneiros

Carneiros

Carneiros

2) Se você souber nadar bem, nade para longe do pessoal que não sabe e que acaba ficando em pé, andando, levantando areia com o pé e deixando a água muito turva de sedimentos. Esses são os piores lugares para você curtir e tirar Boas fotos.

Mas fique dentro de um perímetro de segurança, na área das piscinas naturais, perto o suficiente dos barcos para não ser deixado para trás e, principalmente, muito cuidado com o tráfego de barcos e Jet skis para evitar acidentes. Segurança sempre em primeiro lugar!

3) É uma prática comum nesses passeios às piscinas naturais que os barqueiros levem comida, pães ou ração para jogar aos peixes, atraindo diversos cardumes e garantindo o sucesso das fotos dos turistas.

Quem nunca de um pedacinho de pão aos peixes? Fato é que essa prática, lamentavelmente, é prejudicial ao ecossistema porque mesmo um simples e inocente pãozinho contém substâncias químicas que podem fazer mal aos peixes.

4) Leve sua câmera aquática!!! Esses passeios costumam até ter fotógrafo para registrar fotos daqueles que não têm câmera, só que os preços são salgados.

5) Leve sua máscara e Snorkel,  se você tiver! Além de ser muito mais higiênico, normalmente esses passeios oferecem máscara e Snorkel para alugar.

Piscinas naturais da Pajuçara, em Maceió

Pajuçara, Maceió

6) Não pise nos corais! Vocês sabiam que os corais crescem pouco milímetros por ano? E se você pisar nele, pode matar porque são, na verdade, colônias de pequenos seres. Outra coisa também: não fiquem tocando em corais! !!! Primeiro, porque sua mão pode conter produtos químicos como filtro solar que são altamente prejudiciais aos corais. Segundo, porque você pode se machucar a depender dos Corais,  como os de fogo que queimam.

7) Arrecifes e Recifes são a mesma coisa: esqueletos de corais!

Praia de Pipa, RN

Praia de Pipa, RN

8) Sobre a influência da Lua:

- LUA NOVA: Quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, a atração gravitacional exercida pelos dois astros sobre os oceanos se soma, gerando correntes marítimas que causam uma elevação máxima do nível do mar na direção dessa linha. É época das maiores marés altas, chamadas de marés de sizígia ou máximas

- LUA MINGUANTE: Nessa fase lunar, diminui a influência do Sol e da Lua nas marés oceânicas. Na noite em que metade da Lua está visível, a atração atinge seu menor valor. Em Santos, no litoral paulista, por exemplo,a diferença entre a maré alta e a baixa não ultrapassa os 5 centímetros

- LUA CHEIA: Cerca de duas semanas depois da Lua Nova, nosso satélite viaja de novo para uma posição em que se alinha com o Sol e a Terra. Essa combinação traz uma nova leva de marés máximas.

- LUA CRESCENTE: Agora, a Lua e o Sol formam um ângulo reto de 90º. Nessa situação, a gravitação lunar se opõe à solar - elas só não se anulam porque a Lua, mais perto da Terra, exerce maior poder de atração. Mesmo assim, as diferenças de nível entre as marés alta e baixa são muito menores e recebem o nome de marés de quadratura ou mínimas.

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

Em alguma praia perto de Porto de Galinhas

- Mudanças radicais: Nível do mar pode subir 18 metros

Existem alguns lugares no planeta onde a influência das fases da lua sobre a maré é maior. Na baía de Fundy, no Canadá, a diferença entre as marés alta e baixa chega a 18 metros.

No monte Saint-Michel, no litoral da França, 14 metros.

Na região de Derby, na Austrália, 11 metros.

Já na enseada de Cook, na costa sul do Alasca, a elevação atinge 9 metros

E aí, você aprendeu tudo sobre a marés? Já está preparado para curtir as piscinas naturais?

Aproveite muito e não se esqueça de se proteger do sol com roupas e protetor solar =)





  1. Adorei o post!!! Ótimas dicas!! Eu e meu marido tbm somos apaixonados por viagens e por snorkiling. As piscinas naturais são excelentes locais para essa prática. Já estamos planejando nossa próxima viagem...Bahia, Taipu de Fora!!! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, tudo bem? Que linda, muito obrigada pelas suas palavras!
      Nós amamos fazer snorkel e nadar nas piscinas naturais é algo mágico, não é?
      Vocês vão amar Taipus de Fora! Mas não deixe de visitar Algodões, ok?
      Estivemos lá no Carnaval e 2016 e amamos!
      Veja as matérias aqui neste link --> http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2016/03/bahia-post-indice.html
      Beijos
      Lily

      Excluir
  2. Olá Lily!!!
    Vc sabe me informar se com a maré 0.4 em porto de galinhas, precisamente ao meio dia, conseguiremos aproveitar bastante? Os recifes de corais estarão acima da água ainda, ou já estarão submersos?
    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto! Tudo bom?
      Olha, 0.0 é o mais perfeito, o nível mais baixo... acho que 0.4 já estará subindo. A questão é a seguinte: no dia que você for, esse 0.4 é o nível mais baixo? Se sim, que horas ele atingirá esse nível 0.4? Se atingir esse nível 0.4 às 12h, tente chegar lá por volta das 10:30/11h para pegar a maré secando, pois é muito mais proveitoso para mergulhar nas piscinas naturais com a correnteza baixando/secando do que com a maré subindo. Quando a maré começa a subir, o mar tende a ficar mais mexido, mais turvo e com mais sedimentos trazidos pela água. Em regra, com 0.4 ainda fica bom. Mas se em algum outro dia durante o seu passeio por lá a maré chegar a menos do que isso em um horário bom para curtir as piscinais naturais, aí valerá mais a pena.

      Veja esses detalhes direitinho. Normalmente os barqueiros/jangadeiros também sabem informar bem sobre isso.

      Depois me conte como foi!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
    2. Oi LiLy! Obrigado pelo retorno, nos dias em que a maré estará a 0.1, 0.2 e 0.3, estarei em Maragogi e nas suas praias do norte e sul. Infelizmente sobrou esta maré de 0.4 para aproveitar em Porto. Esta maré será as 13:35 horas, depois deste horário começará a subir. Mesmo assim, tentarei fazer a viagem a Porto valer a pena. Até mais!

      Excluir
    3. Olá, Roberto! tudo certinho? Ansioso pela viagem?
      Será linda, não se preocupe!
      Se a maré mais baixa será às 13:35, pode se programar para chegar lá por volta das 12h que já estará bem bom!

      Aproveite muito e depois volte para nos contar como foi!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
    4. Aproveitarei sim! Muito obrigado!

      Excluir
  3. Que lugar maravilhoso........

    ResponderExcluir
  4. Olá lily!
    Retornando ao seu blog para confessar que o litoral nordestino, em especial Alagoas, é fantástico!
    O que dizer da praia de Antunes, Ponta de Mangue e suas piscinas naturais, Barra Grande (que verde era aquele), Patacho, Laje e suas piscinas fascinantes, Toque, Carneiros (Pernambuco), demais... As piscinas de Porto estavam excelentes com a maré a 0.4, aproveitamos muuuiito.
    Obrigado pelas dicas e pelas respostas rápidas.
    Um respeitoso beijo e sucesso com seu blog e em suas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto! Boa tarde!
      Muito obrigada por retornar e compartilhar conosco um pouco da sua experiência!
      Fico muito feliz que sua viagem tenha sido um sucesso! O Nordeste é encantador e repleto de paraísos que nós brasileiros devemos valorizar mais!
      Seja sempre bem vindo aqui no Apaixonados!
      Abraços e Feliz 2018!
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR