24 junho 2013

Florianópolis: Mercado Público Municipal e Ostras

Bicampeã no quesito reveillon, Floripa está muito bem classificada no "Ranking Ano Novo" em minha vida!! 

Ah sim... só precisava firmar mais esse sol, né?? Ôxi, que bicho mais envergonhado por aquelas bandas, sô!! E não tem simpatia de  Santa Clara que dê jeito... rsrsrs... Ainda assim, a Ilha da Magia encanta e oferece muitas atrações bacanas, mesmo para os dias nublados.

Pois é, na dobradinha reveillon em Floripa, dessa vez, em esquema mais light, eu pude passear mais pela cidade. Saindo do circuito Jurerê/Jurerê Internacional (onde estive na virada de 2011 para 2012), dessa vez, hospedei-me em região mais central da ilha, próxima à Universidade Federal e à Avenida Beira-Mar (área super valorizada por lá também).

Com menos noitadas, consegui curtir mais a cidade e passear por lugares onde não estive no ano anterior.

E onde mais eu poderia comprar uma dúzia de ostras por R$6,00??? Sério ... eu juro: UMA DÚZIA DE OSTRAS por R$6,00!!! Pois é, só mesmo em Floripa para eu me esbaldar com essa tão nobre iguaria, e tão cara em outros lugares (nem me atrevo a comer ostras aqui pelo Rio de Janeiro, primeiro porque é hiper caro, segundo porque não sei se posso confiar na procedência e tenho medo de passar mal... ).

O melhor lugar para fazer uma farra de frutos do mar é o Mercado Público Municipal de Florianópolis, verdadeiro centro de comércio dentro de um belo edifício histórico. Construído em 1898, em frente à Alfândega, na beira-mar (naquela época, sem os aterros), composto por duas alas, conseguiu sobreviver aos incêndios e, em região bem central, além de uma enorme variedade de produtos comestíveis, artesanato, utensílios diversos e de vestuário, o mercado também oferece bares bem famosos entre os locais, no vão central, sendo um verdadeiro ponto de encontro.

Eu confesso que fiquei aguando, literalmente, quando vi o pastel na mão do garçom do super conhecido Box 32... puxa... uma pena que era ainda de manhã e eu tinha acabado de tomar café da manhã... acho que até sonhei com aquele pastel!!! rsrsrs...

Achei o lugar muito legal, pareceu-me bem frequentado, estava bem agitado, especialmente por ser fim de ano, e foi uma pena não poder explorar mais. Como compramos logo de cara os camarões e as ostras, não deu para ficar zanzando muito por lá para não correr o risco de esquentar os pacotes.

Aliás, meus pais, que já estiveram por lá, compraram crustáceos e embalaram em isopor, no dia de retorno para o Rio, tendo sido muito bem embalados. Daí, chegaram direitinho e quase "fresquinhos" para consumo. É uma boa dica também para quem quiser aproveitar os preços quase imbatíveis de lá!!

Fizemos depois a festa da Ostrada, já na casa dos meus amigos, aproveitando essas delicinhas.

Os camarões foram fritos e as ostras foram bem fervidas, ingeridas apenas com gotas de limão! Simplesmente divino!!!! Super recomendo!!! Momento très chic pagando pouco!! rsrsrs...

As lojas do Mercado Municipal ficam abertas de segunda a sexta, das 9h às 19h. Aos sábados, das 9h às 12h. Já os bares, durante a semana, funcionam até às 22h, mais ou menos, e aos sábados, até às 15h.

O mercado não abre aos domingos.

O carro foi estacionado no lado oposto da pista-Avenida principal, onde há um estacionamento, bastando atravessar uma ponte para chegar nas imediações do Mercado. Em sua rua, há casinhas bem fofas, provavelmente tombadas como Patrimônio Histórico, pelo estilo de arquitetura, que lembra um pouco os casarios da Lapa, pintadinhas e com suas fachadas bem conservadas.

Está localizado na Rua Conselheiro Mafra, n. 255, Centro. Telefone para contato 048 3225-8464.

























  1. Já conhece nosso programa de afiliados ? Desconto exclusivo na compra de moedas estrangeiras, pagamento por clique ou fechamento de venda. Saiba mais http://www.flexcambio.com.br/afiliados.aspx

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR