06 janeiro 2014

Trilhas Cariocas: Pedra Bonita!

No último sábado, dia 04 de janeiro de 2014, realizei um programa com o qual vinha sonhando em fazer há muito tempo: Trilha para a Pedra Bonita!

Embora eu não seja carioca de nascimento (sou fluminense, nascida em Duque de Caxias), moro na cidade do Rio há exatos 17 anos, mas foram poucas as oportunidades e companhias dispostas a fazer trilhas comigo. De modo geral, a galera curte mesmo a "Praiana-Nossa-de-Todo-Domingo" rsrs... Tirar alguém do circuito praia para aderir ao circuito trilhas, entre meus conhecidos, é tarefa difícil. 

Mas este último final de semana tudo conspirou ao meu favor: grupo animado, de quase 15 pessoas, todos bem dispostos mesmo diante de um calor cruel de 40º, com sensação térmica beirando os 50º, ainda assim, encaramos a Pedra Bonita!!

O caminho que fizemos, de carro, foi pelo bairro São Conrado, pegando a Estrada das Canoas, subindo em direção à Rampa de Voo Livre de Asa Delta.

Infelizmente, mesmo saindo cedo de casa, antes das 9:00, o estacionamento da Rampa de Asa Delta já estava cheio e deixamos o carro pelo caminho, em frente à faculdade Cândido Mendes que fica ali perto. 

Por conta disso, a primeira etapa de superação foi a ladeira, íngreme, de subida ao estacionamento, que teria sido evitada caso houvesse vaga lá em cima.

Essa ladeira leva tanto ao início da trilha para a Pedra Bonita, que tem duração média de 35/40 minutos, com dificuldade moderada, como também leva ao local de saltos de asa delta e de parapente.

Primeiramente, fomos ao local de saltos de Asa Delta. Neste ponto, encontrei as queridas e super simpáticas blogueiras de turismo Diana do blog Histórias da Di e a Cris do blog Cris pelo Mundo

Foi um encontro ótimo entre a gente, com muitas conversas e fotos!! Mas depois falo mais sobre isso...

Voltando para a rampa de Asa Delta, eu ainda não reuni a coragem suficiente para saltar. Quem sabe um dia?

Início da subida para o Estacionamento da Rampa de Voo Livre e da Trilha da Pedra Bonita

Ladeira nada Light para chegar ao Estacionamento 


Rampa de Voo livre de Asa Delta, com a Praia do Arpoador e o Morro Dois Irmãos embaixo


Eu realmente tenho uma certa aflição com a tal corrida e pulo que devem ser feitos, junto com o instrutor. Acho que não sirvo para isso rsrs... Só de ouvir o instrutor falando com o "batizado" algo do tipo: "corre, corre, dê o seu máximo!!"... kkkk... gelei!!!!

Mas é lindo ficar lá em cima contemplando as paisagens e vendo os corajosos saltando! As vistas são incríveis!!! Deslumbrantes!!!








E a trilha da Pedra Bonita nem tinha começado...

Então, partimos para a trilha da Pedra Bonita.

Bem, como éramos um grupo grande, com amigos e parentes meus também, eu fiquei para trás com a Di, a Cris e o Igor. Em meio a tantas conversas - sim, falamos muuuuuito!! Muito mais do que deveríamos naquele calor todo - papo para lá e para cá, com um calor bizarro que fazia, obviamente levamos mais tempo para completar a trilha.

A trilha em si, como disse, é de dificuldade moderada. Com trechos de subida mais planos e outros super acidentados, com espécies de "degraus" formados por galhos e raízes de árvores, sem contar os insetos e bichinhos outros não identificados por mim que ficavam voando com um zumbido "super legal" no meu ouvido kkkkk.. - como diria meu namorado: "essa guria de apartamento" ... kkkk... ok! Eu preciso mesmo fazer mais trilhas e superar essas "frescuras" ... 

Agora, para os mais aventureiros e profissionais na escalada, a trilha para a Pedra da Gávea, pedra esta avistada lá do topo da Pedra Bonita, é uma trilha mais sinistra, mais pesada, que leva em torno de 4 a 5 horas para ser completada e, neste caso, vale a pena treinar antes ou estudar melhor o local.

Gente, o calor foi grande mesmo e dificultou a nossa subida. Sem glamour, com muito suor, nós todos conseguimos e curtimos muuuuuiiiiiito mesmo as paisagens fantásticas lá do alto da Pedra Bonita! Foi mais que incrível!

As dicas são: roupas leves - pelo amor de Deus!!!!! - ÁGUA!! - ir cedo - tênis confortável - protetor solar potente - e muita fé de que vai dar certo e você vai conseguir!! hehehehehe...

Valeu muito a pena!!! As companhias fizeram a grande diferença! Meus parentes, amigos e ter conhecido pessoalmente as super fofas e queridas Di e Cris foi a melhor parte do dia!!

Com a Di, à esquerda, e a Cris, ao meio! Foto: Igor da Costa Duarte

Com a Di, no meio, e a Cris, à direita. Foto: Igor da Costa Duarte


E que venha 2014 com good vibes, projetos novos, mais fotos, mais viagens, mais posts e eu juro que não ficarei tanto tempo sem escrever... 

Aproveito para justificar esse meu período sabático e ausente do blog... infelizmente, os estudos me impediram de manter o blog atualizado com a frequência de antes e acabei investindo mais no Instagram. 

Agora vamos seguir nesse 2014 com muita animação e muita alegria!!! 

Obrigada a todos que me acompanharam em 2011, 2012 e 2013!!! Desejo a todos vocês um ano de 2014 Maravilhoso!! Rico em alegria, paz, vida, saúde, risos e amor!!

Beijinhos

Encarando a Pedra da Gávea

Barra da Tijuca embaixo e as diversas lagoas que cortam a paisagem

Pedra da Gávea, vista da Pedra Bonita

Mais uma da Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá...

Corcovado à esquerda, Pão de Açúcar no meio e lá no fundo pequenino, Morro Dois Irmãos à direita

Obrigada Deus por ver tão belas paisagens!!



  1. Foi maravilhoso mesmo Lily!

    Uma dica boa é não falar tanto durante a trilha hahahahhaha Mas a gente não conseguia parar né!!! hehehehhe

    É muito bom mesmo experimentar coisas novas e ver como a vida é cheia de novidades maravilhosas e temos que estar sempre abertos!!!

    Uma prazer imenso estar com vocês!!

    Beijos. Di.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma delícia de passeio que rendeu bons frutos: Nossa Amizade!!! E que tenhamos muitos outros pela frente e muita coisa boa por vir!!

      Ahhhh... falar muito durante a trilha não é bom negócio!! kkkkk.. cansa mais!! Agora, quem disse que a gente consegue, né?

      O prazer foi meu! Adorei te conhecer!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Uma grande surpresa ter começado o ano fazendo trilha com vocês!
    Foi muito divertido, com conversas que não podiam deixar de acontecer hehehe afinal três blogueiras com assuntos semelhantes e muitas figurinhas para trocar, nunca iriam conseguir ficar caladas =D
    Trilha maravilhosa, mesmo com os 50 graus.
    Gostei muito do encontro e da amizade que cresce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo, né Cris?? Também adorei!! Temos que combinar agora as próximas trilhas!! A guia eu já tenho!! kkkkk... Você!!!!

      Na listinhas de trilhas, podemos considerar: Prainha, Morro da Urca, Paineiras e Catacumba!! E dá-lhe 2014!!!! Com muita natureza e beleza para a gente contemplar!! =))

      beijinhos e obrigada pela companhia e comentário aqui no blog!!

      Excluir
  3. Não fiz essa trilha ainda, embora já tenha pulado de Asa Delta da Pedra Bonita. Muito legais as fotos. Coincidência, também sou de Caxias, mas morei mais tempo lá que aqui na cidade do Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaíx!

      Jura que você teve coragem de saltar?? Como foi?? Deu muito frio na barriga?? Eu não sei se conseguirei saltar um dia... tenho medo... rsrs... deve ser lindo demais, né?? Você ficou o tempo todo de olho aberto? kkkk... fez vídeo? Muito legal sua experiência!!! Parabéns pela coragem!! E obrigada pelo comentário aqui no blog. Seja sempre bem vinda!!
      Beijos

      Excluir
  4. muito legal as informações do seu site. O lugar tem uma vista sensacional e vale a caminhada. Fiz um relato em meu blog também em http://aventritur.blogspot.com.br/2015/09/pedra-bonita.html

    Espero que gostem. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julio!
      Tudo certinho?
      A Pedra Bonita tem uma das vistas mais lindas do Rio, né? Só não tenho coragem de saltar de asa delta kkk
      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR