03 novembro 2015

Roma: reinauguração da Fontana di Trevi!

Ela está de volta! 

Após 1 ano e meio de reformas, a grandiosa fonte em estilo Barroco tardio, que é uma das grandes atrações turísticas da capital italiana, a Fontana Di Trevi, será finalmente reinaugurada hoje! 

Como é bom saber que essa bela obra de arte agora pode ser novamente admirada por todos que visitam Roma!


Eu já tive o privilégio de vê-la de perto por duas vezes, nas ocasiões em que visitei a cidade, em 2000 e em 2010. Mas é claro que estou curiosa para saber como ficou após as reformas, pois já vi imagens de que ficou bem mais branca e limpa.



Datada de meados de 1735, esse cartão posta de Roma enfrentou a maior reforma da sua existência, bancada por uma grife de roupas e acessórios, a Fendi. Chique, né? Vou pedir para Fendi bancar a reforma do meu apê rsrsrs... 


Foros Romanos, em 2000

Diga-se de passagem, que a Fontana di Trevi é a maior construção de fontes barrocas da Itália, com seus quase 26 metros de altura e 20 metros de largura. Mas a sua grande fama conquistou o mundo quando virou símbolo de La Dolce Vita italiana de Frederico Fellini. 

Afinal, quem nunca viu na vida, ao menos o trecho, do clássico filme que mostra a cena romântica e sexy do banho de Marcello Mastroianni e Anita Ekberg em plena Fontana di Trevi??


A fonte situava-se no cruzamento de três estradas, marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. 

Linda, majestosa, repleta de detalhes (reparem nas remissões à mitologia, com a presença marcante do deus Netuno), ainda bem que essas obras chegaram ao fim porque, infelizmente, houve muitos relatos de turistas e moradores que estavam se deparando com ratos todas as noites na Fontana di Trevi, que subiam pelas estátuas... triste, né? Se bem que, pelo que andei lendo, a limpeza em Roma anda a desejar, de acordo com as observações de viajantes que por lá estiveram esse ano. 



Mas vamos falar de coisa boa, hein? Vocês sabiam que reza a tradição visitar a Fontana di Trevi e jogar uma moedinha de costas para a ela?


Dizem que quem faz isso acaba voltando a Roma!! 

Agora, fiquei impressionada ao saber que a arrecadação diária dessas moedas que são jogadas na fonte pode somar até cerca de 3 mil euros!!

O melhor de tudo é que esse valor arrecadado é hoje destinado à caridade. 

Quem está ou vai para Roma em breve não deve perder essa reinauguração!!! E depois venha me contar como ela está. .. com certeza, ainda mais linda!!!!



**DICAS RÁPIDAS**

- Como chegar na Fontana di Trevi:

Para mim, a melhor forma de conhecer Roma é a pé! Mas se você tiver dificuldade de se locomover ou não estiver hospedado no centrinho, pode optar pelo metrô, pelos táxis (embora o trânsito muitas vezes possa ser caótico), ou pelos ônibus hop on hop off, aqueles ônibus de dois andares que fazem os circuitos pela cidade parando nos principais pontos turísticos. Você também enfrentará problemas com o trânsito que pode ser intenso, principalmente no horário do rush, mas ao menos já saberá o valor que estará pagando (o valor é fixo) e poderá programar as atrações turísticas onde vai desejar descer para ver de perto e outras você pode deixar para ver do ônibus e depois voltar, se tiver tempo. Se não tiver tempo, ao menos terá uma boa noção panorâmica da cidade.


A estação de metrô mais próxima da Fontana di Trevi é a Barberini.

Mapa com a localização da Fontana di Trevi e Metrô Barberini

- Hospedagem em Roma:

Quando eu fui a Roma em 2010, fiquei hospedada em um hotel grudado no Pantheon, eu ia a pé mesmo.

Amei ficar no Hotel Pantheon. Muito bom hotel, ótimo café da manhã, tive muita ajuda do staff, principalmente para comprar o bilhete de trem para Assis (estavámos em 2010, há 5 anos, quando nem tudo era tão fácil como hoje rsrs... já era fácil, mas eu não tinha muita familiaridade com a compra online de bilhetes de trem). 

Acima de tudo, eu me apaixonei pela localização! Vendo agora no Booking.com a sua nota 8.5, percebo que o hotel se mantém bem cotado.

Mapa com a localização do Hotel Pantheon e a distância a pé para a  Fontana di Trevi

Quando eu fui em 2000, fiquei bem perto da estação Termini de trem e metrô. Sinceramente, não gostei muito de lá. Achei a área ao redor meio estranha. Tudo bem que eu tinha só 18 anos... mas eu hoje não arriscaria ficar lá e prefiro mesmo ficar mais perto do centro histórico, da Piazza Navona, Pantheon, Fontana di Trevi, Coliseo... 

-  Qual a melhor época para visitar Roma:

Em 2000, eu fui em janeiro e peguei muito frio e poucos dias ensolarados. Na verdade, em maioria foram dias nublados, mas não me recordo de chuva.

Em 2010, fui em novembro, em pleno outono, mas já com cara de inverno e fez frio também. Porém, vi muitos dias ensolarados e um pouco de chuva. Choveu num dia pela manhã e em outro de tarde.

Minha tática para quando chove é correr para visitar alguma igreja - em Roma, há pelo menos uma igreja em caca esquina rsrs... - ou visitar museus... ou seja, há muitas atrações cobertas que servirão de abrigo no caso da chuva.

Mas confesso que ainda quero voltar um dia na primavera (maio ou junho), principalmente para aproveitar e visitar a região da Toscana e seus belos campos de girassóis!

Já em relação ao verão, é muito provável que você encontre Roma até mais vazia, já que julho e agosto são meses típicos de férias escolares e todo mundo foge para as praias. Porém, esteja preparado para enfrentar um calor que pode passar dos 40ºC (eu não aguento fazer turismo com esse calor... ).

A chuva fica concentrada entre os meses de outubro a abril e são mais intensas entre outubro e novembro. Já o mês mais seco é justamente Julho, em pleno verão.

  1. Parabéns pelo texto Lily !!
    Lindo demais !! Eu fui quando estava em obras.. =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, sua linda!
      Que legal ver seu comentário aqui!
      Obrigada!
      Pois é, né? Deu vontade de voltar e ver de pertinho como está agora após a reforma! Com certeza, muito mais linda!
      Mais um bom motivo para voltar a Roma, não acha?
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR