10 setembro 2015

Huaraz, Laguna 69, Llanganuco, Parón, Cordilheira Branca: POST ÍNDICE

O Peru como um todo foi um dos destinos mais exóticos que já visitei (Ok! Eu não tenho uma experiência assim tão vasta em destinos exóticos rsrs... mas o Peru realmente foi uma experiência desafiadora, diferente e incrível!).

Dentre as diversas regiões que visitamos, já que fomos quase que de uma ponta a outra do país, passando por paisagens variadas, habitats supreeendentes onde pudemos observar uma biodiversidade espetacular, as Lagunas da Cordilheira Branca, que faz parte dos Andes, realmente marcaram para sempre as nossas vidas e nossas memórias.

Laguna 69

Laguna Parón

Foram apenas 3 dias em Huaraz, mas nós vivemos momentos indescritíveis de superação de desafios, medos, com um misto de alegria e um cansaço absurdo que não deixamos que nos abatesse, pois, afinal de contas, estávamos apenas começando a nossa viagem de 17 dias pelo Peru!

Para facilitar a pesquisa de vocês, fiz esse POST ÍNDICE com as matérias já publicadas sobre as Lagunas que visitei na região de Anchash, dentro do Parque Nacional de Huascarán, percorrendo trilhas da Cordilheira Branca, que recebe esse nome pelos cumes nevados. 

Usamos como base a cidade de Huaraz, que é a que possui melhor infraestrutura na região para isso. E de lá fizemos os passeios no esquema bate e volta com a empresa Inkalandtreks para as seguintes Lagunas:

Laguna 69

Laguna Parón

- Lagunas Llanganuco e Portachuelo, no primeiro dia

- Laguna Parón, no segundo dia

- Laguna 69, no terceiro dia

Vejam aqui, portanto, os posts já publicados no Apaixonados por Viagens e também as matérias que escrevi para os blogs dos amigos Histórias da Di e Vamos pra Onde.








Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar!

Esse foi um destino que conquistou nosso coração e esperamos um dia poder voltar e desbravar mais desafios, conhecer mais lagunas, como a Churup, que é outra laguna linda da região, ou até mesmo fazer o trekking Santa Cruz, de 3 a 4 dias de caminhada.

Llanganuco

Laguna Llanganuco


  1. Surtando nas imagens em 3, 2, 1!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha... é lindo demais, Thaís! Vale muito a pena! Cada taquicardia que senti foi recompensada com essas paisagens kkkk...
      Se você for mesmo, conte comigo!
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
    2. Nesse momento, relendo tudo. Acho que vou concretizar esse sonho em 2017!!! rs

      Excluir
  2. Olá, gostei bastante das fotos! Gostaria de saber em que época foi sua viagens a Huaraz. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      As Lagunas são maravilhosas!
      Fomos em agosto de 2014!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  3. Olá! Estou fortemente inclinada a ir para o Peru e fazer a visita a Lagoa 69, mas quase não encontro informações sobre os custos dessa viagem de Lima para Huaraz e o custo dos passeios e ônibus... Você tem alguma orçamento ? Poderia encaminhar ? Estamos pensando uns 8 dias em Lima (pra ir e voltar de Huaraz) e mais 7 dias em Cusco...
    Se puder me enviar algo pra eu ter uma noção do custo eu agradeceria muito. jtjnikit@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Tudo bom?
      Que bacana! Viagem linda que você fará! Pode ter certeza de que vai gostar muito!
      Então, se você clicar no link lá do texto do ROTEIRO 17 DIAS NO PERU, você vai tirar todas essas suas dúvidas http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2014/09/peru-roteiro-completo-para-17-dias.html

      Todos os valores estão lá!

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  4. Angélica Sartorimarço 14, 2016

    Oi Lily!
    Vou ao Peru com meu namorado agora em abril, e vamos ficar 4 dias em Lima e 5 em Cusco. Infelizmente só descobri agora sobre esse lugar, é realmente incrível! Como temos pouco tempo em Lima, que é a cidade mais perto, você acha que é possível ir e voltar no mesmo dia, fazendo um bate e volta, para conhecer pelo menos a Laguna Llanganuco? Levando em consideração o pouco tempo de aclimatação também...
    Bom, se puder ajudar, eu agradeço!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angélica!
      Tudo bom?
      Puuuuuuxxxaaa... olha, com MUITA SINCERIDADE, eu não recomendo bate e volta de Lima a Huaraz, viu?
      Veja bem, de Lima a Huaraz são em torno de 8h de viagem de ônibus. Além disso, de Huaraz até a base para conhecer as lagunas, como a Llanganuco, são mais 2h pelo menos para chegar lá. Ou seja, é realmente inviável um bate e volta, entende?
      Desculpe-me não te encorajar. Mas não desista de voltar em outra oportunidade para ir só lá ou, ainda, uma alternativa seria ficar só 2 dias em Lima e 2 dias em Huaraz, que tal?
      Beijos e depois volte aqui para nos contar como foi a sua viagem e quais as suas dicas, viu?
      Lily

      Excluir
    2. Angélica Sartorimarço 14, 2016

      Obrigada, Lily! É bem longa a viagem né.. Bom, vamos tentar nos programar para ficar mais dias, senão vamos em outro momento. Mas só mais uma dúvida: Para ir até Huaraz e as lagunas, precisa tomar a vacina contra a Febre Amarela? Vocês tomaram?

      Obrigada!

      Excluir
    3. Oi, Angélica!
      Então, até onde eu sei, para entrar no Peru é necessário estar com a vacina contra a Febre Amarela em dia (validade de 10 anos) e ter o Certificado Internacional emitido pela ANVISA (alguns postos credenciados emitem esse certificado). Eu tomei sim a vacina e emiti esse certificado, que é gratuito.
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  5. Oi lily, aqui e a Regiane, estarei em huarez agora em junho, gostaria de dicas sobre que roupas e sapatos levar. Não quero levar muitas coisas mas tem não quero passar frio. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Regiane! Tudo certinho?
      Olhe, em junho já fará frio, viu?
      Sobre roupas, eu mantenho tudo o que eu já disse nos posts sobre Huaraz: organize sua mala para se vestir no modo cebola! Ou seja, vista-se em camadas!!
      Como sugestão: uma blusa térmica junto ao corpo, um tricot por cima e um casaco, mais quente, por cima... luvas, gorros e cachecóis tb! Nas pernas, meia térmica, um bom tênis que seja térmico e à prova de água com uma sola antiderrapante e você ficará bem!!

      Dê uma olhada neste post que escrevi há pouco tempo sobre a viagem para o Chile e a Bolívia --> http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2016/03/chile-e-bolivia-roteiro-de-14-dias-pelo.html

      Nele eu descrevi minha mala e isso vai te ajudar porque são estilos de viagem bem parecidos!

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  6. Olá!

    Estou programando uma viagem para o Peru em agosto. Gostaria de auxilio, pois já estava praticamente fechada mas queremos incluir a cordilheira branca. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine. Tudo bom? Não sei se entendi de que forma podemos ajudar.
      De todo modo, nós fomos a Huaraz em 2014, também no mês de agosto, e foi maravilhoso!
      Com certeza, você vai gostar.
      Beijos e bons planejamentos. O Peru é um país incrível!

      Excluir
  7. Lily, bom dia!

    Eu gostaria de ir para Lima apenas para fazer um tour, gostaria de ficar em
    Huaraz para conhecer a laguna parón e 69. Depois gostaria de ir para Cuzco e conhecer águas calientes, vale sagrado e Machu picchu. Mas não sei qual a quantidade de dias é suficiente. Pensei em ir para Lima e pegar o ônibus direto para Huaraz, ficar lá 4 dias para conhecer as duas lagunas (não sei se é muito tempo), de lá, voltar para Lima, ficar um dia em Lima para um tour e seguir viagem à noite para Cuzco. Agora estou confusa, se eu me hospedar em águas calientes, consigo fazer os passeios do vale sagrado e Machu picchu? Quantos dias haveria de me
    Hospedar em águas calientes para tanto? Li muito, mas é
    Muito confuso esta parte entre Cuzco/Machu picchu/ águas calientes/ vale sagrado Rs


    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine,
      tudo bom?
      Bem, quantos dias você tem para essa viagem?
      O nosso roteiro completo diz exatamente quantos dias nós ficamos em cada cidade, o que eu considerei bem ideal --> http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2014/09/peru-roteiro-completo-para-17-dias.html
      4 dias em Huaraz é um tempo ótimo! Eu fiquei apenas 3, mas ficaria 4 se pudesse. Em 4 dias, você conseguirá conhecer 4 lagunas!
      1 dia em Lima será bom para ver o principal! Sugiro contratar um motorista que leve aos principais pontos turísticos.
      Cusco é a base para você conhecer o Vale Sagrado. Águas Calientes é a base para você conhecer Machu Picchu. Eu fiquei apenas 1 dia em Águas Calientes.
      Leia o nosso roteiro completo que está bem detalhado e vai te ajudar bastante. Se mesmo após a leitura do roteiro você ainda tiver dúvidas, você me pergunta, ok?
      Beijos e ótima escolha de destino! você vai adorar!

      Excluir
  8. Oi, Lily
    Primeiro parabéns pelo blog é “apaixonante” seus roteiros.
    Mas o motivo do meu contato é que gostaria de tirar uma dúvida. Farei um mochilão em setembro e um dos meus destinos será Huaraz, mas meu tempo estará curtinho, por isso, gostaria de sua opinião em qual das lagunas posso deixar de fazer.

    Lagunas do Vale Llanganuco e Portachuelo ou Laguna Parón?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!
      Tudo bom?
      Pergunta difícil, viu? São todas lindas!!
      Qual seria o seu tempo por lá?
      Porque tem que levar em conta a aclimatação que é super importante.
      Para fazer os passeios para as Lagunas do Vale LLanganuco e Portachuelo não precisa de taaaanta aclimatação. Já para a Laguna Parón, que tem uma caminhada de cerca de 2/3 horas, aí já precisa de um pouco mais de aclimatação com a altura, pois ficam a mais de 4.000 metros de altura!
      Em termos de beleza, difícil escolher. A Parón é um pouco mais exclusiva, tem menos turista, pois o acesso é mais difícil e requer mais preparo físico para o passeio e caminhada.
      Espero ter ajudado!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  9. Olá Lily, parabéns pelo seu blog. Muito bom. Adorei. Gostaria de Ir a Huaraz no final de dezembro/16 e começo de janeiro/17. Você sabe se essa época é boa para visitar essas lagunas que vc visitou em 3 dias por lá? Já conheço no Peru: Lima, Caral, Paracas, Ica, Nasca, Macchu Picchu e Puno, na Bolívia: Copacabana, Uyuni e La Paz. Queria voltar no Peru para explorar essas regiões ao norte de Lima. Sabe me dizer sobre o clima de lá nesse período?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra.

      Puxa, gostaria muito de te dizer que essa época é boa sim, mas acontece que é o período mais chuvoso do Peru, principalmente para Macchu Picchu. Olha, no seu lugar, se eu pudesse programar a viagem para uma época mais seca, com menos chuva, eu faria isso. De julho a setembro é um bom período.

      Agora, se for essa a única oportunidade que você tiver, vá na fé e já comece a rezar para São Pedro ajudar!

      Eu fui em agosto e gostei muito.

      Beijos e boa sorte,
      Lily

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Olá Lily adoro o seu blog. Me ajuda muito nas viagens e é um incentivo extra pra conhecer esse mundo lindo.

    pretendo ir pra Huaraz e conhecer as Lagunas assim como vcs que fiquei conhecendo por aqui. Mas meu medo é será que consigo? não somos gordos nem nada mas não estamos acostumados a fazer trilhas. Meu medo é ter um piri paque combinando esforço fisico demasiado com altitude. Vc na época que foi tinha bom preparo físico? Senão pretendendo ficar meses correndo em esteria sei lá eu e minha namorada pra ver se não desmaiamos meio caminho rs.

    Obrigado.

    André T.

    ResponderExcluir
  11. Olá, André! Tudo bom?
    Que legal saber! Ficamos muito felizes. Nada mais gratificante do que ler os recadinhos carinhosos dos nossos leitores.

    Sobre as Lagunas... Bem, André, estamos falando de adversidades que talvez seu corpo nunca tenha enfrentado, certo? Fica muito difícil prever se vocês terão alguma dificuldade em lidar com a altura. Exatamente por isso que contratei os serviços da Edita - Inkalandtrecks - para ter essa segurança de ir com guias experientes e que pudessem também me acudir se acontecesse algo de errado.

    Eu e Julio não somos sedentários nem gordos e, àquela época, não estávamos muito acostumados com trilhas. A gente vem fazendo mais trilhas desde então, após essa aventura no Peru, mas até lá, a gente fazia no máximo umas 2 ou 3 por ano... coisa pouca!

    Sobre ter um piri paque, as dicas são todas as que já mencionei no post: tomar muito chá de coca, tomar um tylenol preventivo (eu tomei porque sou alérgica à dipirona... se você puder tomar dipirona, converse também com seu médico antes, faça um check up e veja o que ele recomenda nesse sentido...), ir no seu ritmo, saber desistir quando não dá mais... essas coisas são fundamentais para você fazer uma boa trilha e, o principal, o seu estado psicológico! Isso é bem relevante e você deve ir em paz, bem e tranquilo para fazer o seu melhor até onde conseguir.

    Sem dúvidas, preparar-se para uma trilha dessas é um bom começo sim. Não fumar também. Em vez de só correr na esteira, tente correr em lugares abertos, com vento, sol e outros fatores. Também é bem legal subir escadas, porque essa é uma trilha com subidas também, embora não tenha escalada.

    Acho que vocês se sairão bem sim!

    Depois volte aqui para me contar como foi, viu?

    Abraços, boa sorte
    Lily

    ResponderExcluir
  12. Oi, sou super sedentária. Queria saber se precisa caminhar muito? Já fiz uma trilha no Peru, e nao consegui terminar.

    ResponderExcluir
  13. Sim... são 14 km de trilha no total, com ascendência de 700 metros, chegando a 4.600 metros de altura, logo... se fossem apenas 14km no nível do mar, já seria cansativo em condições normais... então pense no ar rarefeito e dificuldade de respirar? Mas acho que nada na vida é impossível diante da nossa força de vontade. Se você deseja muito ir, comece a se preparar desde já. Faça atividades físicas, corra, ande, sua ladeira... prepare-se e você conseguirá sim! Veja aqui no link o post completo sobre a laguna - http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2014/09/peru-huaraz-cordilheiras-e-lagunas-2.html
    espero ter ajudado
    abraços,
    Lily

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA, ESTOU INDO AGORA FIM DE DEZEMBRO, VOU FICAR 3 DIAS EM HUARAZ, NO SEGUNDO DIA VOU FAZER LAGUNA PARON, É TRANQUILO ? CHEGO A NOITE DO DIA ANTERIOR AO DO PASSEIO, TA BOM ESSA QUANTIDADE DE DIAS ? E COM RELAÇÃO A ALTITUDE, MUITA FOLHA DE COCA ? TUBO DE OXIGENIO ?
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mil perdões por não ter respondido antes. Estava viajando também e com dificuldade no acesso à internet.
      Como foi a sua viagem? Deu tudo certo?
      Respondendo às perguntas:
      - A Laguna Parón é indicada sim para iniciantes e como aclimatação, antes de fazer trilhas mais intensas como as das Lagunas 69 e Churup, que são mais pesadas.
      - Sobre serem 3 dias de viagem, é uma boa quantidade sim. Eu fiquei 3 dias em Huraz, fiz 3 trilhas (uma trilha para cada dia) e achei ótimo. Se eu tivesse ficado 4 dias, arriscaria fazer a Laguna Churup.
      - Tomei muito chá de coca o tempo todo sim e não precisei de tubo de oxigênio!
      Espero que tenha dado tudo certo para você!
      Feliz 2017!
      Lily

      Excluir
  15. Oi Lily vou para o Peru em Agosto/17 gostaria de conhecer Huaraz , Paracas, Huacachina. Vou ficar uns 08 dias. Como fazer. Vou de onibus de Lima ate Huaraz e depois retorno a Lima para ir a Paracas. Parabens pelo seu blog. Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela!
      São 8 dias inteiros?
      Você chegará por Lima?
      Pode ir de ônibus de Lima até Huaraz. Fique em Huaraz pelo menos 3 dias. Depois volte para Lima de ônibus e pegue outro para Ica ou Paracas (escolha um para ser sua base de hospedagem e poderás fazer passeios bate-e-volta). Ou divida sua hospedagem entre Ica e Paracas, se preferir.
      Excelente roteiro!
      Depois nos conte como foi.
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  16. Nossa! Adorei teu relato!! Para essas trilhas, que tipo de roupas vocês usaram? Imagino que deva ser frio nessa altitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por nos acompanhar! Foi uma grande aventura!

      Fomos no modo "cebola": roupas leves por baixo e roupas quentes por cima (duas calças, 2 blusas, casado mais quente por cima, meia quente, tênis de trilha térmico e à prova d'água...). Faz frio sim, mas você também sente muito calor pelo esforço que faz e transpira um bocado. Não use só roupas pesadas e tente fazer assim, em camadas, que dê para você ir tirando à medida que sentir calor, mas que não sejam roupas pesadas para não atrapalhar a sua subida, pois você terá que carregar.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  17. Oi Lily,
    Adorei seu blog!
    Estou me programando a fazer uma viagem em agosto pelo Peru, Bolivia e Chile, pretendo fazer essa trilha em Huaraz, e algumas outras (bem) pequenas trilhas pela viagem. A minha dúvida é se realmente é necessário comprar um tenis pra trekking.
    Sei que em agosto é bem frio, e a minha idéia inicial era usar tênis normal nas trilhas com uma meia térmica para trilhas; e tenho uma bota de couro forrada impermeável, porém é mais para cidade (comprei para quando fui a europa no inverno).
    Qual o modelo do seu tenis de trilha? Você levou mochila? Considera importante levar quais sapatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Tudo bom?

      Olha, o mais importante de tudo é avaliar essas duas coisas: sola antiderrapante e ser quentinho.

      Para essas trilhas de Huaraz, não há necessidade de ter um tênis impermeável/waterproof, mas ao menos que não fique molhado demais se chover, por exemplo, aí eu já acho melhor.

      Eu usei uma bota de trilha da Timberland nesta viagem, que era térmica e impermeável. É um modelo mais caro, porém, durou 10 anos e realmente recomendo.

      Comprei ano passado para fazer o Atacama uma nova bota de trilha, dessa vez da The North Face. Também térmica e impermeável. Para lá, foi fundamental, pois fizemos trilha em rio e também o passeio no Salar de Uyuni em partes alagadas.

      Depois me conte como ficou seu roteiro! Sua viagem será um sucesso! Parabéns pela escolha dos destinos.

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  18. Oi Lily!
    Li seu relato sobre Huaraz. Estou com algumas dúvidas. Você fez as lagunas em três dias. Mas li que vc chega a passar pela LLlanganuco quando vai para Laguna 69, certo? Neste caso posso e dá pra juntar e aproveitar as duas no mesmo dia? Assim, de repente poderia ir ao Glaciar Pastoriri. Sei que vc não foi, será que vale a pena?
    Obrigada
    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom Roberta?
      Sim... fiz em 3 dias, uma para cada dia.

      Sim... para chegar na 69, tem que passar pela Llanganuco com certeza!

      Sobre fazer tudo no mesmo dia, você precisará avaliar duas coisas importantes:

      1) Quão cedo você começará o seu passeio para conseguir fazer todas?

      2) Sua aclimatação ao ponto de dar conta de visitar a 69 e depois ainda fazer o passeio da Llanganuco.

      Se você só quiser dar uma olhadinha na LLanganuco, aí é só pedir para descer do carro e tirar umas fotos. Mas se quiser fazer Portachuelo e também o Sendero Maria Josefa, aí eu acho que não dá... salvo se você for muito sinistra e fizer a 69 em umas 4 horas mais ou menos... kkkk... porque daí você terá mais umas 2h horas para fazer Portuchelo e o Sendero.

      Espero ter ajudado. Depois me conte como fez e se gostou, ok?

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  19. Lili, achei as fotos incríveis, mas quanto mais leio sobre os destinos mais tenho dúvidas. Por exemplo: essas lagoas são maravilhosas, mas gostaria de um norte para um roteiro, até mesmo se pudesse me ajudar (tiro férias agosto). O que posso fazer além desse passeio?
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee!!!

      Claro! O Peru é um país maravilhoso e repleto de belezas naturais! Veja o meu roteiro e tente adaptar para o seu perfil e gostos: http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2014/09/peru-roteiro-completo-para-17-dias.html

      Eu e Julio passamos 17 dias... dá para você colar do nosso roteiro várias dicas bem legais!

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  20. Olá Lily! Estamos indo a Huaraz daqui a 20 dias e ainda nao decidimos quais passeios fazer. Teremos 2 dias inteiros lá. Apesar da laguna 69 ser a mais bonita, como sou sedentaria, acho que nao conseguiria ir ate o fim. Entao, estou na duvida entre a laguna paron, a langanuco e portachuelo e o glaciar pastoruri. O que vc acha? O que os motivou a nao conhecer o glaciar? Qual desses 2 passeios voces gostaram mais: langanuco ou paron?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda
      tudo certinho?
      Que maravilha! Excelente escolha de destino. Vão amar!
      Bem, se realmente você é sedentária e não conseguiu se preparar para enfrentar a trilha e a altitude da Laguna 69, talvez seja mesmo melhor não insistir nela para não ficar frustrada. Em relação às demais, eu não cogitei ir ao Glaciar porque achei sem graça na época. Eu optei pela Laguna Parón e Llanganunco porque achei mais bonitas mesmo. Você pode fazer no primeiro dia a Llanganuco junto com o Portachuelo (no mesmo passeio) e no dia seguinte a Laguna Parón. Nesta ordem porque a Parón exige mais do corpo do que a Llanganuco, ok?
      Espero ter ajudado.
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Venho aqui agradecer mais uma vez pelas informações sobre Huaraz e relatar um pouco sobre a minha experiência no Parque Nacional de Huascarán com suas lindas paisagens.
    Viajei com meu esposo no mês passado e fiz os mesmos tours que vc fez, somente alterando a sequência e inclui também o Glaciar Pastoruri. Foram 4 dias de muita trilha. É impressionante como uma leve subida me deixava já cansada, e olha que não sou sedentária.
    No último dia fizemos a Laguna 69 e o famoso “Soroche” me pegou. Além do cansaço, fiquei enjoada, dor de cabeça e acabei vomitando, mas no final deu tudo certo. Cheguei na Laguna 69! Bom, eu pensei que era o final, rs. Quando cheguei no hostel e tirei a minha bota, os meus dedos maiores estavam um pouco inchados e as unhas pretas. O motivo disto acontecer, é que na descida da Laguna 69 forcei os dedos, era um apoio. Mas depois de tomar por uns dias analgésico e usar somente chinelo, meus dedos estavam bem. Ainda bem, que não tinha programado nenhuma trilha nos dias seguintes. Mas indico os passeios, foram todos ótimos!
    Bjs
    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberta! Tudo bom?
      Caramba... que bizarro, hein? Você usou meias e sapatos adequados para trilhas? Será que isso pode ter influenciado também? Mas graças a Deus que deu tuco certo e que os remédios com o uso de chinelos já resolveram o problema, né? Fico feliz por você ter ido e ter vencido as montanhas! A sensação de conquista, de missão cumprida é muito gratificante, não é? Fora que as paisagens são inesquecíveis!
      Beijo grande e obrigada por compartilhar sua história conosco.
      Lily

      Excluir
  23. Boa tarde, lily! Vou viajar em junho para Huaraz, mas vou precisar decidir se faço o passeio para laguna 69 ou laguna parón. Qual você indicaria mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Bem, depende bastante de dois fatores:
      1) quanto tempo você terá para aclimatar antes? A Laguna 69 depende que você esteja bem aclimatado
      2) a exigência física da Laguna 69 é bem maior. A recompensa também é grande ao final da trilha com a própria Laguna, que é uma das mais lindas que já vi. Mas o esforço físico é de desafiar limites. Por isso, você precisa avaliar suas condições físicas. A Laguna Parón não exige tanto assim.

      Abraços,
      Lily

      Excluir
    2. Oi Lily! Tudo ótimo!! Chego em lima dia 15/06 e ja viajo para Huaraz. Estou querendo ir no dia 16 para glaciar pastoruri e tava pensando em ir no dia 17 para laguna 69.
      Você acha que da certo?

      Excluir
    3. Olá C.Y
      então, mais uma vez, dependerá muito da sua aclimatação e esse é um assunto extremamente pessoal. Você tem bom condicionamento físico? Faz bastante aeróbico? Está com a saúde em dia? É fumante? Bem... se você estiver com tudo isso aí em dia, as chances de não problema serão grandes. Tome bastante chá de coca (beba direto como se fosse água) e leve remédios por precaução (converse com seu médico antes). Antes de começar a fazer a trilha da Laguna 69, eu tomei um Tylenol por precaução.

      Acho que vale sempre tentar porque a recompensa, ao final, é algo indescritível!

      Depois volte aqui e me conte como foi, viu?

      Abraços,
      Lily

      Excluir
    4. Muitíssimo obrigada Lily! Vou intensificar o meu aeróbico!! Após a viagem eu conto como foi
      Abraços

      Excluir
    5. Estarei na torcida para dar tudo certo!!!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  24. Olá Lily, primeiramente parabéns pelos relatos, eles são muito uteis para quem ainda está em fase de planejamento da viagem. Gostaria de saber se você aconselharia a trilha da Laguna 69 para sedentários. Sou zero adepta a trilhas e esportes de aventura e estou há mais um ano sem praticar atividade física, mas a cada relato que vejo minha vontade de conhecer a laguna aumenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joice! Tudo bom?

      Olha... tão difícil dizer que alguém pode ou não pode fazer algo, sabe? Porque o organismo da gente é algo que não dá para prever tanto assim. O maior obstáculo desta trilha é a altitude. Ela causa um cansaço absurdo, além das palpitações do coração... mas isso varia muito de pessoa a pessoa. Tem gente que se adapta bem rápido à altitude, embora não seja atlético e tal... mas existe sempre aquela tendência de que se a pessoa é fumante e/ou sedentária, pode apresentar maiores dificuldades porque o ar é bem rarefeito e causa fadiga.

      Olha, você pode encarar como um desafio e começar a se preparar para ele. Que tal? Acho que acima de tudo, o que mais importa, é o psicológico e acreditar que será capaz! Se você for determinada a desafiar a montanha e a vencê-la, o seu psicológico será o fator mais importante nessa empreitada do que estar com o físico em forma.

      O que sugiro é que tome as precauções de ir com um guia experiente que possa te ajudar, alimente-se com refeições leves, tome muito chá de coca, faça um check up antes de viajar e converse com seu médico também para talvez levar algum remédio que ajude a evitar dor de cabeça, ok?

      Beijos e depois me conte o que decidiu e como foi!

      Lily

      Excluir
    2. Verdade, preparar a mente é tão importante quanto o físico. Meu marido e eu viajamos no mês que vem e decidimos que vamos tentar... oremmos, rs! Te conto como foi quando voltar

      Excluir
    3. Vai dar tudo certo! Estamos aqui na torcida. Depois conte para a gente como foi.
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  25. Lily, tudo bem?

    Parabéns pelo Blog, estou pegando todas as dicas para minha viagem ao Peru, muito bem escrito e rico em detalhes.

    O passeio para Huaraz vi que você fez com a empresa inkaland treks. Achei uma outra empresa que se chama schelerhuayhuashtrek a diferença de valor dos passeios é enorme, nesta segunda empresa fica 50% mais barato. O que você me aconselha? Estou apreensiva quanto a qualidade do passeio. Verifiquei no TripAdvisor e foi bem avaliado. Mas gostaria muito da sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanubia
      tudo bom?
      Fico feliz por poder ajudar e por estar curtindo as dicas aqui compartilhadas.
      Sobre a questão das empresas, fica difícil opinar quando a gente não conhece, né? O que posso te afirmar é que a Inkalandtrek foi perfeita com a gente. Edita é uma pessoa incrível e muito responsável. A outra empresa eu não conheço, mas Huaraz está crescendo muito, ganhando mais atenção e é normal haver mais empresas.

      O que eu acho importante você pesquisar é se a Schelerhuay oferece o transporte incluído, as refeições e bebidas e se terá um guia capacitado acompanhando vocês, um guia de trilha mesmo, sabe?
      E qual é o carro que fará o transporte, pois, se você fizer no esquema que fizemos, ou seja, bate e volta das trilhas para Huaraz, você passará muito tempo dentro do carro nos deslocamentos, entende? É bom ter um carro seguro.

      Espero ter ajudado de alguma forma.

      seja como for, depois venha nos contar a sua experiência, ok?

      bjs e boa sorte!
      Lily

      Excluir
  26. Oi Lily, espero que você esteja bem.
    Primeiro, estou adorando o blog, que está ajudando muito nas decisões para a viagem que farei para o Peru em julho.
    Estou com dúvida com relação ao ônibus para Huaraz. Irei com minha familia, 4 adultos, e cada um levará uma mala de 23k, já que ficaremos 15 dias por lá. Podemos levar sem problema uma mala cada um?
    O tour que fez no primeiro dia em Huaraz, Lagunas Llanganuco e Portachuelo, foi pela agência inkalandtreks também?
    Desde já, agradeço pela sua atenção!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR