28 dezembro 2015

Réveillon na Cidade Maravilhosa: Dicas, Festas, Shows da Virada e o Maior Réveillon a Céu Aberto do Mundo em Copacabana!

E a cidade se prepara para uma das maiores festas de Réveillon do mundo, em que se aguardam mais de 2 milhões de pessoas para assistirem aos shows e queima de fogos de Copacabana! 

Ano passado eu tive a oportunidade de ver pela primeira vez de perto esse grande espetáculo! 

Sim, eu nunca tinha visto os fogos de Copacabana diretamente da praia, acreditam? 


E essa é uma das coisas que você tem que fazer ao menos uma vez na vida! Como fiquei na casa de amigos, perto do Forte de Copacabana, foi super tranquilo. Confesso que a preguiça e o pavor de passar por perrengue sempre me desmotivavam a ir para Copa. Fora o fato de que eu sempre gostei de aproveitar esse feriado de fim de ano para escapar da Cidade Maravilhosa (que nessa época, pela grande quantidade de turistas e calor infernal, não fica tão maravilhosa assim para seus moradores que ainda precisam triplicar os cuidados com a segurança porque o número de furtos e roubos aumentam bastante).

Fogos em Copacabana na Virada de 2014 para 2015

Mas eu pude suprir essa lacuna e esse ano vou prestigiar novamente a queima de fogos! 

Não devo assistir aos shows dos palcos porque continuo preguiçosa e evitando os perrengues normais de grandes multidões. Portanto, acho que farei como no ano passado e irei para a praia somente próximo à virada, por volta das 23:30, para ver como está a festa e acompanhar o show pirotécnico!

Essa é a grande vantagem de estar em Copacabana!

Quem não tem essa facilidade, acaba ou pagando alguns $$$ em quiosques e bares da orla, para contarem com uma boa infraestrutura, comidinhas e, principalmente, banheiros decentes, com certo conforto para apreciarem a festa... ou, ainda, enfrentam a maratona de ir para a areia, curtirem a festa, os shows enquanto aguardam o tão esperado momento da virada. 

Esse ano, o Réveillon vai celebrar a histórica conquista dos primeiros jogos olímpicos na América do Sul! Além disso, vai comemorar também um dos principais ritmos brasileiros: o samba!

A festa, que é promovida pela Prefeitura do Rio, terá a participação de Zeca Pagodinho, Jorge Ben Jor, Arlindo Cruz, Dudu Nobre e Diogo Nogueira, que será protagonista de uma apresentação teatral. 

Isso sem contar os prometidos e mais aclamados 16 minutos de queima de fogos, nas cores verde, violeta e laranja, acompanhados de música, homenageando a mistura de raças e o espírito olímpico, que consagram a festa de Copacabana como o MAIOR RÉVEILLON A CÉU ABERTO DO MUNDO!!!

Detalhe: a estimativa é de que a cidade receberá mais de 850 mil turistas!


Confira aqui a Line-Up dos Palcos:

PALCO PRINCIPAL
Em frente ao Copacabana Palace:

18h às 18:30 - DJ MARCELO GARCIA
18:30 às 19:30 - GABRIEL MOURA
20h às 22h - "SAMBRA, O MUSICAL – 100 ANOS DE SAMBA",  COM DIOGO NOGUEIRA
22:30 às 23:45 - JORGE BEN JOR
00:20 às 01:40 - ZECA PAGODINHO
02h às 03h - GRES BEIJA FLOR DE NILOPOLIS

PALCO SANTA CLARA
Em frente à rua Santa Clara:

18h às 19:30 - DJ (A CONFIRMAR)
19:30 às 20:30 - SURICATO
21h às 22h - THAÍS MACEDO
22:30 às 23:45 - ARLINDO CRUZ
00:20 às 01:40 - DUDU NOBRE
02h às 02:45 - GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
02:50 às 03:30 - GRES ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

A infraestrutura do Ano Novo em Copacabana contará com aproximadamente 500 banheiros químicos, 30 postos de policiamento, 50 UTI móveis e 5 postos médicos à disposição do público.


**DICAS PARA QUEM VAI PASSAR O RÉVEILLON NAS AREIAS DE COPACABANA**

Vá de metrô para Copacabana e compre os bilhetes antecipadamente!

Estações onde são vendidos os bilhetes especiais do metrô, de 26 a 31 de dezembro:

- Pavuna, Uruguai, Carioca, Glória e Central

Obs.: O vale transporte eletrônico e os cartões unitários e pré-pagos do Metrô não serão aceitos no dia 31/12 a partir das 19h até às 7h do dia 01/01/2016, exceto nas estações Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório, onde será permitido o uso desses cartões para embarque até a meia noite do dia 31/12/2015.

No dia 31/12, a Linha 2 vai operar da Pavuna até a General Osório, sem transferência na estação Estácio. Para a viagem de volta, o Metrô Rio sugere que você dê preferência às estações Siqueira Campos e Cantagalo, por uma questão de comodidade (porque o palco principal da festa de réveillon fica na altura da estação Arcoverde, em frente ao Copacabana Palace, onde, normalmente, fica abarrotado de gente).

Não será permitido o transporte de bebidas alcoólicas no metrô, grandes volumes (isopores, coolers. acima de 25 litros também não serão permitidos), fogos de artifício e vasilhames ou garrafas de vidro. 

A estação Cardeal Arcoverde, entre às 19h e Meia Noite do dia 31/12, só vai operar desembarque e não haverá venda de cartões nela.

Só serão aceitos os Cartões Especiais de Réveillon de volta nas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. As demais estações funcionarão somente para desembarque.

A partir das 5h do dia 1ª/1/16, haverá venda de cartões para a volta nas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde.

Os ônibus do Metrô na Superfície vão operar no dia 31/12 das estações General Osório e Botafogo, sentido Gávea, somente até às 18h.  A última partida do Metrô na Superfície da Gávea com destino às estações General Osório e Botafogo ocorrerá às 17h.

Confira aqui os preços dos bilhetes do metrô. 

Horários de embarque no Réveillon:

19h às 20h – Cartão laranja e azul (ida e volta) e Cartão laranja e verde (ida);

20h às 21h – Cartão roxo e azul (ida e volta) e Cartão roxo e verde (ida);
21h às 22h – Cartão rosa e azul (ida e volta) e Cartão rosa e verde (ida);
22h às 23h – Cartão verde e azul (ida e volta) e Cartão azul e verde (ida);
23h à 0h – Cartão prata e azul (ida e volta) e Cartão branco e verde (ida);
0h às 5h – Cartão prata e azul marinho.


Saia de casa mais cedo e evite tumultos.

✔  Use roupas leves. O calor no Rio de Janeiro está beirando o isuportável.

Hidrate-se!

✔ Se você for fresco como eu, leve lencinhos de papel para usar nos banheiros (pois eu duvido que o papel higiênico dos banheiros químicos vai durar a noite inteira) e álcool em gel para limpar as mãos.

✔ Prepare-se para a farofada na praia rsrs... Muitos vão cedo e organizam suas ceias de Ano Novo ali na areia mesmo!

✔ Mulheres, usem calçados adequados (sem salto, pelo amor de Deus!). Lembre-se de que estará enfrentando uma multidão, possivelmente o pé na areia... 

✔️ Muita atenção com seus pertences! Ontem (domingo) já houve vários casos de furtos e roubos registrados. Leve o essencial. Não ostente nem exiba itens de muito valor. Eu sugiro levar só o celular e deixá-lo grudado no corpo!

O palco principal dos shows fica na altura da estação Arcoverde, onde normalmente fica bem mais cheio que o restante da orla de Copacabana. 

✔ Ano passado, em 2014, o tráfego de carros, táxis e ônibus em Copacabana é totalmente fechado a partir das 22h até às 6h. Entre às 18h e 22h, somente táxis, ônibus e carros com o adesivo de passagem livre (moradores, por exemplo), que puderam circular em Copacabana e imediações. Imagino que este ano seja semelhante.

Mas não pense que o Ano Novo no Rio de Janeiro resume-se à Copacabana! Há outras festas espalhadas pela cidade para comemorar a chegada de 2016, com shows em outros bairros que também se preparam para a realização de festas ao ar livre!

1) Parque Madureira:

A festa começa às 19h com a Orquestra Tupy, segue ao som da Velha Guarda do Império Serrano, depois com o DJ Michel, do Baile Charme do Viaduto e, em seguida, Sandra de Sé, Fundo de Quintal e Portela. 

2) Aterro do Flamengo:

Também a partir das 19h, a festa vai acontecer ao comando de um palco montado na altura da Rua Dois de Dezembro, onde se apresentarão: DJs, Luis Carlinhos, o samba do Casuarina e hits de todos os tempos com o Celebrare, além do carnaval das escolas de samba São Clemente e Vila Isabel.

3) Ilha do Governador:

Na Praia da Bica, a festa começará às 19:30 com o grupo Coisa Séria. Também vão se apresentar Baia, Elymar Santos, Cidade Negra e a escola de samba União da Ilha do Governador. 

4) Piscinão de Ramos:

O público contará com várias atrações, tendo o funk e o pagode como principais ritmos. A festa começará às 19h e já está garantida a participação de Felipe Ret, Swing & Simpatia e a escola de samba Imperatriz Leopoldinense. 

5) IAPI da Penha:

A festa terá queima de fogos e muito samba ao som de Preto Joia e convidados. Marguynhos Sensação e Ferrugem também e quem vai encerrar será a Estação Primeira de Mangueira.

6) Ilha de Paquetá:

Muitos nem conhecem essa ilha histórica no meio da Baía de Guanabara, sede do célebre romance de "A Moreninha", também terá sua festa da virada que ocorrerá justamente na praia da Moreninha, a partir das 19:30, animada ao som de Erick Corrêa, Nave de Praia, Anjos da Noite, grupo Balacobaco, roda de samba e encerramento com a escola de samba Estácio de Sá.

7) Sepetiba e Pedra de Guaratiba:

Em Sepetiba, na Praia do Recôncavo, vai ter festa animada por Thiago Soares, os grupos Clareou e Tá na Mende, além dos ritmistas da escola de samba Unidos da Tijuca, começando às 21h.

Já em Pedra de Guaratiba, na Rua Barros de Alarcão, a programação começará às 20h e será comandada por Bokaloka, Sylvinho Blau Blau, Xande de Pilares e a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. 

8) Barra da Tijuca:

Hotéis da Barra da Tijuca somaram forças para levar para o bairro um pouco dos festejos do Ano Novo com uma queima de fogos que ocorrerá simultaneamente nos terraços dos seguintes hotéis: Grand Mercure, Windsor Barra e Hilton, com cerca de 10 minutos de duração.

Não poderá haver queima de fogos na areia nem em balsas na Barra, onde também não haverá palcos nem shows. Contudo, para quem quiser ir para a praia manter a tradição de pular as 3 ondinhas e estourar o espumante da virada com a brisa do mar, além de fugir das multidões de Copacabana, basta olhar para o alto, no sentido dos hotéis, para contemplar o espetáculo que eles prometem ser muito bonito. 

9) Lagoa Rodrigo de Freitas:

Ouvi dizer que haverá fogos também na Lagoa Rodrigo de Freitas por uma amiga que passará a virada no quiosque do Palaphita Kitch, próximo ao Parque do Cantagalo e dos pedalinhos. Mas não encontrei nada sobre isso em pesquisa feita na internet e, após o acidente ocorrido com a Árvore de Natal da Lagoa, que desmoronou e ficou bastante reduzida, não sei se a Bradesco Seguros vai organizar alguma queima de fogos no entorno da árvore ou se os fogos serão uma iniciativa individual de alguns quiosques da Lagoa, como o próprio Palaphita. 


10) Confira mais festas de Réveillon clicando aqui.

Ou clicando aqui.

Ainda, clicando aqui.

Por fim, clicando aqui =))


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR