27 março 2014

Búzios: desvendando o melhor do Balneário, Off Beach!

Vamos dar uma voltinha em Búzios? Que tal?

Já sabemos chegar em Búzios, já definimos a época do ano em que iremos para lá, agora vamos tentar entender esse lindo Balneário Fluminense, localizado na Região dos Lagos, a cerca de 175km da cidade do Rio de Janeiro.


Ilha Feia - passeio de escuna

Então, qual a melhor forma de aproveitar a cidade de Armação de Búzios? Minha dica é percorrer as suas encantadoras praias!



A cidade, que se tornou independente há poucos anos (emancipou-se da cidade de Cabo Frio em 1995), constitui uma península com 8km de extensão e reúne pelo menos - e catalogadas - 23 praias incríveis para você conhecer!

Não, eu AINDA não estive em todas elas. São muitas praias que atendem a todos os gostos e perfis.

É claro que dentre essas 23 praias lindas de Búzios, temos as principais, as mais conhecidas dos turistas. 

Antes de qualquer coisa, um aviso deve ser dado: a localização geográfica de Búzios, ao lado de Cabo Frio, faz com que suas águas, muitas vezes cristalinas, sejam frias (afinal, Cabo Frio não tem esse nome à toa, certo? rsrs...). Eu nunca tive a sorte de banhar-me em Búzios com água mais quentinha. Nem sei dizer se isso acontece em algum momento do ano. Mas a tendência é que quanto mais quente o dia, ou seja, no verão, a água esteja mais gelada

Já sabemos que foi graças à visita da beldade e sexy symbol Brigitte Bardot, na década de 1960, que o paraíso de Armação de Búzios ganhou os holofotes do jet set internacional e caiu nas graças dos roteiros de turismo de praias.

Aliás, as praias são sim o grande atrativo de Búzios. Mas isso não significa que, se você não curte praia, não terá o que fazer em Búzios, combinado?

Portanto, antes de desvendarmos as praias de Búzios, vamos falar um pouco sobre outras opções de lazer na cidade?

Um CIRCUTO OFF BEACH EM BÚZIOS ...  Que tal?


Mapa de Búzios - Foto Tirada do Mapa recebido da empresa Búzios Turismo

Primeiramente, a depender da infraestrutura da Pousada onde você ficará hospedado, você terá muito lazer na sua própria pousada, nem precisando ir para a praia, se não quiser. 

Fiquei no último final de semana, de 21 a 23 de março de 2014, no Villa Rasa Marina, que foi uma cortesia da pousada, que nos convidou para conhecer sua estrutura. Foi uma estada gratuita na pousada.

O Villa Rasa Marina fica um pouco mais afastada do centro de Búzios, na Praia Rasa, que conta com excelente infraestrutura e opções de lazer que vão desde piscinas, passando por saunas, jacuzzi, área de Spa e massagens, até áreas de descanso para uma boa leitura ou um cochilo.


Villa Rasa Marina Búzios

Búzios já se destaca como um lugar que oferece hospedagens mais luxuosas como o Villa Rasa Marina e, neste caso, se você não for fã de praia, nem se lembrará dela, se não quiser rsrs...





Além disso, posso recomendar, como alternativa ao programa praias, um passeio pela Rua das Pedras, cheia de lojas, galerias, cafés, restaurantes, bares, bistrôs, sorveterias... a Rua das Pedras está cada vez mais charmosa!! 


Dá para se divertir bastante por lá e também gastar $$ se puder! A Rua das Pedras tem ótimas lojas de grifes nacionais e internacionais. Vale a pena caminhar por ela.




E no quesito caminhada, contemplativa ou para compras, não poderia ficar de fora a Orla Bardot, outro ótimo ponto de Búzios, de onde se pode observar o vai e vem dos barcos, de alguns pescadores, bem como olhar as modas, apreciar uns bons drinks... e soltar a imaginação!







Em Búzios há muitas lojas fofas e algumas de artistas plásticos locais, como esta.



Também tem muito relevo a moda praia! Claro, né? Diga-se de passagem, há um forte pólo têxtil em Cabo Frio totalmente destinado à moda praia e muitas dessas fábricas de Cabo Frio possuem lojas em Búzios. Logo, uma boa dica também e dar umas voltinhas pelo centro de Búzios, na Rua das Pedras, nas ruas próximas, principalmente a de trás da Rua das Pedras, até o final da Orla Bardot.






Rua Paralela à  Rua das Pedras

No finalzinho da Orla Bardot, antes de chegar na Praia dos Ossos, há também muitas lojinhas

E que tal assistir a um filme em Búzios? O Gran Cine Bardot , que fica na Travessa dos Pescadores, n. 88, Centro da Cidade, tem uma programação semanal que pode atender ao seu gosto e também serve muito bem como programa alternativo ao circuito praias. Confira a agenda deles!

Búzios também sedia um Festival de Cinema, que, em 2013, em sua 19ª Edição, aconteceu em dezembro. Vamos aguardar a programação para 2014!!!

Se você gosta da paisagem de praia, só que não gosta do calor, outras duas boas opções para conhecer Búzios, passear e desfrutar o que a cidade tem de melhor são os passeios de barco e de trolley pela cidade


Trolley

Também é possível fazer city tour pela cidade.

Os passeios de barco saem do píer que fica no final da Rua das Pedras e também do píer no final da Orla Bardot, ambos na Praia da Armação, uma praia central. Em média, duram 2 horas e fazem algumas paradas para banho.





Conheci, no sábado, dia 22 de março de 2014, o passeio feito pela escuna Aloha da Porto Veleiro Turismo, que sai de um píer no final da Praia da Armação, na Travessa Santana. Custa R$50,00 (em março de 2014). Nós não pagamos porque fomos convidados para conhecer o passeio.

Ilha Feia
O passeio de barco foi bem legal para conhecer o litoral buziano, ainda que em parte, por outro ângulo. Eu gostei e não enjoei. Porém, os mais sensíveis, em dia de mar mexido e com ondas, podem sentir os sintomas e ficarem mais mareados. Esse passeio leva em torno de 2 horas. 


Escuna chegando na Praia de João Fernandes

Praia de João Fernandes

Houve 3 pausas para banho, na praia de João Fernandes, na Ilha Feia e na Praia da Tartaruga. Mas boa parte da escuna é fechada e dá para ficar abrigado do sol durante todo o passeio.


Ilha Feia



Já o passeio de Trolley, que fiz com a empresa Tour Shop, tem a proposta de percorrer o litoral de Búzios pela terra


Mirante de João Fernandes

Praia Brava

Um passeio super interessante, feito em um veículo com teto coberto e laterais abertas, ótimo para admirar a paisagem e fotografar. A dica é tentar sentar perto das portas de descida para fotografar e, de preferência, do lado esquerdo, de onde se terá os melhores ângulos para as fotos!!


Mirante de João Fernandes

Passa por 12 praias e 2 mirantes!! Para mim, os pontos altos do passeio de trolley foram os mirantes, o de João Fernandes e do Brava. As vistas conferidas pelos mirantes são espetaculares! Eis uma forma bacana de conhecer parte do Balneário e sem necessariamente ter que fazer um tchibum no mar! 

Por fim, mas jamais menos importante, e já confirmado, teremos em julho de 2014 o 13º Festival Gastronômico de Búzios!! De 18 a 26 de Julho, Armação de Búzios vai receber muitos turistas, amantes da arte culinária e chefs em busca de novos sabores e aromas. E nem precisa gostar de praia, viram? Basta apreciar uma boa comida!!

Ahhhh... e tem bem mais atrativos em Búzios que vão além das praias! Temos também uma vida noturna super badalada e famosa e excelentes restaurantes!! Mas estes merecem seus posts em separado e em breve irão ao ar também! Aguardem!




  1. Oi, Lily! Vamos a Búzios pela milésima vez e queria ver se pegava alguma dica para fazer algo diferente. Vou ver a programação do cinema. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaaaaaaaaa!! Obrigada pela visita! Espero que tenha ajudado. Depois me conte como foi, pois nunca estive no cinema lá... já até fui em época do festival, com atores na cidade, tapete vermelho e tudo. Mas filme mesmo eu nunca vi.
      Fiquei curiosa!
      beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR