06 setembro 2012

Toronto: Hospedagem

Toronto... por onde comecei a viagem, mas também estive no meio da viagem e, depois, encerrei a viagem!! 

Foram 6 noites distribuídas nesse vai-e-vem. 3 noites eu fiquei hospedada na casa de um querido amigo alemão-canadense, no bairro Little Portugal e nas últimas 3 noites da viagem, retornando a Toronto, optei pela hospedagem no centro, no Hotel Holiday Inn Toronto Downtown Centre.

Toronto é a maior cidade do Canadá e capital da província de Ontário, localizada bem à margem norte do Lago Ontário. 

Além disso, como vocês perceberão nas fotos pelos vários edifícios "arranha-céus", Toronto tem cara de cidade nova e moderna, cosmopolita e não é a toa que  figura como capital financeira do país. Aliás, registre-se que a cidade é considerada um dos principais centros financeiros do mundo!!!

Também é o principal pólo industrial e centro de telecomunicações do Canadá, e eleita como uma das capitais culturais do país. Isso sem falar na questão da segurança, pois, com pequenos índices de criminalidade, ocupa um lugar privilegiado como sendo uma das cidades mais seguras do continente.  

A partir da década de 1960 e 1970, a cidade de Toronto superou a quebequense Montreal em termos de importância e várias empresas mudaram sua sede para Toronto, iniciando a sua ascensão e advento como capital financeira.

Em 1976, inaugurou-se a CN Tower, que até 2007 era a torre mais alta do mundo (foi superada pelo Burj Dubai). Permanece como a mais alta estrutura do ocidente.

E não poderia ficar de fora dessa parte introdutória mencionar que Toronto é uma das cidades mais MULTICULTURAIS DO MUNDO!! Pasmem, mas segundo dados oficiais, QUASE 50% DA POPULAÇÃO DE TORONTO nasceu fora do Canadá, vindo de outros países o mundo: asiáticos, africanos, europeus, hispânicos, árabes, filipinos ... todos convivem em Toronto que, desde de 1850, tem sido um dos principais polos de entrada de imigrantes do mundo!! 

Já imaginou na hora de se comunicar?? rsrsrs... são mais de 100 idiomas e dialetos falados em Toronto!! Confusión!!! rsrsrs... calma... calma... o inglês ainda é o idioma predominante, ok??

Engraçado foi quando, a caminho de Niagara Falls, na estrada, tentando sintonizar uma rádio para ouvir música no carro, eis que me deparo com UMA RÁDIO PORTUGUESA!! hehehehe... sim sim!! É claro que o idioma é o português de Portugal... ainda assim, foi muito interessante e inesperado!!

Mas... então... voltando ao ASSUNTO HOSPEDAGEM, depois de uma "pequena" voltinha introdutória, quando eu penso no Hotel Holiday Inn Toronto Downtown, vem logo a minha cabeça o seguinte: CAFÉ DA MANHÃ!! hahahaha... é verdade!! 

Vejam bem... não sou uma gulosa nem esganada, mas começar o dia com o pé direito, sendo maravilhosamente bem servida com um café da manhã completíssimo e digno de se chamar continental, foi uma maravilha!! Um verdadeiro brunch... um manjar dos deuses!!

Na primeira manhã, eu comi tanto que acho que só voltei a sentir fome já quase anoitecendo!! kkkk... 

Bem... de fato, o café da manhã, a gentileza dos atendentes foi um diferencial extraordinário.

*** Pontos positivos do hotel:

- LOCALIZAÇÃO: muito central, ótima localização, a poucos minutos de caminhada do coração de Toronto - Dundas Square... portanto, a poucos passos de diversos estabelecimentos comerciais famosos, lojas, restaurantes, shoppings - Eaton Centre.

A pé, eu caminhei MUITO a partir do hotel. Andando pela Yonge Street, que cruza a rua do hotel, que é a Carlton Street, e seguindo pela Yonge Street sentido sul, em direção ao Lago Ontario, chega-se rapidamente à mais agitada área da cidade, onde predomina a Dundas Square

Nos arredores da Dundas Square tem de tudo um pouco, mas, principalmente, tem o Eaton Centre, com várias lojas e vários andares subterrâneos!! O Eaton Centre é, sem dúvidas, o principal shopping de Toronto!!

Ainda, seguindo pela Yonge Street e virando na Queen Street, chega-se fácil a Nathan Square, onde está o belíssimo edifício da Old City Hall, da Velha Prefeitura

Ou seja, mesmo sendo uma cidade muito bem servida de metrô, ônibus e bondes elétricos, valendo-me da localização fantástica do hotel, eu conheci as principais atrações e bairros a pé. 

Usei o táxi poucas vezes, voltando à noite do pier HarbourFront, entre o Royal Ontario Museum e a Casa Loma e no deslocamento entre a casa do meu amigo em Little Portugal e o hotel. 

Metrô eu só usei no retorno entre Casa Loma e Hotel. 

E também usei o bonde elétrico, um dos principais meios de transporte público de Toronto, quando fui do hotel para Little Portugal. Foi legal andar de bonde elétrico, parecendo um passeio em Santa Teresa, no Rio de Janeiro (registrando que os bondes de Santa Teresa estão parados após o acidente ocorrido). Só não gostei de ver tantos fios pendurados nas ruas para o bonde passar... achei que poluiu um pouco a paisagem... era fio que não acabava mais!!

Resumindo:  A LOCALIZAÇÃO DO HOTEL HOLIDAY INN está aprovada!!

- CAFÉ DA MANHÃ: incluído na diária, muito farto, diversificado, muito bem servido pelos garçons... tudo de bom!! Apenas um detalhe, que eu não sabia, pois fica uma hostess na porta do salão para o café pedindo tickets-bilhetes que são recolhidos e que permitem o acesso à área para poder desfrutar do café da manhã. No ato do meu check in, o atendente não me deu esses tickets e eu, quando indagada pela hostess, fiquei sem reação. Foi meio chato... contudo, rapidamente resolvido!! 

- CUSTO-BENEFÍCIO: difícil pensar em custo-benefício no final da viagem... depois de morrer em tantos dólares canadenses rsrsrs... mas a verdade é que, para a região do centro, o hotel apresentava um dos valores mais vantajosos. 

- STAFF: tirando esse problema com os tickets do café da manhã, de modo geral, fui muito bem recebida e tratada no hotel. Recebi mapas amplos e atualizados, tive auxílio com bagagens para colocá-las no carro no deslocamento para o aeroporto. Inclusive, foi o próprio hotel, no dia da minha saída, que providenciou meu transfer para o aeroporto, com um carro e motorista de confiança do hotel, tendo corrido tudo muito bem. 


*** Pontos negativos do hotel:

Acho que apenas duas coisas me incomodaram:

1) No dia em que cheguei, indo direto para a frente do hotel, havia uma mensagem que depois das 24:00 eu deveria me dirigir para a entrada dos fundos, pois a portaria principal estava fechada. Fiz exatamente isso e achei um transtorno, porque obviamente a distância entre a recepção e essa entrada dos fundos é maior e não havia rampas!! 

Depois descobri que nem na frente do hotel havia rampas, mas tão somente escadas. Agora imaginem bem a situação de quem já estava carregando 3 malas cheias e pesadas, pós Outlet?? Ou seja, não sei qual a razão de tal medida, mas não achei prático. E a acessibilidade não é da melhores em função das escadas.

2) Embora eu não estivesse mesmo pretendendo colocar o carro no estacionamento do hotel (que era caríssimo!!), que, pela reserva, estava incluído mediante pagamento da diária em separado, pois a ideia era deixar as malas no hotel, fazer o check in e devolver o carro logo em seguida, em garagem próxima a Union Station... bem... só posso dizer que felizmente o meu plano deu certo e se não tivesse dado eu ficaria bem chateada com o hotel já que, ao fazer o check in, fui logo informada que o estacionamento do hotel estava lotado!! 


De resto, acho que são essas as principais ponderações

As instalações eram bem limpas, o quarto não era espaçoso, porém, para 3 noites, foi funcional (meio complicado o deslocamento dentro do quarto com tantas malas). O banheiro era bastante limpo, moderno e bem organizado... 

Tudo no hotel parecia bastante moderno e novo, com layouts novos, mobílias modernas, áreas amplas na recepção para descansar, bom sinal de internet - wifi - que era gratuito,  saída do metrô a poucos passos... farmácia Shoppers (daquele estilo mercado) bem na esquina, ao lado do hotel havia um enorme supermercado e uma loja autorizada para venda de bebibas alcóolicas, The Beer Store

Eu fiz a reserva pelo site Booking.com onde o Hotel Holiday Inn Toronto Downtown está avaliado com nota 8.1 a partir de 203 comentários. 

No site TripAdvisor, que sempre consulto antes de reservar os hotéis, o Hotel Holiday Inn Toronto Downtown conta com 80% de aprovação a partir de 266 avaliações, ocupando o 44º lugar entre 117 hotéis listados.

Para quem quiser comparar com outro hotel, eu recebi a indicação de uma amiga que se hospedou no Bond Hotel e gostou muito de lá. Vendo as fotos disponibilizadas no Booking.com, percebe-se que o hotel também possui um estilo moderno e sua localização é excelente, ainda mais central, mais perto da Dundas Square do que o Holiday Inn. 

Por fim, lembro a todos que eu visitei Toronto no verão e, por isso, não explorei muito a Path - cidade subterrânea - nem mesmo os vários andares subterrâneos do Eaton Centre. Mas, para quem for no inverno, ficar localizado próximo a esses pontos é bastante estratégico para facilitar a locomoção e reduzir a exposição ao frio e vento da superfície.

--> TORONTO

. 3 noites - de 16 a 19 de julho de 2012:

Holiday Inn Toronto Downtown Centre - Address: 30 Carlton Street, The Village
Toronto (Ontario), M5B 2E9

Preço Total das 3 diárias, sem impostos: 417CAD
Impostos não incluídos: 13,00%
Estacionamento não incluído: 25CAD por dia
Café da Manhã Incluído

-> ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE INTERESSE:
. CN Tower (restaurantes: Horizons, que é mais informal; e o 360º, que é giratório), 
. Lago Ontário (ciclovia, pista para caminhada, restaurantes e bares),
. Harbourfront Centre
. Skywalk (uma passagem elevada para pedestres), 
. Path (a cidade que se esparrama por 27 quilômetros nos subterrâneos de Toronto), 
. Nathan Philips Square (a linda praça que abriga a velha prefeitura), 
. Chinatown (sentido oeste de Queen Street ou Dundas Street), 
. Kensington Market, 
. Distillery District
. Mill Street Brew Pub (dentro do Distillery District), 
. tour pelo Distillery District a bordo dos segways (patinete para adultos), 
. Art Gallery of Ontario e o Royal Ontario Museum
. Bloor Street, Yonge Street, Eaton Centre e The Bay (compras), 
. Edifícios da Prefeitura (novo e velho)
. Palácio do Governador, 
. campus da Universidade, 
. a elegante área de Yorkville, 
. as casas com estilo vitoriano,
. Casa Loma (onde foi filmado X-Men), 
. tour pelo Roger Centre, antigo SkyDome, 
. Ontario Place, 
. Toronto Zoo
. Ontario Science Centre
. Union Station
. Dundas Square (o coração de Toronto - cruzamento da Yonge Street com a Dundas Street)
. os bairros e suas comunidades: Chinatown, Little Portugal, Greektown
. Ilhas de Toronto (passeio de barco que sai do Queens Quay)
. High Park
. Queen's Park
. Queen Street, Yonge Street, Dundas Street
. Teatros de Toronto (Theatre District - só perde para NY e Londres)
. Osgoode Hall
. Assembleia Legislativa de Ontario

CN Tower e Roger Centre

Hotel Holiday Inn

Recepção do Hotel Holiday Inn

Recepção do Hotel Holiday Inn

Yonge Street perto da Carlton Street (rua do hotel)

Yonge Street

Yonge Street


chegando no cruzamento da Yonge com a Dundas Street

Dundas com Yonge Street

Dundas com Yonge Street

Dundas Square e Eaton Centre

Eaton Centre

CN Tower

Lago Ontario visto da CN Tower



Harbourfront - pier no Lago Ontario

Ilhas de Toronto no Lago Ontario



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR