24 janeiro 2014

Cidade do México, por Tati Maragno (continuação)

Depois de nos dar várias dicas bem importantes sobre a viagem para o México, dicas sobre a logística, questões de segurança e outras informações úteis, no post anterior, a Tati Maragno (Instagram @tatty_81) vai agora contar para gente um pouquinho da sua experiência na Cidade do México, capital do México, uma grande cidade, diga-se de passagem, comparada por muitos à cidade de São Paulo, por terem uma população bastante volumosa e uma geografia similar. Aliás, a Cidade do México é a segunda mais populosa da América Latina, perdendo somente para São Paulo.

Com quase 9 milhões de habitantes, a Cidade do México fica a uma altura aproximada de 2.421 metros. A temperatura média é amena, com média em torno dos 15ºC. Também conhecida como Distrito Federal, foi fundada pelos Astecas, povos pré colombianos, correspondendo ao antigo centro do Império Asteca.

E vamos então ao roteiro e mais dica das Tati? Só se for agora!! 



** CIDADE DO MÉXICO, por Tati Maragno (abril de 2013).



Catedral da Cidade do México


Decidi começar meu roteiro mexicano pela Cidade do México, o melhor local pra conhecer de verdade a cultura mexicana!

Como já disse anteriormente, a troca de dólares por pesos mexicanos no aeroporto é furada, troque o mínimo necessário para o táxi até o hotel.

Eu fiquei hospedada no Hotel Del Principado – bairro de Colônia Juarez (Veja aqui as resenhas sobre o hotel no TripAdvisor e no  Booking.com ).

O táxi do aeroporto até o hotel custou $ 290,00 (duzentos e noventa pesos – cerca de 27 dólares na época). É caro, mas não se deve arriscar pegar táxi nas ruas do México.

Cheguei no hotel já quase ao meio dia e permitiram que eu subisse, visto que tinha quarto disponível. Apesar de ser domingo e as lojas estarem fechadas, na rua do hotel havia casa de câmbio aberta, para onde fui logo trocar mais dólares por pesos. 

No aeroporto o câmbio foi de 1 dólar para 9,76 pesos mexicanos. Já na rua do hotel, consegui um câmbio bem melhor de 1 dólar para 11,4 pesos mexicanos!!!!

Resolvi aproveitar a tarde de domingo para conhecer um pouco da cidade. Optei por começar pelo ponto mais longe que queria conhecer: o Estádio Azteca.


Estádio Azteca

Horários do Estádio Azteca


Infelizmente, não deu tempo de pegar o tour dentro do estádio, mas a loja do Clube America do México estava aberta e tinha inclusive uma ala dedicada ao Brasil! Bem legal! 




Loja Clube América


Para chegar lá no Estádio Azteca mais rápido, pedimos para o hotel chamar um táxi e negociamos o preço com o taxista antes de iniciar a corrida. Conseguimos por 200 pesos. O valor do táxi em qualquer lugar da Cidade no México tem que ser negociado ANTES de entrar no carro!

Para continuar o tour pela cidade, pegamos o trem (linha 2 cuja estação é em frente ao estádio). A última estação de trem da linha 2 é a Tasqueña, que também é a 1ª estação da linha 2 do metrô, que, por sua vez, levava direto à estação do Zocalo, área central da Cidade do México onde ficam o Palácio Nacional do Governo, a Plaza de La Constitución,  o Zócalo, a imponente Catedral e bem próximo de outros pontos turísticos (que por falta de tempo não pude conhecer).


Palácio do Governo


Como o tempo era curto, escolhi pegar o Turibus, composto de 2 linhas de ônibus turístico, que roda os principais pontos de interesse da cidade e, assim, você pode descer e subir quantas vezes quiser (sistema all day hop-on hop-off).


Mapa do Turibus da Cidade do México


O preço aos finais de semana para 1 dia inteiro e adulto foi de 165 pesos. Existem pacotes para 2 dias, pacotes para passeios noturnos, com preços diferenciados para crianças, além de outros passeios (excursões).

Meu hotel era próximo da saída Insurgentes da linha 1 do metrô, a saída dava para a Zona Rosa, uma rua fechada pra carros, com muitos restaurantes, bares, pubs, e lanchonetes, e ali foi onde jantei nos 2 dias em que passei na Cidade do México. Um passeio que não fiz devido ao cansaço foi a ida à praça Garibaldi, local com muitas opções de bares, onde os mariachis tocam de noite!



  1. Muito bom e super direto nas dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei também, Kátia! Um ótimo texto para quem quer se planejar para conhecer a Cidade do México!
      Beijinhos

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR