quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Hot Park: Diversão no Parque Aquático do Cerrado, em Rio Quente

Estivemos em novembro com os amigos Sy e Junior, do blog Viajando com Sy, na cidade de Caldas Novas e sua vizinha Rio Quente.

Nós fomos de Tam, com conexão em SP, para Uberlândia, em Minas Gerais, cidade onde moram Sy e Junior, que nos receberam e nos levaram para Caldas Novas e Rio Quente, que ficam no estado de Goiás, a cerca de 2:20 de distância de Uberlândia.

Outras formas de ir para Caldas Novas e Rio Quente é voando para Brasília (um pouco mais distante, em cerca de 4h) ou para Goiânia (mais perto, cerca de 2h de distância).

A partir de Goiânia, você pode optar por alugar um carro, ou contratar um transfer privado que poderá ser providenciado pelo hotel onde você se hospedar ou pegar um ônibus com a viação Nacional Expresso e Paraúna. Também tem a empresa Alfa Luz que faz o trajeto da rodoviária de Brasília até Caldas Novas.

Com Sy e Junior, do blog Viajando com Sy


Outra opção é voar até Caldas Novas mesmo, pois há voos fretados da TAM e Gol e voos regulares da companhia aérea Azul, que saem de Campinas ou Goiânia.

Rio Quente é bem perto de Caldas Novas e acaba sendo comum que as pessoas fiquem hospedadas em Caldas Novas porque é uma cidade com melhor infraestrutura e ampla rede hoteleira, totalmente vocacionada ao turismo.



Nós ficamos hospedados no Hotel Best Western Suítes Le Jardin, em Caldas Novas e fizemos um passeio de um dia, no esquema bate e volta para Rio Quente para curtirmos o Hot Park, suas piscinas, toboáguas, praia... foi um ótimo passeio!
Vocês com certeza não me vêem escrevendo muito sobre Parques Aquáticos aqui, certo? Até porque eu realmente não sou grande fã.

Embora eu já tenha ido ao Beach Park do Ceará  (confira aqui a matéria sobre o Beach Park) e também tenha ido, quando adolescente, aos parques da Disney (a long long time ago rsrsrs), esse não costuma ser o meu foco em viagens.


Contudo, dessa vez fiquei curiosa para ver de perto esse parque que é tão famoso e muito procurado principalmente por famílias, crianças e jovens. Considerado um dos melhores parques aquáticos do mundo pelo TripAdvisor e o maior da América do Sul, sendo que é o único com águas quentes, foi inaugurado em 1997, com uma área de 55 mil² em meio à natureza.


A verdade é que a gente volta a ser um pouco criança nesses parques e a diversão é praticamente garantida! Ainda mais quando estamos em um parque aquático onde todas as piscinas são naturalmente quentes!!

Ai que delícia, viu???? Por mim, todas as piscinas poderiam ser sempre aquecidas!!! 

Toda a região de Caldas Novas e Rio Quente é muito conhecida pelas águas termais das nascentes e rios que cortam as cidades, criando balneários e um verdadeiro oásis no meio do cerrado goiano.


A explicação para a origem dessas águas aquecidas é até bem simples! São 18 nascentes que garantem 6,5 milhões de litros de água por hora a uma temperatura média de 37,5ºC, fenômeno que se chama Geotermia.

Quando as águas das chuvas penetram as fissuras das rochas, elas infiltram-se até cerca de 1.200 metros de  profundidade. A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1ºC devido à proximidade com o núcleo da Terra. Dessa forma, a água é aquecida e, pela alta temperatura, ela ganha pressão para retornar à superfície. 




Daí, quando se mistura com água do lençol freático, ela chega até as 18 nascentes já com temperatura média de 37,5ºC e todo esse processo demora cerca de 30 anos para se completar.

O Hot Park abre às 9h e funciona até às 17h. Como nós chegamos em Uberlândia por volta das 7:30h da manhã, fomos tomar café com Sy e Junior e partimos para Goiás.

Chegamos lá no parque por volta das 11:30h e ficamos até fechar!

Diferentemente do Beach Park do Ceará, que tem mais brinquedos, o Hot Park oferece menos opções no quesito toboáguas.


Porém, fiquei encantada com a integração paisagística que foi feita no parque com a natureza: rios, corredeiras, pequenas quedas e muitas árvores compõem uma bela paisagem no meio do cerrado!

Aliás, esse é um grande diferencial porque não se trata só de brincar nas piscinas e toboáguas, mas também poder curtir a natureza, observar os flamboyants, mergulhar num rio de águas cristalinas e termais para ver muitos peixes, alguns enormes até!


O problema é que muitas atividades são pagas à parte, além do que já se paga no ingresso de entrada. Como pegamos uma promoção e compramos 4 ingressos por uns 300 reais, ainda assim não é baratinho porque essa é só a entrada. Comida, bebida, locker/armário... tudo é pago em separado.

Por isso mesmo que, embora tenha me parecido super interessante fazer arvorismo, escalada, rapel, tirolesa, o mergulho, Snorkel ou andar de caiaque no rio, eu tive ataque de "mãodevaquice" e me contentei com as atrações inclusas na entrada do Hot Park.


Colocamos a GoPro dentro do rio e olha aí o que captamos


Flamboyants

E essas atrações são basicamente as seguintes:

- Praia do Cerrado

- Toboáguas com emoção e outros mais tranquilos  (com pouca emoção)

** Xpirado **

. Julio e Junior foram no mais tenso toboágua do parque, o Xpirado (nome sugestivo, não? rsrs), que consiste em algumas curvas e uma queda em quase 90°.


É até engraçado porque primeiro a gente assiste a um filme que conta a historinha de uma vila de pescadores que foi atacada por piranhas (a ideia é criar um clima de suspense e medo). 




Depois, antes de chegar lá na plataforma do toboágua, a gente passou pela suposta vila, abandonada, após o ataque das piranhas... e há barulhos saindo de caixas de som que recriam gritos e gemidos (risos)... é bem feitinho, sabe? Claro que eu não tive medo, mas acho que consegue impressionar crianças. 




A torre tem 31 metros de altura, 142 metros de comprimento e descida com velocidade média de 8,3 metros por segundo que leva até o lago repleto de piranhas assassinas e famintas! heheheheh... 




É sem dúvidas a atração mais tensa do parque, com muita emoção!

O peso máximo para poder ir neste brinquedo é de 100kg e altura mínima é de 1.40m.

** Half Pipe **

. Eu, Julio e Junior fomos num toboágua chamado Half Pipe, que é em dupla e eu resolvi encarar porque já tinha ido num parecido lá no Beach Park do Ceará.




Com 13 metros de altura em formato de U, lembrando uma pista de skate, eu juro que tem muita adrenalina e emoção de sobra nele!

Nem sei por que eu fui kkkkk...morro de medo do momento da queda. Mas como o moço deixou o Julio ir na frente (no Beach Park do Ceará eu fui obrigada a ir na frente... e quase tive um treco kkk), eu fiquei mais "tranquila".




Não é recomendado para pessoas idosas e a altura mínima é de 1.30m. 

. Toboáguas mais lights e nesse até a Sy foi conosco rsrs

** Acqua River **

Mais de 17 metros de altura e 150 metros de extensão, a gente passou em meio a árvores e carregamos a nossa bóia porque escolhemos descer no Parnaíba, onde a descida é de boia dupla ou individual e todo o percurso é fechado. Foi bem legal.



Outras duas opções do Acqua River são: Tocantins, uma descida feita em tapete, com metade do percurso aberto e outra fechado. E o Araguaia, outra descida com bóia dupla ou individual, sendo também metade do percurso aberto e outra fechado. 

** Lazy River **

Um rio artificial de 238 metros em ritmo bem lento e bem gostoso que levou a gente para um passeio relaxante após encararmos os toboáguas. A correnteza é uma delícia e vai carregando as boias. 



Aqui a gente se divertiu um bocado, viu? Muito gostoso mesmo. E fizemos em boias duplas, para dá para fazer em boia individual.




Além disso, você pode entrar no "rio" e sair dele em diversos locais de embarque. As crianças adoram!!


** Praia do Cerrado **

A maior praia artificial com águas quentes e naturais do mundo!!! 


Sy e Junior

Então vamos falar dela porque já perceberam que não é qualquer praia, né? Mas sim, a praia do cerrado, afastada do mar em cerca de 1.000km, mas que ali no Hot Park faz a alegria de todos com suas águas quentinhas, ondas a cada meia hora mais ou menos, ocupando uma área de 25 mil metros quadrados.




E o mais curioso é que ela produz 9 tipos de ondas que chegam a 1.20m de altura nas 3 diferentes praias! Dá até para surfar, hein?

A primeira praia é voltada para as crianças, com ondas baixas e mais rasa.


A segunda praia é para quem quer curtir o agito, com palco para shows, bares, restaurantes e programação de lazer, onde as ondas são maiores também!

OBS.: Não pode entrar com bebidas nas praias! Respeitem isso quando estiverem por lá. 

salva-vida sempre atento e apitando bastante até para quem não estiver respeitando as regras.




Eu só teria gostado mais se o som da banda que estava tocando no palco tivesse sido menos alto. Estava alto demais, quase ensurdecedor (e nem eram músicas que eu conhecia e gostava... kkk... se ao menos eu gostasse das músicas, teria tolerado um pouco melhor).

Por fim, a terceira piscina é ideal para quem quer relaxar no clima de praia particular, com lounge, sofás, poltronas, onde há um restaurante privativo e um deck. 




Fiquei feliz em saber que a Praia do Cerrado é ecologicamente correta e conta com a licença do Departamento Nacional de Produção de Mineral por causa da areia, que é originada de cristais extraídos da região. As águas são inteiramente naturais (segundo informação fornecida pelo próprio Hot Park), sem nenhum produto químico e retornam ao rio 100% renovadas, em perfeitas condições de balneabilidade. 
- Várias piscinas termais espalhadas pelo parque e, inclusive, de tarde havia recreação em uma delas com danças e brincadeiras







- quadras de vôlei de praia



- parques próprios para crianças pequenas e piscinas também 





Alguns valores dentro do Parque:

- locker: R$20,00 (mas tem que deixar um caução de R$30.00 que ao final é devolvido). O armário é pequeno, mas foi suficiente para colocar tudo o que nós 4 levamos, sendo que a Sy ficou com a bolsa dela e eu deixei a minha no armário.

- churrasquinho: em torno de R$10.00


- picolé: em torno de R$10.00

- cerveja: em torno de R$10.00

Dentro do Hot Park há restaurantes, lanchonetes, lojas que vendem roupas e acessórios de praia e piscina, como roupa de banho, toalhas, cangas, biquínis, protetores solares, boias, dentre outros. 

Logo quando você chega no Hot Park, você recebe um cartão com uma cordinha para já colocar mesmo no pescoço e não perder porque esse cartão é fundamental para registrar seus gastos no parque e para você ter controle deles e, ao final, fazer o acerto de contas. 

Antes de ir embora, há uns caixas eletrônicos onde você insere o cartão e verificará os gastos que teve, o saldo de dinheiro a retirar se você tiver depositado o dinheiro antes de entrar no parque.


**Ficha Técnica**

Nome: Hot Park




Localização: Fazenda Água Quente, s/n -Zona Rural, Rio Quente / GO (CEP 75695-000)


Preços: há descontos para compra pela internet e também para combos variados, como, por exemplo, para grupos ou para mais de um dia do parque. 

Ingresso Online para um dia custa R$110,00 para adulto e R$90,00 para criança. O passaporte para 2 dias custa R$158,00 para adulto e R$ 136,00 para criança.

Ingresso na bilheteria para um dia custa R$130,00 para adulto e R$100,00 para criança. O passaporte para 2 dias custa R$176,00 para adulto e R$ 160,00 para criança.

Portanto, vale mais a pena pagar online! Há desconto de 20% para compra de 2 ingressos, 30% para a compra de 3 ingressos, 40% para a compra de 4 ingressos e 50% para a compra de 5 ingressos. 


Horário de funcionamento: das 9:00 às 17h (não abre às quintas)

Estacionamento: nós deixamos o carro em um estacionamento do lado de fora do parque, mas bem pertinho, que custou uns R$30.00.

Melhor época do ano para ir: Melhor época do ano para ir: Faz calor o Ano Todo! A temperatura média da região varia de 23ºC a 32ºC, mas pode chover entre os meses de novembro e março. 

A dica é chegar bem cedo, de preferência na hora que abre para você ter um aproveitamento máximo.

** Alguns Lembretes para Você Curtir seu passeio ao Hot Park **

- O que Pode:

. Tirar Fotos, selfies e filmar
. Curtir a Programação da Equipe Boto
. Usar Protetor Solar, de preferência com fator acima de 50, porque o sol do Cerrado queima para valer
. Usar roupas leves e chinelos nos pés
. Levar toalhas





- O que Não Pode:

. Fazer xixi na água (pelo amor de Deus!!!! Há muitos banheiros pelo parque... você não terá desculpas. No caso das crianças pequenas, compre fraldas descartáveis à prova d`água. Vale a pena e você não passará vergonha)
. Fumar fora das áreas reservadas
. Jogar lixo no chão
. Entrar com alimentos e bebidas no parque (mas nós levamos alguns snacks simples, tipo barrinha de cereais, amendoins, batatinhas... não fomos revistados neste sentido e, considerando que os preços dentro do parque são meio absurdos, acho que vale a pena sim levar. Com relação à bebida, há muitos bebedouros espalhados pelo parque).




5 comentários:

  1. Pode usar shorts para entrar em tudo que tem água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carine!
      Pode sim. Mas leve um confortável, tipo taktel, ok?

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  2. Olá! Irei amanhã com minha família. Um ou dois dias lá? O que você acha?
    Saulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bom? Que delícia!

      Olha, só o Hot Park mesmo que você quer dizer? Eu passei só um dia lá, mas sem crianças. De repente, se na sua família tiver crianças, dois dias serão suficientes porque há muitos brinquedos e muitas atividades bem legais!

      Aproveite!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  3. Oi, você disse que não fez nenhum passeio pago lá dentro, e no site não tem o preço desses passeios por fora! Você lembra quanto custavam? (mega tirolesa, arvorismo, rapel...)

    ResponderExcluir