13 janeiro 2014

O Fim do Mundo chegou! Conheça Ushuaia... Por Clayton Rock


Mais uma preciosa colaboração que tenho o prazer de compartilhar aqui no blog com vocês. Conheci o Clayton Rock via Instagram (isso mesmo!!). 

Um seguidor simpático, que comentava as minhas fotos e, recentemente, em uma viagem dele ao Rio de Janeiro, com sua namorada, tive a oportunidade de conhecer os dois pessoalmente. Um casal ímpar, com muitas histórias para contar! Para "estranhos" que não se conheciam, ficar das 10:30 da manhã até às 14:30 da tarde, "tomando café da manhã", no Forte de Copacabana, é sinal de muito papo bom, causos, histórias divertidas que merecem ganhar o mundo e os leitores!

Quem sabe assim o Clayton não se anima ou a ter novo seu blog ou a ser um top colaborador dos blogueiros de turismo? O Apaixonados por Viagens estará sempre de braços abertos a publicar seus relatos e dicas! 

Muito obrigada!!

E, vamos ao que interessa, certo?? Afinal, o Fim do Mundo chegou ou não chegou? 



Fala galera, tudo bem?

Estou fazendo minha estreia  em blogs de viagens a partir de um convite da Lilli, para compartilhar com vocês um pouco desta paixão que sentimos por viajar.

Falarei neste post sobre um lugar que desde sempre foi um dos mais impressionantes para mim e um dos destinos que mais desejei chegar: A Patagônia.

Durante muito tempo esquecida pela Europa após o seu descobrimento, esta região é hoje um dos grandes pólos turísticos da Argentina, sendo frequentada por um público bastante variado que vai desde mochileiros até passageiros de luxuosos cruzeiros.


O Planejamento.

Inicialmente, minha viagem iria contemplar a Patagônia chilena e a argentina, porém, devido a um incêndio de grandes proporções, o lado chileno, mais precisamente o Parque Nacional Torres del Paine estava fechado para visitação, de forma que fui obrigado a cortar o lado chileno dos planos.

O Roteiro escolhido então seria dividido basicamente por três cidades: Ushuaia, El Calafate e El Chaltén.


Ushuaia

Localizada na província da Terra do Fogo, que leva este nome devido à quantidade de fogueiras avistadas por seu descobridor, Ushuaia (nome dado pelo nativos da região) leva o Slogan de ser a cidade mais austral da América do Sul e impressiona por sua beleza, sendo limitada pela Cordilheira dos Andes, o Parque Nacional Tierra del Fuego e pelo Canal de Beagle.

No meu roteiro, utilizei 4 dias nesta cidade e foi o suficiente para realizar os principais passeios.


Farol do Fim do Mundo


Atrativos:

Em Ushuaia existem diversos atrativos turísticos que podem ser comprados facilmente através das agências espalhadas ao lado na avenida principal (San Martin), como os que seguem abaixo:

La Pinguinera e Estância Harberton:  Embora exista mais de uma agência que vende passeio para visitar os Pinguins na Isla Martillo, como é conhecida a Pinguinera, apenas a empresa Piratur tem autorização para descer na ilha e promover o passeio perto dos pinguins, já as demais apenas passam de barco ao redor da ilha, logo, atentem-se a isso. Existe um número limitado de pessoas por dia na ilha, portanto aconselho que comprem este passeio assim que chegarem a Ushuaia.

Neste mesmo passeio, você tem acesso a visitar o museu marinho na Estância Harberton, neste museu você conhece um pouco da história da estância e pode ver esqueletos de diversos animais marinhos, desde pinguins até baleias.

Para finalizar, peça para o guia fazer uma parada para que tirem fotos das árvores bandeiras, que recebem este nome devido ao formato que ficam em função da ação do vento.

Árvore Bandeira

Pinguim Magallanico



Parque Nacional Terra do Fogo:

Margeado pelo Canal de Beagle, o Parque Nacional Terra do Fogo possui 63 mil hectares e é consituido por várias trilhas em seu interior, sendo a Costanera a mais conhecida e mais bela, com cerca de 8 km de extensão.

Sua fauna é composta principalmente por raposas vermelhas, lebres e guanacos, além de muitos pássaros.

Dentro do parque estão localizados atrativos como a Baía Ensenada, a Laguna Verde, a Baía Lapataia, Museu Terra do Fogo. Para aqueles que não são amantes das caminhadas, é possível conhecer o parque através do Trem do Fim do Mundo, porém eu não vi muita vantagem, tendo em vista que você paga um valor alto e acaba deixando de ver vários lugares interessantes.

Na Baia Ensenada, nesta está a ultima agência dos correios do mundo! É muito engraçado ir lá e mandar um postal para você mesmo, o qual chegará com o selo do fim do mundo. Lá é possível também carimbar o seu passaporte com referências desde el fim del mundo.

Carimbo do Fim do Mundo

Baía Lapataia

Baía Ensenada


Glaciar Martial

Localizado a cerca de 7km de Ushuaia, podendo ser acessado de táxi por um baixo valor, o Cerro Martial é uma montanha que pode ser vista o ano todo e que em seu cume abriga o Glaciar Martial. Durante o inverno, o Cerro Martial é utilizado para prática de esqui. Nos demais meses, a subida até o glaciar possibilita uma linda visão da cidade de Ushuaia, do Canal de Beagle e das ilhas navarino (pertencentes ao Chile).

O Acesso pode ser feito através de trilha ou pelo teleférico.

Teleférico

Canal Beagle visto do Cerro Martial

Glaciar Martial – Só arrisque-se a andar por ele mediante utilização de botas



Presídio de Ushuaia:

Um outro local que merece ser visitado é o presídio de Ushuaia onde hoje em dia funciona um museu que conta a história de Ushuaia e do presídio em si.


Hospedagem:

Por ter se tornado um grande pólo turístico, a cidade está repleta de opções para hospedagem. Eu, como sempre, costumo ficar em hostel. Por isso, indico o Hostel Los Lupinos (www.loslupinos.com). É um estabelecimento muito bem organizado, rápido nas informações e com um staff muito receptivo e atencioso.  

Além disso, todos os quartos possuem vistas para o Canal de Beagle ou para o Glaciar Martial.


Transporte:

A maioria dos transportes utilizados para conhecer os atrativos turísticos de Ushuaia são contratados no momento em que se compram os passeios. Algumas hospedagens possuem convênios com as agências de forma a oferecer sistema de leva e trás.


Entrando e saindo de Ushuaia

É possível chegar e sair de Ushuaia tanto de ônibus como de avião. Dependendo da força do vento, chegar de avião é uma aventura e tanto, de forma que a música para o momento pode ser “you shook me all night long” do AC/DC.  Apesar disso, o avião continua a ser a forma mais rápida e segura.

Aventura por aventura, o caminho de ônibus pela Ruta 1 também é bastante demorado e o caminho possui muitas curvas, onde muita gente acaba embrulhando o estômago.

Façam suas escolhas.




  1. adorei suas dicas de Ushuaia, e queria saber onde pega este tal ônibus pra chegar lá?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hey Jade, blz?

    Primeiramente, fico feliz que tenha curtido as dicas. É um lugar maravilhoso. Obrigado!!

    Vamos lá,

    O Caminho de Bus para Ushuaia é extremamente cansativo, mas surge como opção para quem não entra em um avião por nada neste mundo.

    Não existem Onibus diretos de Buenos Aires para lá, então você teria que fazer algumas escalas durante o caminho conforme abaixo:

    De Buenos Aires para Rio Gallegos

    Tempo total de viagem: 36 horas
    Preço da passagem: Equivalente a US$ 130,00

    De Rio Gallegos para Ushuaia

    Cerca de 12 horas de viagem, dependendo do clima, pois você irá precisar atravessar o estreito de Magalhães de Balsa e se estiver muito vento você pode ter que esperar até 8 horas até as aguas acalmarem (e leve Dramim).

    O preço da passagem está cerca de AR$ 580,00 (http://www.plataforma10.com/Servicios#buscar/621/1515/30-04-2014/1)

    Caso você não tenha medo de avião, eu aconselho a tentar encontrar uma passagem barata saindo de Buenos Aires.

    Se precisar de mais alguma dica, só chamar!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, trabalho com câmbio e turismo em Buenos Aires. Também atendo em aeroportos. Terei o prazer de ajudar.

    Contatos:

    Email:caiodisantos@gmail.com
    Email:aleinemoreno2@gmail.com
    WhatsApp:+55 17 98174-4343 - Caio Santos
    WhatsApp:+54 9 11 3315-0846 - Aleine Moreno

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, trabalho com câmbio e turismo em Buenos Aires. Também atendo em aeroportos. Terei o prazer de ajudar.

    Contatos:

    Email:caiodisantos@gmail.com
    Email:aleinemoreno2@gmail.com
    WhatsApp:+55 17 98174-4343 - Caio Santos
    WhatsApp:+54 9 11 3315-0846 - Aleine Moreno

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR