20 setembro 2012

Niagara Falls: Journey Behind the Falls e Table Rock!!

JOURNEY BEHIND THE FALLS!! Esse foi o outro passeio que eu fiz em Niagara Falls

Antes de comentar sobre o passeio, adianto logo que esse aqui é dispensável para quem não tem muito tempo disponível, ok? 

Eu achei o passeio legal sim, só que a parte mais legal, na minha opinião, foi descer até a Table Rock e poder ficar ali embaixo pertinho da Horseshoe Falls, a mais poderosa cachoeira da América do Norte. Isso sim foi bem emocionante. 

Andar pelo túnel construído atrás da Horseshoe Falls, em si, é legalzinho. Tudo bem que foi bacana poder ouvir os estrondoso barulho que a água fazia ao cair, que mais pareciam trovões. Mas... mas... mas... volto a dizer: se o seu tempo for curto e só puder fazer um passeio, escolha o Maid of the Mist!!

Agora, se você estiver com bastante tempo livre, talvez valha muito a pena comprar o Passe que abrange várias atrações por 45CAD (preços na data do post). Esse passe compreende o seguinte:

- Maid of the Mist
- Niagara's Fury
- Journey Behind the Falls
- White Water Walk
- E, pelo site, é possível acrescentar transporte e visita ao Conservatório de Borboletas, entre outros atrativos locais. 

Eu me lembro que o passe vendido lá em Niagara Falls, nos quiosques de venda espalhados pelo Parque Rainha Victoria e na Maid of the Mist Plaza, incluíam várias atrações turísticas. Se você pretender fazer ao menos 3 das atrações, o passe já será uma boa economia.

MAIS CURIOSIDADES SOBRE A HORSESHOE FALLS E JOURNEY BEHIND THE FALLS:

Você sabia que 1/5 da água doce passa pela catarata? Nem eu sabia!! rsrsrs... impressionante, não??

Durante os dias de verão - exatamente quando eu estive por lá- mais de 2.800 m³ de água caem pela Horseshoe Falls a cada segundo, viajando 66 quilômetros por hora!!

Descendo 150 pés (aproximadamente 46 metros) com a ajuda de elevadores, você chegará ao túnel e aos dois níveis de decks para observação da catarata. 

Atenção: no inverno, em razão do gelo e neve, o deck mais baixo costuma ficar fechado para visitas.

Eu paguei 15 CAD + impostos, quando fui, no verão. O local de acesso fica bem no final do Parque Rainha Victoria, em uma espécie de shopping/galeria, com lojas de souvenirs, decks e mirantes/observatórios, restaurantes, entre outros. Lá dentro há uma bilheteria para compra apenas do Journey Behind The Falls e também há bilheterias para a compra do Passe com várias atrações.

Resumindo, o Journey Behind the Falls consiste em uma plataforma de observação da Horseshoe Falls e uma série de túneis que percorrem por trás da catarata. Os dois túneis medem aproximadamente 46 metros. 

Ao longo da caminhada pelo túnel, é interessante ler algumas das placas que contêm explicações sobre a origem das Cataratas, seu valor histórico e econômicos, alguns visitantes famosos e célebres, os casos dos sobreviventes, como foi o do menino de 7 anos que sobreviveu a um naufrágio na década de 60... ou seja, a visita pode ser bastante instrutiva também, além de turística.

Quanto aos decks/plataformas de observação, a primeira, coberta, é mais apropriada para quem não quer se molhar muito.

No passeio, durante o verão, todos ganham uma capa de chuva para se proteger. Dentro dos túneis ela nem tem tanta utilidade. Mas já na primeira plataforma, que molha um pouco, já se entende o porquê do seu uso. E na segunda, mais baixa, uuuuiiiii... mais água!!

O melhor mesmo é descer até o Table Rock e desapegar-se de ficar molhado!! A plataforma mais baixa  é ideal para curtir bem de pertinho, de baixo para cima, a fabulosa Horseshoe Falls. E, é claro, fotografar muito porque é, de fato, um cenário deslumbrante!!

Aproveito para, de novo, registrar aqui que o uso de máquinas a prova de água ou de capas protetoras waterproof é essencial!! O que eu mais vi por lá foi gente que não sabia como tirar as fotos sem molhar as câmeras e muitos vieram me perguntar sobre a capa protetora que comprei para minha câmera. 

As marcas DiCaPac e GoPro são excelentes!!

Eu acabei comprando uma simples, pois já tenho câmera a prova d'água, mas não queria levar a câmera só para usar em Niagara Falls e evitar problemas com a Receita Federal na volta para o Brasil (não podemos mais declarar os produtos na ida, aqueles que já possuímos, por isso eu não queria viajar com duas câmeras e levar a waterproof só para essa ocasião). Achei mais prático carregar uma única câmera e comprar a capa protetora para usar nos passeios em Niagara Falls. E deu muito certo!! 

O único problema é que minha câmera, que tem mecanismos de semi profissional, embora não seja muito robusta e grandinha, o flash ele abre e, com a bag que comprei, não deu para usar flash nas fotos. Ainda bem que o dia estava claro, com vários momentos ensolarados!! 

Eu comprei duas capas, uma maior e outra menor. Somente a maior serviu para minha câmera e a menor foi usada para o celular. Da marca Lewis N. Clark - comprei pelo website Amazon. RECOMENTO!! As fotos ficaram legais - obviamente tirei um monte para poder garantir algumas bem boas!! E realmente, sem mergulhar com a câmera (não sei se a capa é boa para mergulho), ela deixou a câmera bem seca depois de jatos e jatos de água do Maid of the Mist e o Journey Behind the Falls

Ah... e como tinha que ser, antes mesmo de você descer, é mais uma vez convidado para posar para uma foto (o mesmo ocorre no Maid of the Mist) e, após terminado o passeio, que dura o tempo que você quiser - você pode passar horas ali se desejar - ao retornar pelos elevadores, onde é que você sai?? Em uma imensa loja de souvernirs!! heheheh... e pode comprar a foto/montagem, totalmente fake, que eles vendem por lá. 

Só uma crítica: eu fui no verão e estava um baita calor na cidade. Só que, depois de retornar, na hora de tirar a capa de chuva que eles dão (e você pode levar para casa se quiser - é brinde!!) o frio é tão intenso do ar condicionado que eu praticamente congelei, inclusive porque estava molhada depois de ir ao Table Rock. Achei isso meio chato e reparei em quase todas as atrações turísticas do Canadá fechadas, especialmente museus, parece até que eles gostam muito de frio mesmo!! Confesso que eu passei frio em vários momentos durante a viagem quando estava em lugares fechados e totalmente congelantes por causa do ar condicionado.

De resto, mais uma vez, foi um passeio tranquilo, organizado, divertido, interessante e diferente. Recomendo para quem tiver um tempo extra em Niagara Falls. 


túnel do Journey Behind the Falls


Um dos portais do túnel para ver a força das águas da Horseshoe Falls




saindo do túnel, em direção a Table Rock

Table Rock

Rio Niagara com Rainbow Bridge ao fundo

Pertinho da Horseshoe Falls

somewhere over the rainbow... hehehehe...







Maid of the Mist chegando perto da Horseshoe Falls

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR