16 abril 2014

Los Roques: 10° e Último Dia, em Madrisky!



E chegou o último dia em Los Roques! Nosso décimo dia no Paraíso e também o dia de partir!!

CONFIRA O NOSSO GUIA COMPLETO DE LOS ROQUES COM TODAS AS DICAS!!



Antes que me perguntem, eu não cansei deste lugar! E já estou triste por partir. Aproveitamos bastante cada momento! Exploramos muitos lugares! E também não cansei de comer peixe todo dia rsrs... eu adoro peixe e frutos do mar!

Los Roques é um lugar maravilhoso e paradisíaco!

Mas eu reparei em tudo, inclusive nas coisas ruins. Neste quesito, dou destaque a três pontos:

. A dificuldade e a confusão com as companhias aéreas que fazem os voos de conexão entre Caracas e Los Roques, o que gera muitas aflições em saber se vamos ou não conseguir embarcar devido a cancelamentos e mudanças de aeroportos;

. A quantidade absurda de lixo que vi em várias praias! Isso foi muito triste de ver, como tem tanta gente porca, ignorante e sem consciência ambiental (desculpem-me o desabafo). Vi muito mais lixo do que imaginava;

. O número impressionante de cachorros nas ruas e praias, muitos com marcas de doenças no pêlo e sarna. Muitos filhotes assim também. Dava uma dó danada.

O saldo foi sim muito positivo e pretendo voltar um dia a esse lugar lindo! Porém, acredito ser importante falar sobre essas questões negativas para que tenham em mente que se trata de um lugar rústico, bem pé na areia mesmo, que enfrenta várias dificuldades, como falta de luz, restrições no uso da água que vem de dessanilizadora, abastecimento de comida e produtos que é feito somente uma vez na semana (vêm de navio de Caracas), entre outros problemas e restrições, além do fato de pertencer a um país que passa por uma série crise econômica, financeira e social. Portanto, há também muita inflação e a falta de dólar no mercado que aguça o câmbio negro.

Mas sobra simpatia, cordialidade, carisma e alegria nos roqueños! Salvo poucas exceções, eu fui muito bem tratada e atendida em todos os lugares.

A frase que mais ouvimos foi "A la orden".

Eles dependem e vivem do turismo, mas ainda falta um pouco mais de organização, principalmente na parte de comunicação, das informações e nessa questão de como chegar e sair da ilha. Muitas coisas ficam mal explicadas por lá.

E a comunicação nem sempre é fácil, ainda mais porque a internet é a rádio.

Em todo caso, tivemos uma experiência linda em Los Roques!

E ainda curtimos muito nosso último dia!

Fomos a Madrisky, onde ficamos sozinhos numa ponta da ilha por muito tempo. E fui novamente pedida em casamento pelo meu namorado! Com direito a anel e concha de caracol (chamado de botuto).


Foi lindo e emocionante!

Despedimo-nos de Los Roques em grande estilo! E deu tempo de fazer o último mergulho de snorkel em Cayo Pirata, que fica ligado a Madrisky por uma estreita faixa de areia!



Embora a piscina natural de Cayo Pirata seja rasa, a visibilidade estava muito boa e pudemos observar vários peixes e corais!

E então embarcamos no voo das 17h com a Aerotuy, que funcionou direitinho,  e deu tudo certo!!!



Los Roques ficará para sempre no meu coração!

CONFIRA O NOSSO GUIA COMPLETO DE LOS ROQUES COM TODAS AS DICAS!!

  1. Que legal, Lily!!! Parabéns ao casal. Mas achei legal você mostrar que realmente nem tudo são flores nas viagens!!! Abraços, belas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio!
      Tudo bom?
      Pois é, nem tudo são flores mesmo... o país está em crise e, muito embora Los Roques fique cerca de 40 minutos afastado do continente e você mal perceba que faz parte da Venezuela porque o lugar acaba não sofrendo diretamente com as manifestações e violências, mas sofre sim com a crise econômica e financeira. Vi muito lixo que me deixou triste! Deus queira que o Governo consiga enxergar que esse paraíso merece ser mais bem preservado do que está sendo e também que a população local faça sua parte!!
      Obrigada pelo comentário aqui e seja sempre bem vindo!
      Abs
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR