terça-feira, 6 de novembro de 2012

Toronto: turismo - Parte 1

Minha passagem por TORONTO foi bastante fragmentada. Estive por lá em 3 momentos diferentes, totalizando 6 noites e algumas tardes, manhãs, dias inteiros... rsrsrs... Ou seja, foi meio bagunçadinho, mas no final eu consegui fazer e ver muita coisa legal!! 

Minha primeira parada em Toronto, logo que cheguei no Canadá, foi uma tarde e a manhã seguinte. 

A maior cidade do Canadá e também capital da província de Ontário, Toronto, que também é a capital financeira do país, reúne cerca de 1/3 da população canadense e continua atraindo diversos imigrantes (quase 50% da população de Toronto nasceu fora do Canadá). A exploração européia na região começou em meados de 1640. Antes disso, era habitada por povos indígenas, nativos norte-americanos. Toronto, em seus primórdios, chegou a fazer parte da Nova França

Aproveitei para conhecer o bairro onde reside meu amigo alemão-canadense, Little Portugal, mas também caminhei bastante, passando pelo Trinity Bellwoods Park, pelos bairros Little Italy e Chinatown, além de outros bairros orientais que se formaram nos arredores de Chinatown e estão engolindo Little Italy, passando pela área financeira (era feriado e essa parte da cidade estava super vazia...), pelo Kensington Market, até chegar no centrinho do burburinho de Toronto, na famosa Dundas Square, no cruzamento das ruas Dundas e Yonge. Entrei rapidinho no Eaton Centre, que estava fechando, e terminei a caminhada na bela praça Nathan Phillips, onde fica a antiga Prefeitura.

Fiz algumas paradinhas nesse percurso, com direito a fotos, comprinhas de souvenirs em Chinatown, experimentei a água de coco do Vietnam (estranha, viu?), um tal de bubble tea chinês (muito doce), passei pelo Art Gallery of Ontario (não entrei nesse momento)

Peguei um bonde elétrico para retornar para a casa do meu amigo, no bairro Little Portugal. 

Minhas impressões iniciais sobre Toronto foram: uma cidade hiper multicultural (com idiomas para todos os gostos, além dos oficiais inglês e francês), bastante moderna, com cara de nova e com muitas construções, edifícios sendo erguidos e obras para todos os lados... confesso que de cara não gostei dos diversos fios que ficam espalhados por algumas ruas, principalmente nas ruas por onde passam os bondes elétricos. Por ser feriado, a cidade não estava muito movimentada. 

O calor era intenso e os dias longos, em homenagem ao verão!! À noite, fui jantar no restaurante/pub do The Drake Hotel. No dia seguinte, pela manhã, caminhei um pouco mais pelas ruas próximas à casa do meu amigo, admirando a arquitetura mais vitoriana dos prédios nos arredores e conversando um pouco em português com alguns atendentes de farmácias. 

Em Little Portugal, como o nome já sugere, espécie de gueto de portugueses, a maioria vem dos Açores. Achei bastante curioso e interessante isso. Daí, após alugar o carro na agência da Herz na Union  Station (o que levou algumas horinhas da manhã), de tomar café no Starbucks (vários espalhados pela cidade), de ver um pouco do lago Ontário, que margeia a cidade, passando por suas Highways (estradas que permitem uma velocidade mais alta), segui caminho para Montreal, passando por Kingston.

Trinity Bellwoods Park no canto direito



Little Italy






Koreantown





Kensington Market

Kensington Market

Kensington Market

Kensington Market

Kensington Market

Kensington Market

Chinatown

Chinatown

Chinatown

Chinatown

Chinatown



Art Gallery

Art Gallery

distrito financeiro

comércio na Dundas Square

Dundas Square

Eaton Centre do lado direito

Eaton Centre

Old City Hall

ligação entre Eaton Centre e The Bay






2 comentários:

  1. Oi, Lily ! Encontrei seu blog por acaso no Google procurando por dicas da trilha da Pedra Bonita. Acabei pegando um moooonte de dicas legais do Canadá, porque tô querendo viajar pra lá daqui a uns meses. Muito interessante seu blog, parabéns. Também tenho um blog de viagens (48 países): http://www.desbravandonovasfronteiras.com.br .Talvez possa ser útil para você também. Abs, Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, tudo bom?
      Que legal! Fico feliz por ter me encontrado =))
      Já fez a trilha da Pedra Bonita?? Fui 2x esse ano!! E quero ir outras vezes também!
      Conhece nosso instagram? É o @apaixonadosporviagens !! Tem muita dica legal lá também!
      Vou visitar seu blog! Parabéns! Compartilhar as dicas é muito bom, né? Mais enriquecedor ainda é esse intercâmbio de informações que conseguimos por aqui!
      Desejo-lhe muito sucesso!
      Abraços,
      Lily

      Excluir