27 janeiro 2015

Arraial do Cabo: Pousada da Prainha

Final do mês de novembro de 2014, fui convidada para conhecer a Pousada da Prainha, na cidade de Arraial do Cabo - Região dos Lagos do Rio de Janeiro.



Eu adoro Arraial do Cabo e suas belíssimas praias caribenhas, logo, nem hesitei e lá fui eu conferir de perto a Pousada da Prainha que ficou 1 ano fechada para reformas.

E foram muitas as reformas, viu? A Pousada é praticamente outra. O investimento em material e produtos de ponta, ampliação com mais quartos, piscina ... tudo foi bastante planejado para o conforto dos hóspedes.


Porém, o que mais me impressionou mesmo foi a consciência ambiental nestas reformas, com adoção de práticas de sustentabilidade que pouco vejo em pousadas. Por exemplo, há todo um sistema de captação da água da chuva que é armazenada e usada pela pousada em reaproveitamento.

Outro bom exemplo é todo o cuidado com o aquário de água salgada que a pousada construiu em em sua entrada na recepção.

Eu nem poderia imaginar como é complicado fazer um aquário de água salgada, viu? Eles contaram com todo o apoio e orientação de um biólogo que acompanha a evolução do aquário.



A Pousada está bem localizada, a 1 quadra da Prainha, que faz jus à beleza das praias de Arraial com seu azul fluorescente ou verde esmeralda (é até difícil definir a cor da água de tão linda que é e porque muda muito com a luz do sol).



O único problema da Prainha, ao meu ver, é o fácil acesso a carros, muitos quiosques e uma comunidade de pescadores em uma das suas pontas (que lembra uma favelinha).

Eu particularmente não gosto de praias muito cheias e a Prainha,  pelos motivos acima, costuma ficar  cheia aos finais de semana e feriados.



Durante a semana, ela deve ser ótima e tranquila!

O acesso à Pousada da Prainha é mais fácil para quem está de carro. Mas é viável e possível ir de ônibus para Arraial do Cabo e, na rodoviária local (que está mais para um ponto de ônibus rsrs) pegar um táxi para a Prainha, porque não fica muito perto de lá a ponto de se caminhar com bagagem.

Inclusive, para se deslocar da Prainha para a Praia dos Anjos, ou para a Praia do Forno ou Praia Grande, também fica difícil sem carro. Ou se encara caminhadas de 20 a 30 minutos, ou tem que pegar táxi.

Obs.: Taxis em Arraial do Cabo não operam com taxímetro. Eles estipulam um valor em uma tabela que supostamente todos seguem. Isso eu não acho legal.

Voltando a falar da Pousada da Prainha,  como fui antes da reabertura oficial da Pousada, eu não tenho condições de avaliar seus serviços enquanto pousada em pleno funcionamento.

O que posso dizer é que seus funcionários, como a Gisele e a Andressa, são muito dedicados, esforçados e simpáticos.

Quanto ao café da manhã, este foi improvisado durante nossa estada porque o ambiente do café da manhã e do restaurante ainda estava sendo finalizado. Logo, mais uma vez, não tenho como comentar sobre o café da manhã padrão da pousada, porque o nosso foi específico para a gente.




Com relação à piscina, idem. Estava ainda fechada para uso e passando por manutenção. O que foi uma pena, porque deu vontade de tomar um banho nela.



Já sobre as instalações comuns, notadamente no hall/saguão da recepção, achei tudo muito bonito.

A decoração é uma graça, um dos pontos altos da Pousada, e com vários motivos náuticos, com direto a piratas, baús, capacete de mergulhador... 



Com muito bom gosto e adotando uma linha clean, com sofás e puffs confortáveis, esse lobby de entrada é um convite para papear e tomar um drink.






Também tem um anexo ao hall da pousada, que segue uma linha zen e a proposta é para ser um espaço de descanso mesmo.



A própria área externa da Pousada é igualmente agradável.




Uma pena que os bares/restaurante da Pousada estavam ainda inoperantes.




Por fim, os quartos! 

Como disse, a Pousada passou por uma reforma gigante. Os quartos antigos foram reformados e novos quartos, maiores e mais modernos, foram construídos.

Há, inclusive, quartos adaptados para pessoas com necessidades especiais e quartos próprios para famílias, com opção de ficar em um quarto com mini cozinha, por exemplo.

Esses quartos, todavia, não estavam prontos quando eu fui, nem mesmo os quartos de frente, no segundo andar, com varanda, que são quartos grandes e com proposta voltada a casais em lua de mel ou algo semelhante. São suítes românticas.

Com relação ao meu quarto, estava tudo com cheirinho de novo, embora tenha ficado em um quarto antigo que foi reformado. 

Achei o tamanho do quarto excelente. A cama era muito confortável. As roupas de cama eram macias. O espaço dedicado para minha organização, como estante, atendeu. Mas faltou uma poltrona/cadeira ou cabideiro para melhorar a arrumação.





O problema, ao meu ver, foi o banheiro. Em si, não era pequeno. Mas a disposição dele não me agradou: era muito estreito e eu senti dificuldade em me locomover sem esbarrar na pia. No final das contas, acabei dando umas topadas com meu joelho e voltei com uns roxos para casa. Acho que poderiam ter reduzido o tamanho do quarto, que é realmente bem grande, e colocado o banheiro menos estreito.



Sobre as amenities do banheiro, a Pousada ainda não tinha porque estava pendente de finalizar alguns desses detalhes. Mas foi-nos dito que seriam providenciados em tempo, após inauguração.

E como não falar do sinal de wifi?? Então, nem sempre funcionava em sua plenitude, mas o 3g da operadora Oi funcionou bem por lá.



Dessa forma, o que posso concluir sobre a Pousada da Prainha? De fato, uma Pousada nova, com uma equipe bastante motivada, com ótimos recursos e grande potencial para se destacar em Arraial do Cabo. Quando eu fui, ainda faltavam vários detalhes de decoração, infraestrutura e lazer da Pousada a serem finalizados. Mas saí de lá confiante no seu potencial e espero poder retornar para conferir de perto como ela se encontra em pleno funcionamento e poder, finalmente, curtir aquela piscina!!!

Pousada da Prainha fica na Rua Projetada D, n. 90
Telefone:(22) 2622-2512
Site: www.pousadadaprainha.com
Leia mais sobre ela nas Avaliações do site TripAdvisor.
Página da Pousada no Facebook - Acesse aqui.
Estacionamento: amplo e atende a todos os quartos.


  1. Olá!Adorei suas dicas e vou seguir quando estiver por lá, pretendo ir logo! Vc sabe me dizer se têm como alugar carro por lá? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Tudo bom?
      Que bom que gostou das dicas!! Arraial é um lugar mágico!
      Você quer alugar carro diretamente em Arraial do Cabo?
      Eu lembro sim de ter visto a Localiza lá. Comece por ela. De todo modo, Cabo Frio, que é uma cidade vizinha a Arraial, bem pertinho, é bem maior e com certeza tem outras opções.
      Bjos,
      Lily

      Excluir
  2. Olá Lily, adorei o blog! Estou pensando em ir à arraial em Abril, será que o tempo colabora nesta época?
    Você recomenda ficar na praia grande ou na prainha? Vou seguir sua dica e ficar 3 dias lá e uns 3 dias em buzios!
    Quanto às praias de arraial, quais podemos chegar por trilhas?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia! Tudo bom?
      Nunca fui em Abril, mas o pessoal local de Arraial sempre me diz que é uma ótima época sim, com clima mais agradável do que o bafão quente do verão, com menos gente (até porque no verão é uma multidão meio farofada que não é legal, sabe?). Sobre a localização, ambas são ótimas. Vai do que você vai curtir mais em termos de pousada também. Acho que a distribuição de dias está ótima sim. Se forem 3 dias inteiros em Arraial, será até muito. Pois, em Arraial, você pode ficar tranquilamente 2 dias inteiros, fazendo o passeio de barco em um dia pela manhã, depois a trolley pelas prais de tarde ou de carro mesmo... tente ver o pôr do sol no Pontal do Atalaia e no dia seguinte, vá à Praia do Forno e Prainhas do Atalaia para descer a escadaria. Fica ótimo assim.
      Depois me conte como foi, viu?
      Feliz 2017
      Beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR