18 setembro 2012

Canadá/Niagara-on-the-Lake: ATTRACTIONS

Interessado em beber um bom vinho no Canadá?? E que tal conhecer algumas vinícolas e fazer degustação de uvas, vinhos, conhecer um pouco mais da fabricação, passear pelas parreiras?? 

Pois Niagara-on-the-Lake é o lugar certo para você relaxar e curtir um bom vinho, admirando a paisagem do Lago Ontário ou caminhando pelo centrinho da cidade, que é todo lindinho, com vários palacetes e mansões nas proximidades, além, é claro, de diversas e incontáveis vinícolas!!

Perfeito para conhecer caso você esteja em Toronto a caminho de Niagara Falls para conhecer as belíssimas cataratas. E foi exatamente o que eu fiz em julho de 2012. Niagara Falls fica a mais ou menos 130km de Toronto e Niagara-on-the-Lake fica um pouco antes.

De Niagara-on-the-Lake para Niagara Falls, não deixe de ir pela Niagara Parkway!! Essa estrada, que acompanha o Rio Niagara Gorge, é muito bonita!! Merece várias pausas ao longo da estrada para avistar o rio. 

Por essa estrada, a Niagara Parkway, passei por uma hidrelétrica, pelo relógio de flores, pela Escola de Horticultura, por diversos parques e jardins, vários mirantes para ver o rio e também pude ver de pertinho o Whirpool aéreo, espécie de bondinho/teleférico que atravessa o rio, de uma margem a outra, pendurado por um cabo, bem em cima de um redemoinho no rio, onde as águas são bem mais intensas com corredeiras. Pareceu super emocionante!! Mas eu não fui, apenas vi os corajosos indo... 

Então... a dica é sair bem cedinho de Toronto (dessa vez eu consegui!!). Saí por volta das 9:00 da matina e por isso meu dia rendeu bastante. Fui num domingo e a estrada para acesso a Niagara-on-the-Lake e Niagara Falls, partindo de Toronto, estava bem tranquila. Como ia dormir em Niagara Falls, eu dia um longo dia pela frente para aproveitar ao máximo tudo o que aparecesse pela frente - lembro que no verão os dias são mais longos, anoitecendo por volta das 21:00.

Voltando a falar sobre Niagara-on-the-Lake, antes de chegar ao centrinho da cidade, já se percebe o motivo da sua fama em relação aos vinhos: várias vinícolas acompanham a estrada!! E estava tudo beeeem verdinho no verão!! Só não deu para ver as uvas...

E sabe o que é legal de lá?? Estão recordados que na Província de Ontário existe uma regra que proíbe a venda de bebidas alcoólicas, salvo se for pelas duas únicas lojas autorizadas pelo Governo - LCBO e The Beer Store ?? 

Então, lá em Niagara-on-the-Lake você pode comprar vinhos - ao menos vinhos!! - nas diversas lojas Winneries espalhadas pela cidade, inclusive nas próprias vinícolas, pois, a grande maioria das vinícolas, pequenas, médias ou grandes, possuem suas lojas para compras de produtos relacionados ao vinho, além de vinhos, é claro, e também oferecem degustações e visitas aos tonéis e ao interior da vinícola. 

Legal, não é? Eu achei ótimo isso e aproveitei a oportunidade para provar vinhos locais os quais, diga-se de passagem, me surpreenderam bastante. Tomei um vinho rosé muito gostoso, de fabricação local, além de um pinot noir e um cabernet sauvignon maravilhosos. 

Antes mesmo de se chegar ao centrinho da cidade, há várias opções de vinícolas para você parar e fazer suas aquisições e degustações. Mas, no próprio centrinho da cidade, também há diversas lojas especializadas no assunto.

Meu pit stop foi na Diamond Wine Boutique. Fui muito - MUITO - bem atendida e não resisti à degustação - é claro! Também, pelo preço, eu tinha que saborear os vinhos locais, além de comprar vinho e alguns produtos. 

Por 1CAD podia-se saborear 3 tipos diferentes de vinhos. Bem, as taças eram servidas até quase a metade e, ao meu ver, por apenas 1 CAD - 1 dólar canadense - eu teria degustado muito mais se não fosse a solidariedade prestada ao pobre coitado do motorista que ficou com receios das leis locais quanto ao álcool. 

Detalhe curioso é que ninguém sabia ao certo informar se podia ou não beber e dirigir. Por se tratar de uma famosa região de vinícolas que atrai muita gente exatamente por isso, a recomendação dada foi a de que não houvesse abusos nítidos e visíveis de embriaguez. Por via das dúvidas, para quem estiver dirigindo, melhor ficar na degustação de leve e não exagerar.

Niagara-on-the-Lake, que fica exatamente na região onde o Rio Niagara encontra-se com o Lago Ontário, é uma cidade localizada às margens do Lago Ontário, pertencente à Província de Ontário, foi, nos seus primórdios, uma base militar dos ingleses.

Em 1792, foi eleita como capital do Upper Canada, e assim permaneceu até 1797. Teve um papel muito importante durante a guerra de 1812, quando foi tomada por americanos após uma batalha travada que levou a cidade às chamas e grande destruição. Essa guerra é até hoje lembrada por sua importância histórica e o Forte George, reconstruído depois, figura como atração turística e como local histórico, onde se guardam as memórias e celebram a reconstrução da cidade, especialmente nesse ano de 2012 pelo bicentenário da guerra.

Como a minha proposta era conhecer um pouco do lugar, explorar as redondezas, parar em uma vinícola e admirar o Lago Ontario, a caminho de Niagara Falls, eu fiquei super feliz por conseguir fazer tudo isso!!

O centrinho era repleto de lojinhas fofas. A grande maioria relacionada ao vinho e seus produtos. Mas reparei que havia outras que vendiam, além de souvenirs, muitos produtos de Natal. Fiquei imaginando a cidade nessa época natalina, toda enfeitada.... com certeza linda! O centrinho e todos os arredores estavam muito enfeitados com flores, arranjos, pracinhas... tudo muito organizado e limpo!!

E para os amantes de um bom vinho, há alguns roteiros pelas vinícolas com degustações, além de festivais com direito a muito vinho para todos!!

Ruas cheias (talvez por ser domingo)... a torre com o relógio no centrinho ... as casinhas, mansões e palacetes conferiam um charme ainda maior ao local. Embora eu tenha conseguido fazer tudo a que me propus fazer, confesso que fiquei uma mega vontade de pernoitar lá e passar a tarde inteira degustando vinhos, andando pela cidade... achei super romântico também!! Fica a dica!!!

E quem tiver se interessado e quiser mais dados sobre o lugar, consulte esses sites abaixo:



Estrada entre Toronto e Niagara Falls

Vinícolas pelo caminho entre Toronto e Niagara-on-the-Lake


Vinícola onde parei para uma pequena degustação



Degustação de 3 tipos de vinhos por apenas 1CAD

A Vinícola e suas instalações

Parreiras 

Parreiras

área da vinícola

centrinho da cidade de Niagara-on-the-Lake

loja LCBO, autorizada pelo Governo da Província de Ontário a vender bebidas alcoólicas



Lago Ontário

Lago Ontário








lindo edifício da Corte de Julgamentos

Mapa das áreas históricas de Niagara-on-the-Lake


tinha que fotografar esse bebedouro fofo no centrinho da cidade, né??


Já na estrada Niagara Parkway... O RIO NIAGARA

Hidrelétrica de Ontário

Hidrelétrica de Ontário

Rio Niagara

Whirlpool Aéreo (aquele "bondinho" lá em cima)

Rio Niagara

Whirlpool Aéreo atravessando o Rio Niagara

Whirlpool Aéreo atravessando o Rio Niagara



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR