13 março 2014

Rio de Janeiro: Praia da Joatinga

E ainda é possível imaginar lugares escondidos dentro da faixa urbana de litoral carioca? Pequenos paraísos que poucos conhecem e poucos desfrutam?

Sim! Ainda é possível!!

Exclusividade é a palavra de ordem aqui!! 




Exatamente foi essa a sensação que tive ao planejar minha ida à Praia da Joatinga! Planejar? Calma aí? Para quê planejar uma ida à praia? 

Pois é... para conhecer a Joatinga, um paraíso com apenas 300 metros de extensão, lugar que eu nunca tinha ido, eu tive que sim que planejar, procurar informações sobre como chegar e pegar algumas dicas.

E vale a pena curtir essa praia de águas transparentes, de um verde esmeralda raro de se ver por aí! Podia ser Caribe ou  Grécia, não? Vai dizer que não parece um pouquinho??




Algumas informações são super importantes:


1. O Acesso:

É complicado mesmo o acesso à Praia da Joatinga, já que não tem ônibus que vá para lá. O acesso se dá apenas de carro e tem que entrar em um condomínio fechado, pela Estrada do Joá, cuja Associação cuida e "controla" esse acesso à praia.





Como não existe praia privada (embora muita gente goste dizer que a praia tal é privada do hotel tal... ), o Condomínio tem que liberar o acesso à praia. 

Uma boa referência para chegar lá é o Clube Costa Brava (clube privado, onde já fui a muitas festinhas no Costa Brava, quando adolescente, e mal podia imaginar que ali ao lado escondia-se um verdadeiro paraíso!!).


Clube Costa Brava



2. Como chegar:

Para quem vai pela Zona Sul, como já disse, só mesmo de carro e/ou táxi, pela Estrada do Joá, sentido Barra da Tijuca.

A praia da Joatinga fica entre São Conrado e Barra da Tijuca.

O bom é seguir por São Conrado, pegar a Estrada do Joá e, antes de chegar na Barra, vai ver a entrada para o Condomínio, na Rua Pacoal Segreto, recuado no canto esquerdo de uma curva (lembrem-se de que essa referência é para quem vai da Zona Sul, ok?).





3. Horários:

Estacionar o carro para ir à Praia da Joatinga é Missão para Tom Cruise! Sim... quase impossível! O lugar, no verão, fica lotado! Gente... lota mesmo!! Não há tantas vagas assim disponíveis para visitantes. 

Por se tratar de um condomínio fechado, tem muito lugar proibido para estacionar, principalmente portas de garagens das casas "modestas" que estão lá. Sim... é cada casarão bonito de ver, viu?

Logo, recomendo chegar o mais cedo que puder! E se não conseguir, vá rezando para arrumar vaga!! Eu mesma cheguei em horário que considero tarde - 11h da manhã - e não consegui vaga na área bonitinha reserva para os carros de banhistas. Tive que caçar uma vaga na área do condomínio, em calçada, onde estivesse seguro para estacionar o carro. 

Acho que se chegar até umas 10h da manhã, deve ser mais fácil, pois, de modo geral, carioca não curte tanto ir para a praia cedo.


4. Sinal do Celular:

Por algum bloqueio misterioso, o sinal do celular na Praia da Joatinga é uma coisa horrível! Não pega! Ruim demais da conta!

Seria uma conspiração do Universo para que a gente curta e contemple aquela beleza toda sem interferências das modernidades - Instagram, Facebook, Whatsapp - que desviam nossa atenção?? kkkkk... 

Seja como for, saiba que o celular por lá pega bem mal. 

Portanto, para quem pensa em ir de táxi, a dica é não contar muito com sinal do celular para ligar nem com o 3g para acessar serviços de táxi para buscar depois. Recomendo já deixar o táxi combinado no horário de buscar. Ou ir com carro mesmo, o que é o ideal.


5. Chegando na Joatinga:

Está achando fácil até aqui? Calma... tem mais!!! rsrs...

Depois disso tudo que eu disse acima, tem outro fator a considerar: a faixa de areia na Joatinga!!

Parece piada, né? Mas não é!

Nem sempre tem faixa de areia na Joatinga. Aliás, pelo que um colega surfista me contou, no outono e no inverno é comum não ter faixa de areia alguma na Joatinga

Ou seja, com maré alta, não tem praia! Não tem jeito! A maré reina soberana!!

Então, a minha dica é a seguinte... se já chegar tarde e não estiver fácil de encontrar uma vaga, antes de passar horas e horas procurando um lugar ao sol (literalmente), para estacionar o seu carro, caso esteja acompanhado, peça para o carona descer rapidinho e olhar no mirante se "tem praia" ... se tem areia na praia para não perder tanto tempo!!





6. As Pedras no Acesso:

Gente, exclusividade, luxo e paraíso não podem ser fáceis, viu?




Depois que você penou para estacionar, verificou se tem areia e resolveu finalmente curtir o seu dia de praia, ao descer do mirante até chegar na praia, terá pela frente um caminho considerável com pedras e rampinhas e mais pedras e areia.

Um convite para escorregar e se machucar!!! 

Nem vou contar quantas pessoas eu vi escorregando e caindo "de bunda" na pedra!! Algumas! kkkkk... era engraçado, mas deve doer!

Olha, basta ter cuidado! Eu juro que eu  não escorreguei! E não abusei das pedras. Tenham cuidado ao andar e não comprometam o seu dia de praia com machucados pelo corpo.





7. Mirantes e Fotos:




Agora começou a ficar bom, né? Vamos para a parte legal! 

Até chegar na praia há vários mirantes pelo caminho que proporcionam paisagens cênicas incríveis da região e da própria Praia da Joatinga!

Não percam a oportunidade de fazer belos registros por lá!







8. Público da Praia da Joatinga:

O público da praia é bem diferenciado. Percebe-se de cara que é um pessoal mais high society mesmo. 

De modo geral, uma galerinha bem jovem. Muito jovem mesmo! 




Havia também muitos surfistas na praia. Aliás, só mesmo os surfistas para encararem por muito tempo aquela água congelante!!

Há muito tempo que eu  não mergulhava em águas tão geladas assim. Quase congelei!





Para quem gosta de praia beeeem frequentada, com pessoal bonito, jovem e com tendências a azaração, a Joatinga é um excelente lugar, viu?

Só não gostei de ver tantos cachorros na praia. Aliás, nunca vi tantos cachorros na praia assim. Fiquei impressionada.




Eu confesso que não sou grande fã de cachorros, mas não costumo ter nada contra. Agora, na praia, tomando banho de mar, eu fico um pouco angustiada. Não curto. 

Isso não prejudicou a minha praia em si. É apenas uma observação e uma preferência.

Além de surfistas (aos montes), o que tinha de rodinha na areia jogando a famosa "altinha" (bola de futebol) e de duplas jogando frescobol, também me impressionou.




Como a praia da Joatinga fica suuuuuper isolada, não tem aquela regra das demais praias cariocas, onde a altinha e o frescobol só são permitidos depois das 17h da tarde. 

Lá na Joatinga, você já chega na praia vendo o pessoal jogando na areia. Isso incomoda um pouco, mas também não prejudicou a minha praia e ninguém me atingiu com a bola.

Achei que todos ali estavam jogando com cuidado, sem machucar ninguém.

Por fim, quanto ao público, é comum encontrar artistas, globais, famosinhos jovens pela Joatinga. Esta praia é pop, é exclusiva, é isolada, é linda... ou seja, perfeita para quem quer um pouco de privacidade! 


Também havia crianças curtindo a piscininha natural 
 


9. O Sol:

Eu fui no verão, em fevereiro de 2014, e com Horário de Verão, estava anoitecendo por volta das 19:30. 

Peguei bastante sol até umas 16h, horário em que fui embora. Mas já vi vários relatos de que o sol por lá acaba cedo fora do Horário de Verão. 

Quem quiser se aventurar em ir para lá mais tarde, para pegar a leva daqueles que vão embora para almoçar e conseguir estacionar o carro mais facilmente, tenha em mente que o sol não dura o tempo todo. O paredão de pedras e de casarões acaba escondendo o Astro Rei mais cedo do que nas demais praias.


10. Estrutura da Praia:

Para terminar essa sequência de dicas, acho importante dizer que a infraestrutura da praia é bem precária. 

Também, convenhamos, estamos falando de uma praia mega exclusiva e de difícil acesso. Não dá para esperar um quiosque ou algo do gênero, ainda mais com as oscilações da maré e, considerando que, muitas vezes, nem tem faixa de areia.

Quando eu fui, e insisto em dizer que foi no verão, época mais movimentada, havia pessoas alugando barraca de praia e cadeira, mas a praia estava bem cheia. 

Eu levei a minha barraca de praia e cangas para sentar. 




Pelo que reparei, a maioria por lá tinha levado suas cadeiras e barracas de praia (guarda-sol). 

Não tem muita sombra, então, se não quiser levar um torrão, recomendo levar uma barraca ou contar com a sorte de ter alguém por lá para alugar. 


Então meus amigos, esta é a Joatinga, na minha percepção. Um lugar incrivelmente lindo e que encantou!

Se eu voltaria lá? Com certeza!!

Gastei cerca de 40 minutos da minha casa até lá. Acho que vale a pena para curtir um pouquinho deste paraíso! Aliás, está é perto demais!! E se o acesso fosse muito fácil, não teria graça, né?

Portanto, suuuuper recomendo!! Aproveitem!!








  1. Lily adorei o relato (e te conhecer ontem pessoalmente no Visit Berlin e Vienna).
    Eu mesma nunca fui nessa praia. Confesso qua rola um pouco de preguiça em pegar carro para ir a praia, mas segundo suas lindas fotos, o sacrifício compensa não é?

    Um grande abraço
    Dani Bispo
    blog: Comer e Coçar é Só Começar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!
      Que prazer enorme receber seu comentário aqui no blog!
      Muito feliz!
      O evento ontem foi ótimo! Eu me diverti bastante!
      Então... quanto à Joatinga, compartilho do seu sentimento rsrs... mesmo já tendo ido e verificado ao vivo o quanto é bela esta praia, continuo com certa preguiça de voltar, sabe? Requer planejamento, acordar cedo, estar com o carro disponível rsrs... mas vale a pena sim! É um lugar exclusivo e paradisíaco! Eu adorei!

      Foi muito bom te conhecer! Já conferi seu blog e adorei as dicas gastronômicas da Itália!! Deu fome, viu? kkkk... excelentes relatos!! Parabéns!
      Beijos e seja sempre bem vinda!
      Lily

      Excluir
  2. Oi e qnt tempo leva de caminhada apos estacionar ate chegar a praia, bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É uma caminhada rápida, de descida por pedras. Cerca de 10 a 15 minutos a depender do ritmo das pessoas e das fotos que for tirando pelo caminho! rsrs...
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  3. Nossa, adoreeei seu blog! Tava atrás de informações de chegar lá e só aqui que encontrei! Muito bem detalhado, suas informações me ajudaram muuuito rs. Gostaria de saber se quem vai de ônibus tem como ir, no caso a pé? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegar a linha 557 Copacabana - Rio das Pedras e saltar em frente a entrada do clube, na altura do nº 2729 da Estrada do Joá.

      Excluir
    2. Olá Larissa e Anônimo!
      De ônibus é mais difícil de chegar e só vi um mesmo, que foi esse que o Anônimo disse acima. É a linha 557 de Copacabana a Rio das Pedras. Você vai descer no portão de entrada no Condomínio da Joatinga e fará uma caminha de cerca de 30 minutos até efetivamente chegar na praia (na areia).
      Recomendo ir cedo porque nessa época do ano está ficando bem cheio por lá!
      Beijos grande!
      Lily

      Excluir
  4. Tem ônibus da alvorada que passe em frente à esse condomínio, ou que deixe perto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yuri. Infelizmente, desconheço. A única linha que vi passando por ali foi o 557.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  5. Adorei o artigo. Você está de parabéns.

    http://viagemeviagem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!!!
      Muito obrigada!!!
      Sejam sempre bem vindos aqui no Apaixonados!!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  6. alohaa \õ seguinte vou la esses dias agr dps do reveillon, partindo da Tijuca, sqn dirijo nem vou ter c quem ir junto no dia entao.. partiu busao 345 msm rsrs so quero ter uma ideia se os 2 km +/- q vou andar do ponto q vou descer ate a entrada do condominio sao de boa ou se tem trechos q costuma ter bandidagem alheia kkk de la por diante me viro, ja dei uma olhada no maps e deu p ter uma ideia

    bjoo, dorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André! Eu viajei e só voltei ontem à noite. Desculpe-me não ter respondido a tempo.
      E aí? Como foi?
      Então, a caminhada para quem vai de ônibus é grandinha, com ladeiras, mas é segura sim por ser um condomínio fechado.
      Depois me conte se deu tudo certinho, viu?
      Abraços,
      Feliz 2016!
      Lily

      Excluir
  7. Amei sua matéria! estou a procura de uma praia bonita e limpa para fazer as fotos de 1 ano do meu bebê, acho que vou pra joatinga, a descida é muito perigosa? da pradescer com criança no braço?
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Roseane!
      Tudo certinho?
      Olha, há umas pedras escorregadias pelo caminho sim.
      Se você está acostumada com trilhas, usar um sapado bem aderente ou tiver a pegada firme, vai tirar de letra.
      Eu, com havaianas no pé, fico mais temerosa e desço devagar com medo de escorregar.
      O importante é vigiar a maré e não deixar subir para não ter que depois pular pedras maiores... ainda mais com bebê pequeno. Você não vai sozinha, né? Acho que com ajuda de outras pessoas, dará certo sim. Mas tem que ter muito cuidado e descer devagar para não escorregar. Como eu sou mais desastrada, acho que não iria com bebê no colo porque ficaria com medo (mas eu sou medrosa, viu? kkk).
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos e um Feliz 2016 para você!
      Lily

      Excluir
  8. Adorei as dicas. Vou ver se passo lá na próxima visita ao Rio. Parabéns pelo miniguia do Rio, tá bem completo, lendo tudo. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaaaabio!!!
      Que honra ver seu comentário aqui!
      Muito feliz!
      Obrigada! =))
      A Joatinga é linda, né? E tão escondida, exclusiva e de difícil acesso que a torna ainda mais especial. Merece sim uma visita!
      Beijinhos e um lindo e feliz 2016
      Lily
      Obs: quando você virá ao Rio?

      Excluir
  9. Adorei as dicas. Você lembra se tem algum lugar perto para comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thereza,
      Tudo certinho?
      Olha, lá na Joatinga, por ser um condomínio fechado, não tem lugar para comer. No máximo, da última vez que fui, agora em dezembro, havia uma barraquinha vendendo snacks (biscoitos), água de coco (caríssima, estava por R$8,00) e acaí. Mas, sinceramente, não sei se vale, viu? Eu costumo levar o meu lanchinho e água e a maioria que frequenta lá a praia faz o mesmo. Depois, para almoçar, você pode ir para o início da Barra, ali no Jardim Oceânico, na rua Olegário Maciel há vários restaurantes ou até mesmo na orla.
      Espero ter ajudado.
      Beijos e um Feliz 2016 para você!
      Lily

      Excluir
  10. Muito obrigada pela dica, adorei este artigo, eu estou indo no Carnaval para o Rio e gostaria muito de visitar Joatinga. Você sabe me informar sobre a maré, que horas ela costuma subir nessa época do verão?


    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Bruna!
      Eu que agradeço pelo comentário aqui e por ter gostado da matéria!
      Dê uma olhada aqui no site da Marinha que traz a tábua das marés: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/50140Fev2016.htm
      Pelo que pude ver, a maré estará bem boa na época do carnaval. Boa, significa, rasa, que seria igual ou menor a 0.3. Creio que você poderá aproveitar bastante.
      Em regra, ela fica mais rasa pela manhã e recomendo que você vá bem cedo para conseguir estacionar o carro. Lá é muito disputado. Além disso, pela posição do sol e da encosta, a sombra já começa de tarde a avançar pela praia, então nem dá para ver o pôr do sol de lá.
      Depois venha aqui dizer para a gente se você foi ou não, viu?
      Bjos,
      Lily

      Excluir
  11. Muito legal esse seu relato! Esse cantinho do Rio é lindo demais, né? Já estive na Joatinga e adorei!!! Deixei meu relato aqui http://www.viagenseclicks.com.br/destinos/rio-de-janeiro/praia-da-joatinga/

    ResponderExcluir
  12. Muito legal esse seu relato! Esse cantinho do Rio é lindo demais, né? Já estive na Joatinga e adorei!!! Deixei meu relato aqui http://www.viagenseclicks.com.br/destinos/rio-de-janeiro/praia-da-joatinga/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wallace!
      A Joatinga é linda demais!
      Obrigada,
      Lily

      Excluir
  13. Vou ao RJ no 7 de setembro, fiquei impressionado com essa praia, pra quem vai apenas passar 4 dias vale a pena tirar uma manha pra conhecer esse lugar? Se sim, pegando um uber eles deixam dentro do condominio e no caso é so caminhar pelas pedras 10/15 minutos né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Você ficará 4 dias no Rio? Já tem outros compromissos? Então, ela tem esses dois problemas:
      1) só tem um ônibus (até onde eu sei) que passa por lá
      2) sinal de celular pega bem mal por lá.
      Se você pegar o Uber, com certeza vão te deixar lá no início da descida. Coloque como destino no Uber o Clube Costra Brava, porque o caminho é o mesmo e vai te deixar do lado da descida. Na volta, se você tiver dificuldade de pedir uber ou táxi, pode tentar pedir ajuda no próprio clube. Eu sempre fui de carro, portanto, nem posso opinar muito sobre outra forma de ir, apenas dizer que é possível, mas que existem esses poréns aí que listei.
      Depois me conte como foi.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  14. Oi, Lily! Adorei o post sobre a praia! Cheguei aqui pois estava catando algum lugar que informasse como ter certeza de que a praia estará com faixa de areia, rs.
    Vi aqui em uma de suas respostas falando que a maré boa seria de 0.3 ou menor, mas infelizmente pelo jeito não é tão simples assim porque me programei para ir na maré baixa justamente por saber que tinha que ser em maré baixa. Estava com maré 0.3 e não havia faixa de areia alguma. :-(
    Se alguém souber, por favor me avisa!!
    Um abraço,
    Raquel
    blog: www.umavoltaemeia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário =)
      Que puxa... nem sempre as dicas acabam sendo tão precisas quando o assunto é a Mãe Natureza, né? São tendências que a gente tenta seguir, mas no fundo no fundo, tem também o fator sorte, não é mesmo?
      Também quero saber... já ouvi dizer que a fase da lua também ajuda, viu? A maré morta, salvo engano, costuma ser na Lua Minguante, quando não tem muita variação de maré. Pode ser que isso também influencie, já que a Lua sempre dita suas regras nas marés, certo?
      Se eu descobrir algo, eu te aviso!
      Beijo grande!
      Feliz 2017!
      Lily

      Excluir
  15. Amei o post! Tão rico em detalhes que parecia que eu estava lendo um livro, me fez imaginar as cenas e tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Larissa!
      Que linda! Amei sua mensagem... é justamente como eu me sinto quando também estou lendo posts que me agradam muito... eu já me imagino no lugar.
      Muito obrigada pelo carinho,
      beijos,
      Lily

      Excluir
  16. Pesquisei, pesquisei e só me convenci com as informações do seu blog! Estou indo pro Rio sexta-feira, no sábado o destino será a Joatinga. Rezando pra lua crescente não aumentar a maré e pro sinal de celular me permitir chamar um uber na volta! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Muito obrigada pelo carinho! Ficarei na torcida também.
      Depois me conte como foi, viu?
      Bjs,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR