30 maio 2014

Kent, o melhor do interior da Inglaterra, por Monica Barros

E não é que minha amiga Monica Barros (instagram @barrosmonica) veio nos prestigiar mais uma vez com um lindo texto e fotos mais incríveis ainda dessa cidade fofa da Inglaterra? A Monica já é a Colaboradora Mor do Apaixonados por Viagens, recordista em textos!! Fico sempre muito feliz quando recebo material dela porque é preparado com muito carinho, além de que a Moniquinha escreve muito bem! 

Rio Stour - Canterbury
Mais uma vez, o instagram nos serviu de grande inspiração! A Monica publicou uma foto de Kent, uma região inglesa sobre a qual eu nunca tinha ouvido falar e fiquei encantada com a arquitetura que, pelo pouco que vi, é muito semelhante aos padrões alemães e foi isso que mais me chamou a atenção quando ela disse que era na Inglaterra! Proooonto, pedi a ela um textinho sobre essa cidade, até mesmo para eu poder conhecer mais (abuso mesmo! kkkk), e ela prontamente atendeu ao meu pedido e estamos aqui com mais um destino maravilhoso a ser explorado pelos que forem à terra da Tia Elizabeth! rsrsrs... 


Kent, o melhor do interior da Inglaterra, por Monica Barros

Quando resolvi passar uns dias no interior da Inglaterra, tive muita dificuldade em escolher quais lugares visitar, pois descobri que tinha pouco tempo disponível para tantas atrações que a região oferece. Mas me surpreendi muito mesmo quando cheguei lá. 

Para quem pensa sempre em cidade cosmopolita ao lembrar de Londres, visitar Kent é uma surpresa muito agradável, as áreas verdes são vastas, a natureza marcante e os castelos lindíssimos. Conforme passava os dias lá, ia descobrindo lugares bucólicos, bosques, jardins muito floridos por todos os lados – não é à toa que seu apelido é “The garden of England” -, histórias de escritores ingleses consagrados e, o que me marcou muito, um povo extremamente simpático e solícito. 

Bosques de Kent

Além disso, é um lugar estratégico, pois de lá para Londres basta pegar 1h de viagem de trem, e como a cidade faz fronteira (pelo mar) com a França, a Bretanha está logo ali.

Esse condado é muito interessante de se conhecer e merece uma viagem mais longa para explorar bem todos os atrativos, preferencialmente alugando um carro. Se tiver dificuldades em dirigir na mão inglesa, a empresa Viator oferece vários passeios de 1 dia ou vários dias. Fiz um roteiro mais enxuto de 4 dias e ,para quem tiver essa mesma disponibilidade, vou listar o que considero imperdível:


- Leeds Castle

Castelo de Leeds

Construído em 1119, é um dos meus preferidos. Faz forte concorrência com os castelos franceses em termos de beleza. Sua arquitetura é adorável e seus jardins são uma festa para os olhos. 

Lago do Castelo de Leeds

Muitos tipos de flores, lavandas e lindos animais vivendo tranquilos em meio ao verde. Foi lá que vi um dos mais raros: o pavão albino. Deslumbrante! 

Pavão Albino

O castelo tem um lago enorme cercando-o e um extenso gramado onde é possível fazer piquenique ou apenas relaxar. Pode-se também passear apreciando a vista e fotografando os belíssimos cisnes negros, que são da Rainha da Inglaterra (assim como todos os cisnes do Reino Unido pertencem a ela). 

Monica nos jardins do Castelo de Leeds
Adorei me perder no labirinto de Leeds, que leva a uma gruta, é o que eles chamam de “Maze and Grotto”. Essa era uma forma tradicional de entreter os convidados antigamente. Muitas propriedades na Inglaterra possuíam labirintos, onde os convivas podiam se divertir tentando achar a saída e crianças até hoje brincam. 

Gruta - Maze and Grotto

O ponto alto da visita foi almoçar no restaurante Fairfax, bem de frente para o castelo e para o lago, um privilégio. Vista panorâmica e a tradicional comida inglesa, como o típico fish and chips, esperam os visitantes para uma experiência única. 


Fish and Chips do Fairfax Restaurant


Entrada para o castelo: £24


- Dover Castle


Fortaleza de Dover

Um dos castelos onde morou o Rei Henrique VIII, é praticamente uma fortaleza da época medieval e é o maior da Inglaterra. Possui um farol romano, da época do império, que está em ruínas, mas é muito interessante de se ver. 

Farol Romano

Adorei conhecer esse castelo porque adoro a história da Inglaterra, as tramas ocorridas entre reis, rainhas, consortes e traidores é um verdadeiro folhetim. Gostei também porque quando visitei, fui transportada no tempo para séculos atrás. Estava acontecendo uma feira medieval nos jardins do castelo. Muitas barraquinhas com itens da época estavam sendo exibidos para termos uma ideia de como eram as coisas e a rotina do povoado. 

A melhor de todas era a barraca de medicina, onde eles nos mostraram como funcionavam os rústicos instrumentos cirúrgicos utilizados, alguns bastante chocantes. Todos estavam vestidos com roupas de época, e até o Rei Henrique VIII estava por lá!


Monica e o Rei Henrique VIII 

O castelo possui também um um museu, o Princess of Wales's Royal Regiment Museum.

Entrada para o castelo: £17.50


- Canterbury

Canterbury, declarada Patrimônio da Humanidade, é uma cidade do distrito de Kent, mais conhecida por abrigar a famosa, imponente e gótica Catedral de Canterbury. O arcebispo de Canterbury é quem realiza todas as cerimônias oficiais do Reino (ele quem casou William e Kate!), é o representante máximo da igreja anglicana. 

Catedral de Canterbury
Essa catedral foi fundada em 597, as figuras importantes e histórias que já passaram por suas paredes impressionam.

Interior da Catedral de Canterbury

 Recomendo fazer o tour guiado, que pode ser contratado na hora. Como é um local muito grande, cheio de entradas por onde somente o guia sabe conduzir os visitantes, com a explicação dele, podemos entender tudo o que essa igreja representa para o país. 

O excelente guia da visita ao interior da Catedral de Canterbury

A maior atração é o santuário do bispo Thomas Becket, que foi assassinado dentro da catedral a mando do Rei Henrique VII. Sua figura de mártir fez do local um centro de peregrinação. 

Séculos de Histórias na Catedral de Canterbury
Além dessa atração, passear pelo centrinho de Canterbury é delicioso

Canais de Canterbury
A cidade é linda, tem uma atmosfera muito gostosa, bem típica inglesa com lojinhas, bares, jardins, e ganha ainda mais charme devido ao Rio Stour, que forma canais onde os locais aproveitam para fazer passeios de barco.

Canterbury

Entrada para a Catedral de Canterbury: £10,50

Tour guiado: £5 (não há tours aos domingos)


- White Cliffs of Dover e English Channel

White Cliffs of Dover

Os cliffs são a grande atração de beleza natural da região. Sua formação consiste em grande parte de giz, o que dá sua coloração branca. Existem vários mirantes de onde se tem vistas lindíssimas. 

Chegando em um dos mirantes de Dover Cliffs

Num dia de céu claro, é possível avistar a França do outro lado do Canal da Mancha (English Channel para os ingleses).

English Channel visto do Port of Dover

O National Trust Organization é responsável pelo local e propicia a visita à costa para admirar essa paisagem magnífica. Os visitantes têm permissão de chegar somente até um certo ponto de visão dos cliffs, pois constantemente grandes pedaços se depreendem e caem no mar. 

É preciso acessar o site www.nationaltrust.org.uk/ para saber quais áreas estão abertas à visitação de acordo com a época do ano. É possível chegar lá de carro pela estrada A2 vindo de Canterbury, bem como de trem a partir da estação St. Pancras em Londres, e de ferry através do Canal da Mancha. Imperdível!


- Kent

A estada em Kent foi uma das mais adoráveis que já tive. Lugar muito lindo, com jardins realmente encantadores, não há uma casa sequer sem um lindo roseiral na frente. 

Centrinho de Kent

Uma área verde grande se faz presente, com bosques, bichinhos correndo soltos e lindas estradas que mais parecem fazer parte de um lugar encantado. É também um lugar de tradições e muita história. 

Frequentar os pubs é parte da rotina local, e descobrir que Kent foi um dos refúgios de Ian Fleming, escritor que criou um dos personagens mais famosos de todos os tempos – James Bond – é apenas uma de suas marcas. 

Os residentes levam a sério o título de Jardim da Inglaterra, há até uma espécie de competição para ver quem mantém o jardim mais bonito. 

Kent, The Garden of England

Na cidadezinha das redondezas chamada Folkestone, entrei no clima e ajudei a plantar rosas num dos jardins que estava sendo preparado. Momento esse que ficou na memória. 

seguindo a tradição de Folkestone

Lindas rosas de Kent

Assim como as lembranças de Kent me marcaram para sempre, é bom saber que uma pequena contribuição minha permanece lá, enfeitando um dos lindos jardins desse lugar tão envolvente.



  1. Que lugar incrível, Mônica!
    Como tem lugar bacana neste mundo!
    Excelente post!

    ResponderExcluir
  2. Lindo post Moniquitcha!!!!!a feira deve ter sido uma verdadeira viagem no tempo : )

    ResponderExcluir
  3. Já estou querendo plantar rosas também!!!! Adorei o post, Mônica. Bjxxxx

    ResponderExcluir
  4. Lindo e emocionante mesmo poder plantar as rosas!!! Moniquinha mandou muito bem... é uma lembrança maravilhosa!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que legal Monica!!!

    Adorei os castelos, o pavão albino, que lindo!

    E a experiência de plantar rosas como o povo faz! Que legal!!!

    Beijos da Di.

    ResponderExcluir
  6. Meninas! Acabei de achar a foto de Canterbury. Bem parecida. Essa cidadezinha é uma graça. Aliás, todo o interior da Inglaterra é charmoso. Sou super fã de Cotswolds. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!! Que hooonra ter um comentário seu aqui! Muito feliz! Muito obrigada!
      Esse texto da Moniquinha é um arraso, né?
      Eu não estive em Kent, AINDA! Com certeza irei um dia... achei linda demais a cidade... ou melhor, a região!
      A Inglaterra é um país incrível e sou fascinada por sua história!
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  7. olá Monica e Claudia ! gostaria de acrescentar a viagem que fiz de trem com o British Pullmam Belmond de londres até Folkstone ....viagem no tempo....só de lembrar me arrepio rsrsrs ainda acho que foi um sonho aproveito pra perguntar vcs tem um agente de viagens ? dauqeles bons ? rsrsr um beijo e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera,
      tudo bom?
      Você gostaria de um agente de viagens especializado em algum destino específico?
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  8. Não me perdoo por ter morado um ano todo em Londres e não ter conhecido Cantebury! Nem Stonehenge...Dam it. Há 18 anos não tinha nada disso...era conhecer os lugares via livros, mal tinha email, quiçá o hábito de fuçar td na internet. Em 98 não existia nem câmera digital e quando via celular era inédito, coisa de rico...Aqui no Brasil ninguem tinha ainda!!! Tenho que mudar esse rumo e voltar lá !!!! Conheci muita coisa na ilha, na europa...mas não fui para escócia, highlands e Dublin. Outra meta!!! Isso que tô doida para conhecer a Terra Santa e Egito e aqui perto as os glaciares de Perito Moreno, El Calafate, Ushuaia!!! AFFFFFFFFFFFFFFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karynne!
      Tudo bom?
      Poxa, imagino! Morando pertinho, a gente fica mesmo com dó de não explorar mais os arredores. Com certeza, eu mesmo tenho uma coleção de guias da Folha de São Paulo, Lonely Planet... sou do tempo do papel! kkkk... Por falar em câmera digital, a minha primeira eu comprei em 2004, acredita?
      O mundo é enorme, né? eu também fico assim, querendo abraçá-lo e ansiosa para conhecer tudo! Mas com calma, a gente chega lá rsrs.
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  9. Olá, Andrea! Tudo bom?
    Neva sim! O inverno é longo, muito frio e de ventos intensos. O dia mais frio do ano é 7 de fevereiro, com média de 2°C para a temperatura mínima e 7°C para a máxima.
    Isso é bom ou ruim? Veja mais informações neste site - https://pt.weatherspark.com/y/147917/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Kent-International-Airport-Reino-Unido-durante-o-ano

    Espero ter ajudado.
    Beijos,
    Lily

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que lugares lindos.
    Imagine ter que utilizar aqueles aparelhos de medicina hoje em dia?
    Precisaria de muita coragem e ainda de muito álcool... Portanto, eu não serviria pra isto

    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto! Seja sempre bem vindo aqui no blog!
      Muito obrigada pela mensagem.
      Pois é... já imaginou o quanto já evoluímos? Não é à toa que naqueles tempos não se viviam muitos anos, não é?

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  11. Oi!!!! Lindo demais! Estou indo à Europa em janeiro e Canterbury está no meu roteiro. Onde você sugere ficar pra visitar esses lugares, no centro, nos arredores...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rogeria!

      tudo bom? Espero que ainda em tempo de te ajudar... desculpe-me pela demora! Tive um problema no blog que não estava enviando as notificações das mensagens recebidas.

      Bem, quanto à sua pergunta, muita gente faz mesmo é bate e volta a partir de Londres para Canterburry já que a distância entre eles é de 90km apenas. A maneira mais rápida de chegar em Canterbury é através do trem de alta velocidade High Speed 1, com partidas da estação St. Pancras de hora em hora. A viagem dura cerca de 1h apenas.

      O ideal é conjugar Canterbury com uma visita ao Leeds Castle, as falésias brancas de Dover e uma circulada pela cidadezinha de Rye num mesmo dia. Há várias empresas que oferecem o passeio por esse trajeto. Se você estiver de carro, tanto melhor! Conseguirá aproveitar bastante. Se não estiver, não se preocupe que há muitas agências de turismo que oferecem esses passeios. A boa notícia é que Canterbury é uma cidade que se conhece a pé.

      Mas, apesar de eu não conhecer a região, se você fizer muita questão de se hospedar no centro, perto de tudo para fazer a pé, vi num blog a indicação do Hotel Falstaff, uma hospedaria desde o séc. XV , há mais de 600 anos.

      Olhando no Booking.com, eu gostei do Pilgrims Hotel e do Canterburry Cathedral Lodge.

      Espero ter ajudado! Boa sorte e curta muito esse país lindo!

      Beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR