20 dezembro 2012

Rio de Janeiro: The Color Run...

No último domingo, dia 16/12/12, foi realizada, pela primeira vez no Brasil, a internacional The Color Run, no Aterro do Flamengo/Rio de de Janeiro.

E sim... lá fui eu conferir a tal corrida!! hehehehe...

Embora eu tenha por hábito correr na esteira, na academia, pelo menos 4x na semana e, em média, 5km cada vez, essa foi a minha primeira experiência em corridas pagas!!

Cada vez mais na moda, as corridas organizadas e pagas atraem milhares de pessoas em todo o país!! E são muitas as corridas famosas, como a Vênus (para mulheres), o Circuito das Estações (promovida pela Adidas), o Circuito Rio Antigo ... entre outras!!

Então, como a proposta dessa corrida pareceu-me diferente e interessante, resolvi me aventurar!!

Fiz a inscrição pelo site Ativo, por R$60,00 + taxa do site, que também traz muitas novidades e dicas para os esportistas de plantão. Busquei o kit na véspera, dia 15/12, no Hotel Novo Mundo (kit composto por camiseta de malha básica, tatoo, faixa de cabelo e uma pulseira). Já não gostei da falta de organização para pegar o kit, pois tive que encarar uma fila por cerca de 30 minutos, com direito a chuva. Mas... tudo bem... dos males, era o menor...

O percurso, no Aterro do Flamengo, foi de 5km, iniciando mais ou menos em frente ao Monumento aos Pracinhas. O dia não estava chuvoso (esse mês de dezembro no Rio tem surpreendido com a quantidade de chuvas) e parecia que ia dar tudo certo!!

Mas, já não começou muito bem, pois houve um atraso de quase 40 minutos para a largada!!

Como não havia chip para registrar o seu tempo de corrida e também não havia um controle sobre os primeiros a completarem o circuito, a largada foi ocorrendo por etapas.

Não sei dizer em qual pelotão eu estava... mas sei que era muita gente reunida!! Cerca de 10 mil pessoas lotaram o Aterro do Flamengo!! Talvez eu tenha largado no quarto pelotão...

Sei que, quando chegou a minha vez, já não havia muitos voluntários para jogar a tinta nas pessoas... e, muito pior do que isso, era NÃO TER ÁGUA!!! Pois é... como assim??? A água havia acabado!! Os ambulantes do Aterro que se deram bem, vendendo água durante o percurso...

Tudo bem que não era uma corrida séria, para marcar seu melhor tempo de corrida... a proposta era ser uma grande festa mesmo, uma brincadeira repleta de cores!! Mas, faltar água?? Tanto no início, quanto no final, foi distribuído pela organização uma bebida composta por água de coco e manga. Meio estranha.

Como também faltou a tinta, que era jogada no ar, em pó, havia um monte de gente se jogando no chão, fazendo "anjinho" e brincando com o pó de tinta que ficava acumulado na pista.

Quanto à tinta em pó, no site eles explicam que a tinta sai fácil e pode até mesmo ser ingerida. Sair fácil é mentira, tá?? Tem que esfregar um bocado para sair. Até soube que teve gente com dificuldade de tirar a tinta do cabelo, ficando com o cabelo manchado.

Não vou negar que foi engraçado, porque foi! Foi divertido!!! O espírito que predominou durante a corrida foi esse mesmo, de diversão, de alegria... Só que faltou um pouco mais de atenção por parte dos organizadores, principalmente nessa questão da água ao longo do percurso.

No final da corrida, foram distribuídas mais tintas para os corredores, mediante entrega da sua pulseirinha que vinha com o kit. E, para festejar ainda mais, havia um palco com DJ e muita música!!

Foi muito mais uma festa, uma celebração das cores, do que uma corrida propriamente dita!!

Aliás, o que menos vi por lá foi o pessoal correndo. A maioria caminhou. E, posso até dizer que muita gente participou da corrida sem ter pagado pelo kit.

Se valeu a pena?? Acho que sim. Mas não repetiria a dose, pelo menos não nessa verão internacional.

Pois é... o Brasil tem a sua própria Corrida das Cores, de organização nacional, que já ocorreu em Vitória e tem data marcada para acontecer no Rio de Janeiro, no dia 24/02/13, também no Aterro do Flamengo. O kit da Corrida das Cores parece bem melhor, incluindo até kit lanche. O valor da inscrição está por R$75,00.

Mas acho que já deu de tantas cores para mim!! Não tenho tanta vocação para ser uma color runner... mas fica aí a dica para quem quiser experimentar algo diferente!!


Concentração antes de começar a The Color Run

Monumento em homenagem aos Pracinhas


Finalmente... após quase 1 hora de atraso, foi dada a Largada

A cada 1 km, havia uma cor diferente sendo lançada nas pessoas

Tinta em pó que era jogada nos Color Runners

Aterro do Flamengo colorido

Final da Corrida, palco com DJ e mais festa



Palco + DJ + festa = Color Run


no final corrida... 

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR