04 agosto 2014

Lombok e Ilhas Gili: mais paraísos da Indonésia, por Lara Giannotti


Meus queridos, preparem-se porque, se você ainda não se apaixonou pela Indonésia com os posts anteriores publicados no Apaixonados por Viagens e elaborados pela nossa colaboradora Lara Giannotti, agora é a vez de morrer de amores por esse lugar e colocá-lo em sua wishlist.. Atenção: as fotos são de tirar o fôlego mesmo! 

Já viajamos junto com a Lara para as dicas gerais que ela deu sobre a Indonésia, depois fomos para  Bali (talvez o destino mais famoso de lá) e, na sequência, fomos para Sumbawa

Agora, vamos conhecer Lombok e a belíssima Gili. Na verdade, são 3 ilhas Gili, exatamente a ilha cujo pôr do sol maravilhoso a Lara fotografou e, com essa foto, ganhou o concurso que promovemos em parceria com o Seal Bag (viaje com segurança e leve sempre os lacres Seal Bag com você!). 

E não é para suspirar com esse pôr do sol mais incrível e mágico que já vi? Perfeição divina!!


Gili Ombak Hotel

** Lombok, por Lara Giannotti ** 



Surf em Kuta
Para começar a contar da nossa experiência em Lombok, eu serei obrigada a voltar pra Sumbawa, a ilha onde estávamos no último post. O vulcão tinha fechado todos os aeroportos, lembram? No dia de pegarmos o avião, por sorte, ligamos para checar e ele abriu. Mas o voo que estava confirmado antes de sairmos do hotel foi cancelado pouco antes de chegarmos ao aeroporto. É assim que as coisas funcionam na Indonésia...

As opções eram duas: ou ficávamos em Bima, região do aeroporto (lugar que não tem naaaaada) até o dia seguinte sem confirmação nenhuma de que voo sairia, ou íamos de carro. Resolvemos pegar então o motorista que a companhia aérea nos pagou e, rindo da situação, nos preparamos para as 13 horas (sim, eu disse 13 horas) de estrada.

O motorista não falava inglês. Dirigiu fumando e falando no celular o caminho todo. E, pra completar, não sabia o caminho para nos deixar no hotel em Kuta Lombok. Você consegue imaginar quatro brasileiros desesperados dentro de um carro, tentando gesticular com um indonésio às 5h da manhã sem dormir, só querendo chegar? O resumo da história? Pedimos para ficar no primeiro hotel que vimos, após o motorista ter tentado nos largar no aeroporto. Até hoje me pergunto o que passou na cabeça dele que faríamos no aeroporto àquela hora?!


Kuta Beach
No dia seguinte, depois do primeiro banho quente da viagem e de uma cama digna, pedimos para uma pessoa do hotel que reservamos ir nos buscar. Ainda bem que nosso destino nos surpreenderia muito...

** Kuta Lombok **

Assim como Bali, Lombok também tem sua Kuta. Mas, pelo menos ao meu ver, muito mais charmosa. Essa vilinha é cheia de restaurantes deliciosos, hotéis fofos, pequenas lojinhas, cafés... Tudo bem turísticos, rústico e cheio de gringos. Ficamos hospedados no Surfers Inn, um hotelzinho fofo de um brasileiro com piscina de frente pra praia.


Kuta Boat
As praias mais bonitas estão um pouco longe desse “centrinho” então quase todos lá alugam scooters para ir de um lugar a outro. Kuta teve a praia eleita por nós a mais bonita da viagem: a Mawun Beach


Kuta Mawun Beach
Areia beeeeeem branquinha, água azulzinha e Bintang trazida até você fazem desse um paraíso na Terra. Aqui também tivemos a presença de três meninas indonésias que ficaram sentadas com a gente o tempo todo.


Kuta Mawun Beach

Mawun Beach
Os passeios de Kuta são basicamente esses. Passar de praia em praia, tirar fotos, tomar um drinque, pegar um sol, comer nos restaurantes locais... 


Kuta Mawun Beach
A famosa vida dura que nenhum de nós gosta, né? Um dos melhores pratos da viagem é, aliás, algo que só encontramos aqui: peixe e frutos do mar com curry cozidos na folha de bananeira. Juro, incrível!



Vista em Kuta

** Gili Trawagan **



Gili
Para chegar a Gili Trawagan nós fomos de carro até Sengigi, onde pegamos um speed boat até Gili Trawagan, um dos lugares que eu mais esperava conhecer de toooooda a viagem. Ainda bem que a ilha não me decepcionou. E nem podia.



As ilhas Gili são três: Meno, Air e Trawagan, sendo a terceira com mais estrutura, opções de hotéis e restaurantes. Em nenhuma delas você verá carros ou as infernais motinhos da Indonésia, todo o transporte aqui é feito por charretes ou bicicletas


Charretes em Gili

Durante o dia, um dos melhores programas que a ilha oferece é o mergulho. Além dos passeios feitos com barco, basta alugar um snorkel para que você consiga ver inúmeros peixinhos de todos os tamanhos, corais coloridos e até as lindas tartarugas.

Mas é ao entardecer que a ilha se transforma. Bares para todos os gostos recebem os turistas para um coquetel bem tropical (até às 19h muitos deles fazem promoções compre um leve o segundo), em uma espreguiçadeira incrível ou um puff, pé na areia para assistir ao melhor espetáculo de todos: o pôr-do-sol.


Gili
No segundo dia, ao tentar dar a volta na ilha de bicicleta, resolvemos parar no sunset bar do hotel Ombak e foi aqui, nesse lugar mágico, que a famosa foto vencedora do concurso que me aproximou da Lily nasceu. Recomendo outros dois fortemente, o primeiro é o Horizontal Lounge que tem uma frozen margarita de lichia sensacional e você senta pé na areia e ainda fuma um narguilé (ou sheesha, por lá) é o Pearl Beach Lounge que tem um sorvete sensacional.

Ao cair da noite, vários restaurantes oferecem seafood barbecue. Os peixes e frutos do mar ficam no gelo, fresquinhos, esperando para ser escolhidos por você, eles grelham na hora e um buffet de saladas completa o melhor jantar que tivemos na viagem e talvez um dos melhores da vida. Para isso, a indicação é o Scallywags, restaurante que repetimos e que fica de frente para o azuuul infinito de Gili. O site tem todos os preços do cardápio, dá pra ficar lá e relembrar que um dos mais caros deles custa 80 mil rupiahs, ou seja, 80 dólares!!!



Gili Seafood Barbecue - churrasco de frutos do mar
Bom, todos esses restaurantes e lounges acima também são hotéis. Mas, se assim como nós, você não está podendo tanto, minha recomendação é o bonitinho e honesto Lumbung Cottage 2.


Hotel em Gili

Hotel em Gili
Os meninos não se divertiram tanto por aqui. Afinal, o mar parece uma piscina e as pranchas ficaram aposentadas. Mas, sem sombra de dúvidas, foi um dos lugares mais lindos da viagem. Gili era tudo o que eu esperava e ainda mais. Apesar de cheia de turistas, tem o clima perfeito para férias e paisagens de chorar de lindas. Aiii posso voltar?

tartarugas marinhas em Gili


Texto e fotos: Lara Giannotti



  1. Muito obrigada pelas dicas. Me deu uma luz por onde começar a montar meu roteiro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Que bom que gostou dos posts!! A Lara veio abrilhantar e muito o blog com sua experiência!
      Eu também fiquei com muita vontade de ir para lá! Um paraíso, né?
      bjos,
      Lily

      Excluir
  2. Adorei o post! Vo ficar 8 dias em Bali, pretendo ficar 4 em Ubud e 4 em Kuta.. vc recomenda que passe uma noite em Trawangan? só passar o dia é pouco? e por exemplo, qual a sequencia vc recomenda de fazer levando em conta os pontos turisticos, facilidade de aeroporto etc (Ubud, Kuta, Trawagang) ? Já até comentei aqui em outro post da Indonesia, dps sigo pra Ilha de Java, alguma dica por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?
      Pedi para a Lara, autora do texto, verificar e te responder, ok? Assim que ela puder, ela virá aqui tirar suas dúvidas.
      Obrigada,
      Abraços,
      Lily

      Excluir
    2. Olá, SEGUE A RESPOSTA DA LARA:
      Eu sempre recomendo a hospedagem nos lugares. Eu dividiria esses seus dias em três grupinhos de 3 dias e destinaria cada um deles para um desses destinos: Ubud, Kuta e Gili (sim, se vocês são duas meninas de 21 anos eu DEFINITIVAMENTE iria para Gili Trawagan, que fica na ilha de Lombok, mas não é tão longe quanto Kuta Lombok e tem mais lugares charmosos, praias de águas azuis, mergulho com tartarugas, festas e gente bonita). Isso não impede de vcs alugarem uma motinho em cada um dos lugares (exceto Gili, onde ela é substituída pela bicicleta) para ter mais mobilidade, mas tenham em mente que o trânsito lá é caótico e o que mais vemos na rua são turistas esfolados pq caíram da moto. Quando você estiver em Kuta dedique um dia para ir a Uluwatu e aproveitar as praias no caminho e o sunset no templo e um para conhecer o Tanah Lot. Quanto ao ano novo, eu não estive lá nessa época, mas eu aproveitaria Gili para essa virada, pois pela sua descrição é isso que vocês estão procurando. Acho que a sequência bacana seria Kuta, Gili e Ubud, nessa última você aproveita para descansar para o trabalho que vai executar depois, já que esse último destino é o mais tranquilo e pacato, mas encantador e imperdível. Em Kuta você vai encontrar muita festa e gente do mundo todo. Aproveitem essa experiência e embarquem com a cabeça aberta, que tenho certeza que vocês vão amar a Indonésia e voltar tão apaixonadas como eu! Boa viagem

      Excluir
  3. Gente muito obrigada... estou de passagem comprada para a Indonésia... moro na Malásia. .espero tirar muitas fotos incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim! Com certeza, sua viagem será linda! Depois volte aqui para nos dar suas dicas!!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  4. Anotadas todas as dicas :)
    Vc tem ideia se consigo pegar um barco de Gili e ir para Lombok bem cedinho? Tenho voo em Lombok às 10h, voltando pra Bali, então teria estar lá um pouco antes das 9 da manhã.
    Muuuuuuito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Bianca! Tudo bom? Eu, Lily, não conheço a região ainda... esse post foi escrito por nossa colaboradora Lara! Vou pedir para ela te responder, ok? Beijo grande

      Excluir
    2. Oi Poxa, Bianca. Como fui em 2015 não lembro mais os horários de barcos saindo de Gili. Até tentei dar uma busca aqui no Google, mas não encontrei. Anyway, como o forte dos Indonésios não é o respeito pelo horário, se vc tem um aéreo cedo, minha recomendação seria, durma em Lombok, próximo ao aeroporto, para não perder o voo. Ouuuu, mais fácil ainda, vá de barco direto para Bali. Não tem a necessidade de voltar para Lombok para pegar um avião até Bali uma vez que saem várias lanchas direto de Gili pra Bali. Ajudei??? rs

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR