28 março 2014

Búzios: Desvendando o Melhor do Balneário - Circuito Praias!


Praia da Azeda

Então, vamos finalmente falar da praias buzianas?

Já vimos que não precisa amar um programa praiano para curtir Búzios, certo? A cidade vai além das praias, com certeza.

Agora, para quem gosta de praia, como eu... ai ai ai ... ôh delícia de lugar, viu?? Você estará no lugar certo para se divertir bastante e contemplar lindos cenários cênicos e deslumbrantes!

Praia de Armação de Búzios

Estamos falando de 23 praias, com belezas naturais riquíssimas e estonteantes, onde o contraste entre as montanhas e colinas da cidade, da vegetação que, em razão do clima mais seco, até cactos apresenta, com aquele mar de muitos tons azuis, turquesa, verde esmeralda... é um espetáculo de cores!!
Vista da Praia dos Ossos e da Armação, da Trilha entre Azeda e João Fernandes

Quer entender um pouquinho melhor a cidade de Búzios? Veja aqui no mapa as praias de Búzios!

Mapa de Búzios - Búzios Convention & Visitors Bureau

As preferências pelas praias de Búzios vão de acordo com o perfil das pessoas.

Eu, por exemplo, prefiro em disparado as Praias de João Fernandes, João Fernandinho, Azeda e Azedinha. Tento sempre visitá-las quando vou a Búzios.

Praia de João Fernandes

Estas praias ficam próximas umas das outras e dá para conhecê-las a pé em um único dia. Existe uma trilha que liga João Fernandes à Praia da Azeda que leva cerca de 15 minutos, sem dificuldade.

Praia da Azeda

Quem gosta de curtir um barzinho de frente para a praia, uma música, um ambiente mais tranquilo, acaba curtindo mais João Fernandes, Praia da Ferradura e a Praia da Tartaruga.

Praia de João Fernandes

Azeda e Azedinha não possuem infraestrutura, a faixa de areia é pequena e a disputa por um lugarzinho com sombra é grande.

Praia da Azeda

Os preços também são elevados dos produtos oferecidos pelos vendedores ambulantes que vão para lá. Ainda assim, a praia da Azeda é uma das mais bonitas, na minha opinião, e adoro ir lá. Além do acesso terrestre, pela trilha que começa em João Fernandes, também dá para chegar de áqua-táxi.

Praia da Azeda

Praia de João Fernandes
Famílias com crianças pequenas costumam ir mais à Praia da Ferradura, pois, pelo seu formato, mais fechado e com pouca abertura para o mar, costuma ser uma praia mais tranquila, sem ondas. Tem um pouco de infraestrutura em uma das suas pontas, mas boa parte dela é "fechada" por um paredão de mansões e pousadas, com poucos acessos e passagens entre elas.

Praia da Ferradura
Praia da Armação, no Centro da Cidade, aquela da Rua das Pedras e Orla Bardot, embora seja muito bonita e renda belas fotos das caminhadas pelo centro, não é própria para banho (ao menos eu nunca vejo pessoas por lá banhando-se, nem mesmo os locais).

Praia de Armação de Búzios

Praia de Armação de Búzios

É comum ver muitos barcos por lá, na praia da Armação e também pescadores regressando do mar. 

No calçadão da Orla Bardot, temos algumas homenagens em forma de estátuas. A mais famosa, com certeza, é a da musa da cidade, a Brigitte Bardot.

Também há uma bonita homenagem aos pescadores da cidade, já que, antes da descoberta de Búzios como balneário turístico, o lugar não passava de um pacato vilarejo.

Estátuas dos Pescadores



Outra estátua do calçadão é a do falecido político Juscelino Kubitschek, colocada em frente a uma casa que já foi sua. 

É claro que não poderia faltar o point da badalação mais conhecido de Búzios: Geribá!

Praia de Geribá

A praia ganhou fama entre os jovens que, primeiramente, para lá foram atrás das ondas perfeitas!

Ou seja, se você é surfista, vai se encontrar mais em Geribá.

Depois, com o sucesso do bar/lounge Fish Bone, que oferece serviços durante o dia e que bomba com os sunset parties do verão, aí sim que Geribá consagrou-se como a queridinha do pessoal mais festeiro e que curte uma azaração.

FishBone
Acontece que Geribá é uma praia grande. Portanto, tem Geribá para todos! Acontece que, por ter muitas ondas e estar perigosa para banho em muitos momentos ao longo do ano, não é uma  praia propícia a famílias com crianças pequenas. 

Vamos então definir alguns perfis e resumir um pouco o que foi dito acima?


*** Perfil Romântico - Casais:

Casais que gostam de privacidade e uma praia mais tranquila, vão gostar bastante da Praia Rasa, onde estive no último final de semana, de 21 a 23 de março, hospedada no Villa Rasa Marina.

Praia Rasa

Uma praia mais afastada do centro de Búzios, a Praia Rasa, que não tem esse nome à toa, é realmente rasa e, por ser mar aberto, pode ter mais ondas do que outras praias. 

Também recomendo as Praias de João Fernandes, João Fernandinho, Azeda e Azedinha. São as minhas praias prediletas e atendem perfeitamente bem a casais. Lembrando que na Azeda e Azedinha, a infraestrutura é mais precária.

Praia de João Fernandes
Praia da Tartaruga é também outra boa opção, com infraestrutura e bares em frente à praia.

Praia da Tartaruga

*** Perfil Família com crianças:

Em disparado, eu recomendo as Praias da Ferradura e Ferradurinha. Pelo formato geográfico das duas, há poucas ondas, um mar mais calmo, onde se pode aproveitar com crianças de forma mais tranquila.

Na Praia da Ferradura, há quiosques e infraestrutura em um dos lados da praia.

Praia da Ferradura

Mas, é claro, que outras praias atendem muito bem também a famílias com crianças, como as Praias de João Fernandes, João Fernandinho e a da Tartaruga.

Outra praia também interessante para famílias com crianças é a Praia dos Ossos. Ela fica entre a Praia da Armação e a Azeda. Tem uma infraestrutura bacana, com bares de frente para o mar, além de ser uma praia de mar mais tranquilo, com poucas ondas.

Praia dos Ossos

*** Perfil Jovem, Solteiro e Surfista:

Praia de Geribá será a sua melhor opção, para conjugar o perfil jovem e surfista.

Praia de Geribá
Agora, se você quiser conhecer algo novo, diferente, mais exclusivo e glamouroso, vá ao Silk Beach Club, na Praia Brava, que foi recém inaugurado (não tem nem 2 meses - março de 2014).

Silk Beach Club
Tive a oportunidade de conhecer o Silk Beach Club no último final de semana, de 21 a 23 de março. Fiquei encantada!

O lugar é incrível! Todos os detalhes foram muito bem pensados para trazer aos visitantes muito requinte, muito luxo, um ambiente diferenciado e interessante.

De frente para o mar da Praia Brava, o Silk Beach Club oferece bangalôs muito agradáveis e confortáveis para você poder passar o dia e curtir a praia.

Silk Beach Club e a Praia Brava
praia Brava, como também não poderia negar o nome que tem, é uma praia sim de mar mais mexido, com ondas. Portanto, os surfistas que quiserem desbravá-la, poderão depois aproveitar a infraestrutura montada pelo Silk Beach Club.

Além disso, no espaço do Silk Beach Club, você vai encontrar um ambiente com música, que promete ser a sensação do próximo verão e, antes disso, dos feriados. A ideia é investir no estilo sunset party.

E fiquei sabendo que o Silk Beach Club oferece um cardápio japonês maravilhoso, elaborado por um sushiman que morou 5 anos no Japão e trouxe toda a sua expertise para servir melhor os clientes deste club top. 

Não obstante eu tenha colocado o Silk Beach Club aqui neste perfil, eu me vejo voltando lá com meu namorado sem problema algum. O lugar é tão eclético que também atende aos perfis românticos, ainda mais se for em baixa temporada, com mais exclusividade do lugar e da praia. 

*** Perfil Desbravador:

Aos que possuem um perfil desbravador e que querem sair do lugar comum, eu sugiro algumas praias em Búzios que vão satisfazer a sua curiosidade.

passeio de trolley, organizado pela Tour Shop, levou-nos para o litoral norte do Balneário e eu tive a oportunidade de ver, do alto, algumas praias que me chamaram muito a atenção, como a Ponta do Criminoso e a Praia da Foca.

Ponta do Criminoso
Com relação à Praia da Foca, não pude conhecê-la porque chovia e a guia nos disse que a descida é escorregadia e que se deve ter muito cuidado ao visitar a praia por ser cercada de pedras e ter uma piscina natural onde a água é o tempo inteiro renovada pelo mar. Pareceu uma delícia de lugar, mas fica a dica para ter bastante cuidado


Em Búzios, infelizmente, nesses lugares mais afastados, mal se vê salva-vidas. Costuma até haver alguns em Geribá, que é uma praia de ondas mais fortes e correntezas. Mas em outras localidades, tem que ter cuidado redobrado, andar em grupo e não se arriscar muito, ok?

E, por fim, a Praia do Forno, que, além de exótica, por ter uma areia vermelha devido à alta presença de minérios, como o de ferro, ela é mais afastada, mais exclusiva também e com acesso mais complicado.

Praia do Forno
Com relação à Praia do Forno, uma curiosidade: as areias vermelhas queimam o seu pé! Portanto, nada de ficar andando muito tempo descalço por lá! 

*** Perfil Gastronômico:

Se você é do tipo que gosta de ir para a praia para curtir ao mesmo tempo uma boa gastronomia à beira-mar, tenho duas sugestões: Praia de João Fernandes e Porto da Barra, na Praia de Manguinhos.

Já deu para perceber o quanto eu adoro a Praia de João Fernandes, não é mesmo? Pois bem, ao longo da praia são vários os estabelecimentos que vão servir uma boa comida para você curtir também a praia e passar o dia. Desde petiscos a refeições completas, você encontrará o que deseja.

Com relação aos preços, não são os mais em conta. Inclusive, se você quiser economizar um pouco e não fizer questão de almoçar de frente para o mar, nas ruas de trás e paralelas ao mar, você encontrará, em João Fernandes, boas opções de restaurantes com preços que chegam à metade dos oferecidos à beira-mar.

Estive no último final de semana no Club La Plage, que fica em João Fernandes, e conta com ótima infraestrutura para poder desfrutar o seu dia na praia.

Praia de João Fernandes e Club La Plage ao fundo

O almoço, do tipo buffet, tem preço fixo (R$44,00 em março de 2014) e inclui sobremesa. Nós não pagamos pelo almoço porque foi uma cortesia do Club La Plage, associado ao Búzios Convention & Visitors  Bureau.

Já no Porto da Barra, em Manguinhos, foi uma grata surpresa para mim. Não ia a Manguinhos desde 2006 e fiquei encantada em ver como a região cresceu e como o Porto da Barra está tão bonito e atraente.

Porto da Barra

Porto da Barra
praia de Manguinhos, na minha opinião, não é muito boa e tem muitos barcos perto do Porto da Barra. Mas, dá para se banhar e também curtir os restaurantes e bistrôs dali.



Outra ótima opção nesse perfil gastronômico é a Orla Bardot, com muitos restaurantes e bistrôs de frente para a Praia da Armação


Bem, meus amigos, isso é o que eu posso apresentar para vocês sobre as praias de Búzios! Não conheço todas, mas tenho vontade de explorar mais, principalmente as mais afastadas. Espero que vocês se sintam inspirados a visitar Búzios mais vezes e a conhecer os seus encantos!

E vamos encerrar esse post com um lindo pôr do sol em João Fernandes! É a minha praia predileta e um pôr do sol como este (agosto de 2013) não se vê todo dia, não é mesmo?

Praia de João Fernandes



  1. Preciso confessar que não terminei de ler o posto...mas adorei a nova cara do blog!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rebeca que você gostou! Fico muito feliz!
      Até porque deu trabalho para mim, totalmente leiga nos assuntos "HTML da vida" kkkkk.
      Obrigada pelo feedback e comentário!
      E, quando for a Búzios (embora você já conheça o destino), venha aqui dar uma espiadinha das praias!
      Beijinhos

      Excluir
  2. amei demais as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii!!!
      Muito obrigada!
      Seja sempre bem vindo!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  3. Olá. Amei as suas dicas. Muito obrigada. Só gostaria de saber: todas as praias possuem acesso por terra? Dá para chegar a pé?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Priscila! Tudo bom? Ficamos felizes por saber que curtiu as dicas aqui. Olha, a maioria das praias tem acesso a pé sim. Algumas são mais distantes, como a Praia Brava, do Forno e da Foca... para chegar nessas, especial, você precisará de um carro ou de contratar o passeio de Trolley, por exemplo. A Tour Shop tem esse passeio e passa por algumas praias mais distantes. Espero ter ajudado.

    Beijos,
    Lily

    ResponderExcluir
  5. Amei o post e a divisão das dicas por perfis! Hahaha Eu não tinha essa visão eclética de Búzios, achei bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo ver seu comentário aqui tb!! Amei! Então... são quase 30 praias em Búzios e acabei de rever esse post que já vai completar 6 anos em breve!! Meu Deus... como o tempo passa! Nesta época, por exemplo, eu ainda não conhecia a Praia dos Ossos como opção para banho, pois estive nela pela primeira vez este ano, acredita? O legal de Búzios é que sempre tem algo novo para descobrir. No último final de semana, com os sobrinhos, curtimos muito João Fernandes e João Fernandinho! Foi uma delícia!! Seguem sendo as minhas preferidas, junto com Azeda e Azedinha... isso não mudou com o tempo! kkkkk

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR