sexta-feira, 25 de maio de 2012

Buenos Aires: Hospedagem/Vantagens da Recoleta e Retiro!!

Para quem ainda não sabe onde ficar em Buenos Aires e está em dúvida sobre qual seria o melhor bairro, seguem algumas dicas e vantagens de se hospedar nos bairros Recoleta e Retiro/Microcentro.


****** RECOLETA

. O que é possível conhecer com caminhadas curtas (poucos passos ou poucos quarteirões):

Dá para ir a pé para restaurantes, cafés (La Biela), sorveteria (Freddo), bares e pubs... Também tem como ir a pé até a Avenida Santa Fé, onde fica a famosa e gigantesca Livraria El Ateneo... bem como é possível com caminhadas curtas chegar ao Cemitério (sepultados ilustres e famosos da história argentina), Basílica del Pilar, feira da Recoleta, Shopping Bs Aires Design (dentro deste há vários restaurantes, pubs e o Hard Rock Café...)

Além disso, também pode-se ir a pé até a Floralis (a flor gigante em frente a Faculdade de Direito), ao Museu de Belas Artes (lindas obras de artistas impressionistas como Renoir, Monet, Van Gogh, entre outros), Patio Bullrich (o shopping mais chique de Bue) e Sanjuanino (famoso restaurante de empanadas que é considerado pelos portenhos como o melhor de Bue!!)

. O que é possível conhecer com caminhadas mais longas de 15 a 40 minutos: 

Se quiser caminhar mais uns 10 a 15 minutos, também dá para ir a pé até o Jardim Japonês, que fica em Palermo (eu já fiz essa caminhada, passando por praças e é super agradável!!!).

Caminhando também uns 15minutos vai chegar na Avenida 9 de Julho (a rua mais larga do mundo) e dá para ver o Teatro Colón e o Obelisco. 

Tem como ir até a Plaza San Martin, no bairro Retiro, com uns 10 minutos e caminhada.

Seguindo pela Avenida 9 de Julio ou pela Calle Florida, caminhando um total de 30 a 45 minutos, chega-se também na Casa Rosada, Avenida de Mayo e Café Tortoni. 

. Com o auxílio de um Táxi --> para Puerto Madero, San Telmo, La Boca e Casa de Carlos Gardel e Shopping Abasto.

. A grande vantagem de ficar na Recoleta é ter acesso rápido a bares/cafés/restaurantes/pubs

. À noite, por exemplo, eu acho bom explorar esses três lugares: 

- Jantar em Puerto Madero (tem que ir lá pelo menos um dia!!!), Passar pela Plaza Serrano em Palermo (essa praça durante os finais de semana é reduto de feiras de fashionistas e é cercada de diversos bares e pubs... à noite ela costuma ficar movimentada e com opções de nightzinhas... em 2010 eu saí lá um dia e foi bem divertido... ) .. Aliás, dá perfeitamente para jantar em Puerto Madero e depois ir para Palermo na Plaza Serrano para dar uma esticadinha, ver o movimento... enfim... tudo depende da disposição em jogo!! ... E na Recoleta, além de diversos restaurantes e cafés (o mais famoso café o La Biela) também tem muita opção noturna de pubs no seu centrinho. 

. No Microcentro propriamente dito não tem nada de muito interessante para fazer à noite... Restaurantes costumam fechar cedo e andar por ali a pé é meio estranho... Não digo perigoso, mas tem que ter atenção.


***** RETIRO/MICROCENTRO: onde fiquei hospedada nas duas últimas vezes em que estive em Bue.

. O que é possível conhecer com caminhadas curtas

A poucos passos está a Plaza San Martín e a Av. 9 de Julho com o Obelisco e Teatro Colón. A poucos passos também está a famosa rua de compras, a  Calle Florida (onde estão algumas lojas famosas como Zara, Fallabela, filial da livraria El Ateneo, Café Havanna, muitos restaurantes na Calle Florida ou próximos... onde fica também a famosa Galerías Pacífico, shopping lindo por fora e por dentro!! Belíssima arquitetura!!).

Com uns 10 minutos (sem parar, o que é difícil) tem como ir tranquilamente até a Casa Rosada, Catedral, El Cabildo (Plaza de Mayo) e Café Tortoni... E, no mesmo esquema (caminhando sem parar), é possível chegar em Puerto Madero com uns 15 minutos (onde tem os restaurantes, o barco-museu e a Puente de la Mujer).

Se caminhar mais um pouco, a partir do Café Tortoni, seguindo pela Avenida de Mayo, atravessa-se a 9 de Julho e vai até o Congresso, cuja arquitetura também é belíssima e conta com jardins e chafarizes em sua frente.

. O que é possível conhecer com caminhadas mais longas de até 40 minutos

Na verdade, o que eu citei antes, especialmente com relação a Puerto Madero/Casa Rosada/Congresso, como dificilmente consegue-se caminhar direto, sem parar em algum lugar, acaba que a caminhada leva pelo menos isso, uns 40 minutos... 

Então, aqui eu vou colocar o lado da Recoleta porque para lá, sem parar em lugar algum, a caminhada desde o Retiro vai levar uns 20 minutos mais ou menos ou mais um pouco a depender de quão contemplativa seja essa caminhada... 

Logo, dá para ir até o Jardim Japonês caminhando, e aí sim será uma caminhada de uns 40 minutos (eu já fiz essa caminhada do Jardim Japonês até o Centro e adorei por ser muito bonita!! Mas tem que gostar de andar porque é uma caminhada de mais de 1 hora já quando se vai parando nos lugares... Eu acho que vale a pena ir caminhando e voltar de táxi... )

. Com o auxílio de um Táxi: La Boca, San Telmo, Palermo


-->>>>> Na minha opinião, as atrações que considero imperdíveis em Buenos Aires são: 

- Jardim Japonês
- Plaza San Martín
- Caminhar em Puerto Madero, especialmente ao anoitecer, e jantar ou no Cabaña Las Lilás ou no El Potrillo
- Caminhar pela Recoleta e comer algo por lá, seja em um café ou em um restaurante 
- Tomar sorvete Freddo, principalmente o de dulce de leche tentación (pra quem gosta de doce que seja muito doce!! hehehehe ... como eu!!)
- Café Havanna e alfajor!!
- Feiras da Recoleta, Palermo (Plaza Serrano), San Telmo... a Feira de San Telmo ocorre somente aos domingos, a de Palermo e da Recoleta ocorrem aos finais de semana.
- Sair à noite em Puerto Madero, Recoleta e Palermo (os melhores lugares!!)
- Andar pela Calle Florida e entrar na Galerías Pacífico (acho esse um dos prédios mais lindos que já vi!!)
- Tomar um café com churros ou comer alguma outra coisa no Café Tortoni
- Show de tango... e olha que eu já fui em 4 shows!!! ... e sempre costumo dizer para quem nunca foi que é mto legal!! Mas tem que ao menos gostar da dança e da música, né??
- La Boca/Caminito... caminhar por ali é legal também por ser tão pitoresco o lugar... não tem mto o que fazer, além de ver o pessoal dançando tango pela rua e sentar em algum bar ou café para tomar um vinho!! E fazer comprinhas de artigos em couro e souvenirs
- La Bombonera e museu do Boca Jrs... já fui duas vezes!! Para quem curte muito futebol (menos os tricolores que eu acho que não querem entrar lá nem tão cedo... rsrsrs)


Nenhum comentário:

Postar um comentário