27 janeiro 2014

As Ruínas e Pirâmides de Teotihuacán, por Tati Maragno (continuação)

Depois de dar um giro pela Cidade do México, a Tati foi passear em Teotihuacán, um sítio arqueológico que fica a 40km da capital mexicana, e declarado, em 1987, como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Teotihuacán foi a maior cidade conhecida da época pré-Colombiana na América e ocupa uma área total de quase 83km². 

Não sei vocês, mas eu, quando me deparo com ruínas, fico sempre imaginando como devia ser antigamente, pensando na civilização que ali residia, nos seus hábitos, tradições, crenças e costumes... é muito interessantes pensar que tudo isso existia há milhares de anos! 

Então vamos acompanhar os relatos da Tati e viajar um pouco com suas fotos, cedidas para o Apaixonados por Viagens, que são lindas e mostram um pouco deste lugar tão mágico, encantador e misterioso que é Teotichuacán!

Obrigada Tati pelos relatos e espero que venham mais posts pela frente!! O Apaixonados por Viagens adora seus colaboradores e eu fico honrada por poder compartilhar suas experiências aqui! 

Hasta Luego!!


** VISITA À TEOTIHUACÁN, por Tati Maragno (Abril de 2013)

Teotihuacán é o maior sítio arqueológico na Mesoamérica e um dos mais impressionantes do mundo. A cidade foi fundada por volta de 100 a.C. e se tornou o centro cultural e comercial da Mesoamérica, cobrindo uma área de cerca de 20Km2, com templos, pirâmides e moradia para 200 mil pessoas. Um incêndio varreu boa parte da cidade em 750 d.C., que foi gradualmente abandonada.

Como chegar: Existem várias formas de se chagar em Teotihuacán: 
.de carro, 
.excursão 
. Turibus também tem um ônibus que faz o passeio a Teotihuacán (www.turibus.com.mx).
. metrô + ônibus: metrô 5 até Autobuses Del Norte e em seguida um ônibus Pirâmides na Central de Autobuses Del Norte na Cidade do México. 

Valor e Horário: A entrada custa 45 pesos e o local fica aberto de 7h às 17h.


Eu optei pelo mais prático: pedi na recepção do hotel e eles marcaram com uma agência local pra mim uma excursão. 

O passeio de van incluía visita ao Templo Mayor, Basílica de Guadalupe e Teotihuacán por $500,00 (quinhentos pesos mexicanos) por pessoa. Eles foram buscar e levar na porta do hotel, com guia em espanhol. Gostei muito e recomendo.

Diversas empresas fazem o passeio. Eu fui pela empresa local Monopolis (www.monopolistourandtravel.com).  

Ao longo do passeio, visitei os seguintes lugares:

** Templo Mayor – nossa primeira parada foi nesta parte de um complexo Asteca Sagrado (destruído por Cortés durante a chegada e colonização espanhola na região) que se encontra no centro da atual Cidade do México. O templo foi recém descoberto, em 1978, quando se deu inicio às escavações que revelaram as ruínas do majestoso conjunto de pirâmide dupla.



Ruínas do Templo Mayor


Templo Mayor


** Seguimos do Templo Mayor para a Basílica de Guadalupe - A Virgem de Guadalupe equivale à Nossa Senhora Aparecida dos Brasileiros para os Mexicanos. O santuário foi construído onde, em 1531, um camponês asteca, Juan Diego, afirmou ter presenciado a aparição da Virgem Maria. 

O santuário conta hoje com a Nova Basílica (construída em 1976) e nela encontra-se a imagem da Virgem que apareceu no manto de Juan Diego. A imagem fica atrás do altar principal e esteiras rolantes passam abaixo dela.  



Nova e Antiga Basílicas de Guadalupe


Imagem da Virgem de Guadalupe


Maior e mais moderna que a antiga basílica (ainda aberta apenas para visitação), a nova basílica foi construída porque a antiga vem sofrendo crescentes inclinações devido ao afundamento no solo macio.

Obs: O dia da Virgem de Guadalupe é comemorado em 12 de Dezembro, feriado nacional no México e o mês mais movimentado por lá.


** Seguimos então para Teotihuacán - Local sagrado dos astecas, nele ocorriam sacrifícios humanos. A cidade é incrível!

A melhor vista é do alto da Pirâmide da Lua, situada na extremidade norte da Avenida dos Mortos. É também a mais antiga e importante pirâmide. Escavações arqueológicas revelaram vários locais de sepultamento no interior, com vítimas de sacrifícios e oferendas requintadas (mas que não estão abertas à visitação).



Pirâmide da Lua



Vista Panorâmica da Pirâmide da Lua

Visual Contemplativo do Ato da Pirâmide da Lua





A partir da Pirâmide da Lua, segue uma avenida de 2 km,conhecida como Avenida dos Mortos: ao lado esquerdo e próximo da metade da avenida, encontra-se a Pirâmide do Sol. Esta é a maior, com 248 degraus e 5 patamares, eleva-se a 65 metros até a plataforma onde, no passado, havia um templo. 



Pirâmide do Sol


Vista Panorâmica da Avenida dos Mortos do Alto da Pirâmide do Sol


Vista da Pirâmide do Sol


Prepare o joelho e o fôlego para subir as duas Pirâmides, mas a recompensa é a vista é incrível lá do alto! 



Subida para a Pirâmide da Lua


Não se esqueçam de levar e passar muito filtro solar e água (não tem onde comprar por lá!!!!). Sugiro também boné e algo para comer, pois a parada para o almoço foi só às 16h em um restaurante típico próximo à Teotihuacán.

Muitos ambulantes andam por Teotihuacán vendendo lembrancinhas! Barganhe, negocie e não comprem nas lojas (absurdamente mais caras)! Os ambulantes dentro de Teotihuacán aceitam dólar, peso, real.... fazem qualquer negócio!

E assim termino meus relatos sobre a Cidade do México e seus arredores! Espero que tenham gostado!


  1. Incrível!!!!Adorei!!!Imagino como deve ser ver isso tudo de perto!!Realmente inesquecível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional, né Vanessa?

      Também adorei o texto e as fotos!! México está na minha wish list! Um dia eu irei!!! E, para ser sincera, não faço muita questão de ir a Cancun, sabe? Quando eu for, darei preferência a Playa del Carmen e Cozumel! =))

      beijinhos

      Excluir
    2. Que bom que gostaram!!!!
      Playa del Carmem é perfeitooooo!!!! Quanto à Cancun, o ideal são 3 diárias, no máximo!!! De lá saem alguns passeios mto bons... Post de Cancun, Playa e Cozumel muito em breve!!!! bjokas.

      Excluir
  2. Lugar incrível, está na minha wishlist também.
    Tati, parabéns!!! Texto e imagens fabulosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, né Katia? Adorei também!!! É muita história, muita riqueza! Um banho de cultura das civilizações antigas... isso é algo que me encanta muito!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Tati que incrível!!!!

    Essa vista Pirâmide da Lua então, nossa!!!

    Adoro descobrir novos mundos! Parabéns pelo texto!!!

    Beijos Di.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meninas!!!!! ;)
      bjosss.

      Excluir
    2. Maravilhos, né Di? Também fiquei com muita vontade de conhecer!!! Um dia, eu irei!!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei!
    A cidade do México foi a segunda cidade que conheci depois que mudei pra cá.
    Muitas coisas pra fazer, pra visitar, mas a sensação de conhecer a Pirâmide do Sol é indescritivel!
    Continue desbravando por aqui, o país é um encanto!
    Sucesso!
    Mel.
    www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi oi, Melissa!!
      Tudo certinho??
      Eu ainda não conheço o México, por isso convidei minha amiga Tati para escrever! Fiquei super curiosa para viajar para lá... tem vários lugares maravilhosos nesse país!!
      Você está morando aí? Que bacana!
      Sucesso para você!!! Vou visitar seu blog!!
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR