06 fevereiro 2012

Salvador: Carnaval e Dicas!! (1)

E tem como pensar em Carnaval e não pensar em SALVADOR??? Tem não, gente!!!

Fonte: Internet/Google

Um dos destinos mais procurados do Brasil, reconhecido por muitos como o maior carnaval do planeta, adorado por tantos e odiado por outros, Salvador é um lugar que recebe nessa época do ano milhões de turistas e foliões a procura de diversão!!



E como já diria a música: "Ahh, que bom você chegou! Bem vindo a Salvador, coração do Brasil!! Vem, você vai conhecer a cidade de luz e prazer, correndo atrás do trio. E vai compreender que o baiano é um povo a mais de mil. Ele tem Deus no seu coração e o Diabo no quadril. We are carnaval! We are folia! We are the world of carnaval! We are Bahia!".

Fonte: Internet/Google

Bem, após hesitar alguns anos em encarar esse tão mega famoso carnaval baiano, eu acabei me rendendo e fui conferir a festa que já havia ouvido tanto falar e, é claro, já tinha visto em fotos e reportagens. Estava um pouco receosa e talvez assustada e fiz uma promessa de que se eu não sobrevivesse ao primeiro dia em bloco, eu venderia os outros abadás dos blocos que já havia comprado e ficaria só no esqueminha camarote.

No final, deu tudo certo!!! Aproveitei muito! Curti demais! Pulei, dancei, cantei, fiquei rouca, com pés doloridos, cheia de Salompas pelo corpo (Ainda bem que existe Salompas!!!) e confesso que realmente foi uma experiência de vida!! 

Acho que vale a pena ir ao menos uma vez para vivenciar aquele clima de folia, de festa, a energia boa das terras baianas... mas também tem que ter consciência dos possíveis perrengues que são enfrentados por lá como multidões, empurra-empurra, puxões e pisadas nos pés que são frequentes, gente suada, muito suada, alguns muitos com teor alcoólico bem acima do desejado e agindo de forma super inconveniente e alguns estresses com segurança e deslocamentos também!! 



Se você conseguir abstrair tudo isso e não se importar com esses problemas comuns em eventos que reúnem multidões, pode ir sem medo de ser feliz!!! 

Antes de mais nada, eu já logo registro aqui que comecei a planejar a minha ida para o Carnaval de SSA de 2011 com um ano de antecedência!! Sim, um ano mesmo!! 

Primeira coisa que fiz foi comprar passagens aéreas!! Garanti logo as passagens com ótimo preço (na época paguei ida e volta com taxas em torno de R$700,00!! Uma bagatela para esse período!!).

Depois comecei a acompanhar os sites de abadás para ver quando eles lançariam os blocos e camarotes e já comprar tudo nos primeiros lotes. 

É claro que para isso eu me encontrei com minhas amigas guerreiras que foram comigo e discutimos quais blocos e camarotes gostaríamos de ir e conhecer. Depois de formar uma lista de blocos e camarotes, começamos a ver mais ou menos os dias deles para encaixar dentro do período que estaríamos por lá. Isso porque eu cheguei na sexta feira véspera de carnaval e nesse dia eu não fiz nada porque não havia condições nem físicas nem pelo horário (cheguei no hotel por volta das 02:00 da madrugada de sexta para sábado de carnaval). E fiquei até quinta de manhã cedo, quando então voltei pro Rio.

Infelizmente, não tem como ir a todos os blocos e camarotes de que gostaria porque esse lance de encaixar os horários dificulta um bocado. 

Por exemplo, eu dei preferência aos blocos do circuito Barra-Ondina porque  é um circuito menor, mais arejado, do lado da praia, onde estão também os melhores camarotes e, em função disso, tive que desistir de alguns blocos do circuito Campo Grande.

Fonte: Internet/Google

Mas vamos por etapas:

1) Como já disse, passagens aéreas foram compradas com muita antecedência (um ano antes). Se você tem milhas para ir com Gol ou TAM, vale a pena usá-las caso decida passar carnaval em SSA mais em cima da hora.


2) Decidir em quais blocos e camarotes se pretende ir dentro do período que tiver para passar em Salvador.

Para isso, é bom entender que há dois principais circuitos de carnaval em Salvador: Barra-Ondina e Campo Grande.

O circuito Campo Grande, também chamado de Circuito Avenida ou Osmar, é o mais antigo, mais tradicional, na cidade Alta, passando por locais históricos da cidade, como Praça Castro Alves, bem próximo ao elevador Lacerda e Pelourinho também. Os blocos se concentram no Corredor Vitória e vão percorrendo toda a Avenida 7 de Setembro.

Fonte: Internet/Google

Esse circuito é maior, aproximadamente uns 6Km, cheio de ladeiras e não é muito arejado. Na descida da ladeira Castro Alves foi um perrengue danado!! Achei que seria empurrada e pisoteada ali pelo pessoal que em atrás. Mas no final deu tudo certo!! rsrsrs... com uma certa aflição e aquele pensamento de "nunca mais eu faço isso" !! kkkkk... 

Fonte: Internet/Google

Fonte: Internet/Google

O circuito Barra-Ondina, também chamado de Dodô, criado mais recentemente, tem um percurso de 4Km à beira-mar, que o torna mais agradável e arejado. Não há ladeiras no meio do caminho o que facilita bastante!! É um circuito mais tranquilo, que começa no farol da Barra e segue pela orla, terminando no bairro da Ondina.

Fonte: Internet/Google

Fonte: Internet/Google

3) Sites para pesquisa e compra de abadás que eu consultei:


Como os blocos e camarotes são bem caros (nem adianta deixar o escorpião no bolso se deseja ir para SSA no carnaval!!! É tudo muito caro mesmo!!), é bom consultar os sites e comparar os preços porque pode sim haver variação de valores e, com isso, já se consegue economizar um pouquinho.

Eu consegui comprar todos os blocos e camarotes em seus primeiros lotes e economizei um bocado com isso!!

Não se esqueça de ficar atento aos documentos necessários para realizar a retirada do abadá e de se informar quanto ao local de retirada dos abadás. Cada site costuma ter um local próprio de retirada. Muitos ficam no Shopping Iguatemi e no Aeroparque. Os sites costumam enviar por e-mail para os compradores dando orientações sobre a retirada. 

O ideal é retirar todos os abadás de uma só vez nos lugares onde tiver que ir. A dica é ir cedo, ou o mais cedo que conseguir, para evitar filas na hora de retirar o abadá. 

E como abadá é algo caro e é revendido lá na hora com preços absurdos, seja esperto: NÃO DÊ MOLE COM SEU ABADÁ PARA NÃO SER ROUBADO/FURTADO!! Esteja atento a isso, principalmente agora que a Polícia em Salvador está em greve e o mesmo aconteceu ano passado às vésperas do carnaval quando eles também entraram em greve. 

Lá em SSA há muitos mercados negros de abadás, um enorme que ficava até perto do meu hotel, ali na Barra/Porto da Barra. Portanto, fique ligado, seja esperto e evite aborrecimentos!!

Nada aconteceu comigo, graças a Deus! Mas eu fui super preocupada e diligente com esses detalhes de segurança.




4) Mais sites para pesquisa sobre o Carnaval em SSA e abadás (esses sites eu vi agora e achei bacanas também!!)


Eu e minhas amigas escolhemos os seguintes blocos e camarotes:

. Camarote do Nana no sábado
. Camarote Salvador na segunda
. Camarote do Reino na terça
. Bloco Cerveja e Cia da Ivete no sábado
. Bloco Me Abraça do Asa de Águia no domingo
. Bloco Eva na segunda (o único do circuito Campo Grande)

Achei ótimo esse esquema de revezar, colocando um bloco + camarote em um dia e no dia seguinte ou só bloco ou só camarote. Assim pudemos aproveitar bastante e tivemos tempo de recuperar as forças e energias para cair na folia no dia seguinte. O tempo de recuperação entre um dia e outro é fundamental para não voltar pra casa mais destruído do que já é esperado. É claro que todo mundo volta cansado, exausto, esgotado, um verdadeiro bagaço da laranja espremido... mas tem como planejar e organizar os dias de blocos e camarotes para evitar só um pouquinho a fadiga.

Nem preciso dizer que bloco é milhões de vezes mais cansativo do que camarote!! No bloco não tem folga!! No camarote, pode-se sentar, comer, relaxar, muitos têm até salão de beleza e outros mimos para quem está lá dentro.



5) Hospedagem:

Esse talvez seja o maior dos problemas: Tudo muito caro em Salvador nessa época!! E, além de ter muita coisa cara, muitos hotéis e pousadas oferecem uma infra-estrutura super simples para o que cobram.

Depois de ter uns pequenos estresses procurando um lugar para me abrigar em Salvador com minhas amigas com uma hospedagem que estava certa dentro do Forte Militar em Amaralina, e que acabou dando tudo errado, comecei uma verdadeira maratona atrás de um hotel ou pousada para ficar. Muitos já estavam lotados (e isso foi em novembro de 2010 para passar o carnaval que foi final de fevereiro de 2011!!), outros eram absurdamente caros, outros não tinham uma localização bacana pra gente... enfim... foi uma loucura achar um lugar razoável (preço e conforto mínimo) para ficar em SSA. 

Cheguei a consultar vários amigos procurando até mesmo apartamento para alugar. É claro que os preços eram astronômicos também!! 

Enfim, pelo menos no final eu arranjei um hotel no Porto da Barra, bem colado ao início do circuito Barra-Ondina, que começa no Farol da Barra, e foi a melhor opção.

O Hotel Porto da Barra, que ficava de frente para a praia do Porto da Barra, foi muito receptivo. Aliás, o que seria de mim sem o Luciano que tantas vezes me atendeu e mudou minhas reservas de quarto duplo, depois para triplo e depois para quádruplo, salvando a gente de ter que procurar outro hotel e sempre tão gentil no atendimento!!! 

O hotel era simples, com café da manhã, quarto espaçoso, o que foi ótimo para a gente se arrumar, afinal éramos QUATRO mulheres, e também brincar de customizar os abadás, algo que necessita de um bom espaço para fazer a sujeira com os cortes e recortes!!

O café da manhã era simples, mas razoável, dentro do esperado. A única reclamação a ser feita foi a questão da limpeza!! Como a gente quase sempre acordava tarde, já que chegávamos dos camarotes por volta das 07:00h, e o serviço de quarto de limpeza era feito até às 13:00h e, por isso, perdemos a limpeza em alguns dias o que foi desagradável. Acho que nessa época do ano os hotéis precisam se preparar e estarem organizados para estender o serviço de limpeza para algo além das 13:00h. Fica a dica!!

Vi um site que parece interessante e cuida de aluguel de apartamentos em Salvador. Acho que vale a pena consultá-lo para quem tiver vontade de alugar um apartamento ao invés de ficar em hotel - Carnaval em Salvador


6) Transfer Aeroporto-Hotel:

O serviço de transfer aeroporto-hotel foi totalmente negociado com o Luciano, recepcionista do Hotel Porto da Barra. Ele viu tudo para a gente e o serviço foi executado de forma bem eficiente, tanto na chegada quanto na partida. 

Como o aeroporto de Salvador fica mais longe, no município de Lauro de Freitas, se deixar para pegar um táxi no aeroporto, é possível que seja cobrado um valor bem mais caro do que o normal. Por isso preferi reservar o transfer e paguei algo em torno de R$70,00 (mais ou menos, pois não lembro o valor exato).

Fonte: Internet/Google


AGUARDEM O PRÓXIMO POST QUE TEM MAIS DICA, INFORMAÇÃO E RELATOS SOBRE O CARNAVAL EM SALVADOR, BLOCOS E CAMAROTES!!! ACOMPANHEM!!!!

  1. Gostei bastante do que eu li! Eu e uma galera combinamos de passar o carnaval em salvador este ano, utilizei este site para procurar o hotel http://www.clickhoteis.com.br/Salvador-Brasil/Hoteis/ E vamos partir amanha de tarde!!
    Obrigado pelas informações!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Fábio!!! Fico contente em saber!! Pois é, o clickhoteis é bom sim, como o booking.com também!! Esses sites buscadores de hotéis ajudam bastante!! Depois deixe aqui suas dicas, quando voltar!! E divulgue o blog, sempre que puder!! Valeu mesmo!! Boa viagem e divirta-se muitooooo!!! Salvador é pura energia!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!! Eu estou indo para o meu primeiro carnaval em SSA, e como vou de navio, vou ter 1 dia inteiro para curtir os circuitos. Eu estou com uma idéia e queria ter a opinião de uma pessoa com experiência no assunto, vc! Rs... Eu estou querendo comprar o camarote na terça, para a Barra, o da Band (que está com o precinho mais camarada). O camarote só abre as 18h00, assim, eu estou com vontade de ir no circuito da Avenida, para ver os blocos passar a partir das 12h00. Eu consigo ver os blocos passar, curtir o carnaval, mesmo sem abadá? E depois ir para o Camarote da Barra e assistir os outros blocos? Estou tão perdida... rs... Tomara que possa me ajudar. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália!!
      Tudo bom?

      Nunca fiz o Carnavio, mas conheço muitos que já fizeram. O que posso te dizer e sugerir é o seguinte:
      - Curtir carnaval em Salvador na pipoca, em qualquer dos circuitos, é estar ciente dos perrengues, riscos quanto à segurança, empurra-empurra, entre outros. Eu não recomendo nem para homens que tenham porte físico para se defender mais do que eu. Mas, se Vc estiver disposta a isso por uma questão de oportunidade, vá com malandragem e fique esperta!!
      - Quando passei carnaval em Salvador, na segunda de carnaval eu fui p Eva no Campo Grande para depois ir p Camarote Salvador no Barra-Ondina. Como o Eva começava às 13:00, calculei p dar tempo de passar no hotel e me arrumar p Camarote q é o mais chique de todos. Bem, eu só não contava com a dificuldade de conseguir um táxi p me deslocar de um circuito p outro. Levou muito tempo! Ônibus passavam lotados e os taxistas não queriam aceitar a corrida por causa do tumulto e engarrafamento entre os circuitos.

      Cheguei bem mais tarde no Camarote Salvador do q havia planejado.

      - Por fim, existe uma tradição/propaganda forte de que o melhor Camarote para terça de carnaval é o do Asa- Camarote do Reino. Esse da Band é conhecido, madrugada não é dos mais badalados. Verifique quais são as suas prioridades e seus recursos disponíveis. Se tiver como gastar mais, invista em Camarote melhor como o do Nana, do Reino, do Cerveja e Cia.... O nível da frequência, azaração e infraestrutura nesses é superior.... Mas se a grana estiver mais curta e sua prioridade for a de ver os blocos, verifique a localização do Camarote. O importante é q o camarote não fique no início do circuito, onde Vc pouco aproveitará do bloco,.mas somente a concentração, nem no final do circuito, onde o clima de fim de festa já impera.

      Espero ter ajudado!!!
      Qualquer coisa, conte comigo!!

      Beijos e boa viagem!!!

      Excluir
  4. Belas dicas, estou indo pra SSA pela primeira vez este ano e vou acompanhar todos seus relatos! rsrsrs Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Robert!! Fico feliz em saber... Muito obrigada mesmo!!
      Quando retornar, compartilhe suas dicas/impressões/relatos conosco!!
      Aproveite bastante!!
      Bjs

      Excluir
  5. Eu adorei as dicas estou planejando o meu primeiro carnaval em SSA em 2014, queria saber porque você escolheu esses camarotes : Camarote do Nana no sábado
    . Camarote Salvador na segunda
    . Camarote do Reino na terça
    . Bloco Cerveja e Cia da Ivete no sábado
    . Bloco Me Abraça do Asa de Águia no domingo
    . Bloco Eva na segunda (o único do circuito Campo Grande) , se foi por que são realmente os melhores, ou por preço! Obrigada .. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália! Tudo bom?

      Quando eu fui, eu comecei a planejar meu carnaval em SSA cerca de 1 ano antes. Portanto, em primeiro lugar, meu critério foi o de conseguir os primeiros lotes dos blocos e camarotes. Em junho do ano anterior, eu já estava começando a pagar quase a maioria dos blocos e camarotes. O único que ficou para o final foi o Camarote do Reino que demorou bastante a divulgar o seu preço e pagamento.

      Bem, em segundo lugar, eu conversei MUITO com amigos que já passaram carnaval em SSA e também com amigos baianos que eu tenho. Com base nos seus conselhos e também comentários, eu montei esse roteiro, revezando um dia bloco e camarote e outro dia só um (ou só camarote ou só bloco) para não ficar esgotada (e mesmo assim fiquei mortinha com farofa... minhas amigas TODAS voltaram com efeitos colaterais de SSA, desde pequenas lesões e roxos a amigdalites e resfriados rsrs...).

      Em terceiro lugar, não nego que avaliei os valores e horários. Por exemplo, no domingo, eu queria mesmo mesmo ter ido ao Camaleão, mas ele começava bem mais tarde e era muuuuuuito mais caro. rsrsrs... No final, até nos arrependemos, sabe? O bloco Me Abraça do Asa de Águia enjoou um pouco, porque o repertório foi meio repetitivo... o Chiclete teria sido mais animado... enfim... mas foi bom!

      Com relação aos Camarotes, mais uma vez, baseado nos relatos dos meus amigos que já tinham ido várias vezes ou que eram de lá de SSA, escolhi cada um no dia que foi porque eles me disseram que eram os melhores daquele dia. Tipo, o Camarote Salvador é o melhor às segundas (com todas as ressalvas que eu fiz no relato, pois o Camarote Salvador, quando eu fui, ficava no final do circuito e não dava para curtir tanto os blocos que passavam porque eles já chegavam lá em ritmo de fim de festa... e as músicas do Camarote Salvador eram mais de boate, um som mais eletrônico ou até funk... mas quase nada de axé! rsrs...)

      Espero ter ajudado!!

      Aproveite bastante!
      bjs,

      Excluir
    2. Amei ! estou providenciando tudo e agora entendendo porque planejou um ano antes rsrs.. Muito Obrigada!
      E Ajuuuudou muito! beijão!

      Excluir
    3. Que bom, Natália! Seja sempre bem vinda ao blog!!! Em breve, atualizarei com as viagens deste ano!!
      Aproveite bastante SSA!!!
      Beijinhos

      Excluir
  6. Oii Lili tudo bem??

    Achei demais o seu blog e tuuudo isso que vc mencionou, só estou numa dúvida tremenda quento a compra dos abadás... achei o site abadaweb (vc citou ele) queria saber se é uma empresa confiável... tem essa resposta?? please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kenedy! Tudo bom?
      Obrigada pelos elogios! Que bom que o blog está te ajudando! Fico feliz!!
      Olha... quanto aos sites, este aí mencionados são os mais tradicionais e "antigos". Eu comprei no Folia Bahia e Central do Carnaval sem problemas. Não lembro agora exatamente se comprei no Abadá Web ou se apenas consultei e acompanhei para comparar preços etc... Há sempre um risco, normal em qualquer compra na internet! Infelizmente, quem sou eu para dizer que é 100% seguro, entende? Mas comigo eu não tive problemas, graças a Deus!
      Se você estiver muito inseguro, procure outro que acredite ser mais confiável. Assim, vc fica mais tranquilo!
      Boa sorte!
      Aproveite bastante SSA! Vale muito a pena!!! É uma experiência sensacional!!
      Abraços

      Excluir
  7. Lili, os hotéis que ficam no final do circuito barra ondina seriam a melhor opção? Na volta teríamos que passar pela pipoca para chegar aos hotéis que ficam um pouco antes do circuito terminar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monica!
      Tudo bom?

      Eu fiquei em um hotel perto do Farol da Barra. Na verdade, o lugar era o Porto da Barra. Enquanto região, eu achei excelente! Perto do início do circuito Barra-Ondina e relativamente perto também do circuito do Campo Grande.

      Eu saía do hotel e caminhava tranquilamente para o início do bloco, que sai ali perto do Farol da Barra, no circuito Barra-Ondina.

      Na volta, já de madrugada, eu brigava por um táxi. Infelizmente, nenhum fez com taxímetro! Todos cobraram preços pré determinados neste retorno de Ondina para o Porto da Barra. Em torno de R$50,00, que divididos por 04 pessoas, ficava tranquilo.

      Quando fiz apenas camarote e não bloco no Circuito Barra-Ondina, eu fui de táxi também e tentei parar em local mais próximo do Camarote. Mas chega a um ponto em que o táxi não passa mais. Tem que caminhar um trecho até o Camarote e, neste caso, passar também pela pipoca. Por isso é bom saber quais os blocos do dia e evitar as pipocas tidas como as mais perigosas e tumultuadas, como a do Chiclete, Timbalada (foi o que me disseram naquela época!). Eu passei pela pipoca da Cláudia Leite e foi muito tranquila no trecho curto que tive que passar.

      Quanto a ficar na Barra ou em Ondina, eu sinceramente não sei comparar os dois, porque só fui uma vez e fiquei no Porto da Barra. Gostei da logística que eu fiz!

      Se você ficar em Ondina, terá que fazer o contrário do que eu fiz. Ou seja, vai de táxi até o início do bloco, lá na Barra. Quando terminar, já em Ondina, caminhará para o seu hotel, se for perto.

      Uma dica importante: jamais considere andar o circuito inteiro pela pipoca para chegar ao seu início, ok? Se você ficar realmente em Ondina e tiver que se deslocar até a Barra, vá de táxi! É mais seguro e você não vai se estressar na pipoca!

      Tive amiga que andou na pipoca do Camaleão (eu acho que foi essa!) e ela teve abadá puxado, levou trombadas violentas que deixaram seu braço com roxos... enfim... melhor evitar esses perrengues!

      Beijinhos e um ótimo carnaval para você! Divirta-se bastante!!!
      Lili

      Excluir
  8. Oi Liliane!!!
    O seu relato é bem próximo do que eu imagino no carnaval de Salvador.
    Infelizmente eu não fui ainda, e, estou adiando esse sonho por uns 5 anos.
    Se Deus quiser, em 2015 estarei por lá.
    Suas dicas estão ajudando bastante
    :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alana! Tudo bom??
      Pois é... eu também adiei mto!! kkkk... foi uma ótima experiência, sabe? Não me arrependo!! Mas não tenho vontade de voltar... curti o que tinha que curtir na época certa!!
      Fico feliz por minhas dicas ajudarem! Estou à disposição!
      E depois, qdo vc for, volte aqui para dizer como foi, ok?
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  9. Oi Liliane!
    Vou agora em 2015! já estou com as passagens! Mas uns amigos furaram e por enquanto vamos apenas meu marido e eu! Você acha tranquilo?

    Agora estou no dilema da hospedagem! Não sei se é melhor perto da barra ou de ondina.
    Estou tendendo bastante ao IBIS mesmo... dentre o que estou pesquisando o preço está atrativo! mas mesmo assim salgado! mas já o esperado,né!

    Quanto a festa, vamos revezar, um dia de bloco e um de camarote
    Penso em:
    Sabado: Nana ou Bhrama
    Domingo: bloco me abraça
    Segunda: camarote de salvador ( mas li seu post e desanimei um pouco! não quero ir de salto!! rsrs)
    Terça: Bloco camaleão

    o que acha?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia! Tudo certinho?
      Que delícia! Carnaval é pura energia e alegria!!
      Olha, meu irmão já passou carnaval em Salvador com uma ex namorada (estavam em 2 casais, na verdade) e ele achou sim tranquilo. Na verdade, vai muito da cabeça do homem nessas horas, né? Tem que ter jogo de cintura, abstrair as bobeiras e evitar confusão. Se o seu marido for tranquilo, não vejo problema. Se ele for muito ciumento, então é o caso de se precaver e buscar ficar longe da molecada mais abusada.

      O Ibis é sempre uma opção segura. Quando eu fui, fiquei no Porto da Barra. Gostei muito da localização, mas o hotel era mega simples.

      Em relação à festa, acho que sua programação está muito boa. Eu fui ao Camarote do Nana e curti, Foi o melhor, na minha opinião. Não sei dizer se esse da Bhrama é tão bom quanto ou melhor que o Nana.

      Quanto ao Camarote Salvador, relaxe! Você estará acompanhada de seu marido kkkk... a mulhereda que vai altamente produzida, e de salto, está solteira, em maioria! Aí, faz parte do jogo kkkk... Se eu voltasse hoje, com meu noivo, não usaria salto nem que me pagassem kkkk...talvez eu não fosse de tênis estrupiado e surrado de tanta pisada no pé kkkk mas salto, jamais!

      Espero ter ajudado!
      beijinhos,
      Lily

      Excluir
  10. Oi Lily!!
    Ajudou sim!! Comprei o camarote de salvador na segunda feira!! Seja o que Deus quiser...rsrs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaa... Natalia, depois quero saber de tudo, viu?
      Trate de voltar aqui para nos contar como foi sua experiência em Salvador!!!
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  11. Olá!
    Minha passagem para o Carnaval Salvador 2015 já está comprada... Suas dicas está sendo muito válida, obrigado.
    Gostaria de saber se compensa comprar todos os dias do Camarote do Nana, uma vez que é muito caro, ou se vale a pena mais fazer como fez, camarotes diferentes...?!?!

    Obrigado e um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel,
      que bacana!
      Carnaval em Salvador é animação garantida!
      Então, eu não comprei os Camarotes diferentes por questões de preços. Se assim fosse, eu não iria ao Camarote Salvador que era o mais caro na época e nem foi o que mais me agradou. De fato, o Camarote de que mais gostei foi o Nana. Mas não acho interessante ir todos os dias nele até para você poder conhecer os outros e também ver gente diferente. Agora, isso é bem pessoal, viu?? Só mesmo indo lá para sentir e viver como é o carnaval e depois poder dizer se gostou mais de um ou de outro.
      Espero ter ajudado!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  12. Eu conheço um hotel muito bom e barato para se hospedar em Salvador, trata-se do Hotel Miron. Vejam no site: http://hotelmiron.com.br

    Disparado o melhor custo benefício de Salvador. Meus familiares que vem todo ano só se hospedam lá.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem.

    Parabens pelo post, me ajudou muito e me esclareceu muitas dúvidas.
    Gostaria de saber se ainda da tempo de eu programar para o carnaval de 2016 ou ja esta tarde? Sera que consigo passagens mais em conta, consultei e esta por volta de 1500, muito absurdo este preço :(

    Gostaria de saber tbem se os blocos podem ser pago no cartao de crédito em varias parcelas?

    e quanto aos camarotes , aqueles que ja vem com comida e bebida incluso, isso é verdade ou chega a um certo momento que acaba as coisas etc ? Gostaria de saber pois pelo valor a ser pago tem que valer a pena. Néh...

    Valeu, obrrigado e parabens novamento pelo post.

    ResponderExcluir
  14. Lily, me chamo matheus, e antes gostaria de parabenizar seu blog.
    Muito interessante e com dicas super válidas.
    Gostaria de saber qual Hotel me indicaria? Considerando que na volta do bloco andar muito deve ser terrível né. Gostaria de ficar em barra/ondina, mas em que lugar vc me indica de forma que eu nao tenha que andar muito para o hotel no final do percusso.

    Queria um hotel que ficasse no final do percusso entendeu? O que acha, me ajuda? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Tudo bem?
      Obrigada por gostar do blog! Espero que te ajude mesmo!
      Olha, eu fiquei hospedada no Porto da Barra e achei ótimo para deslocamentos. Você já leu todos os textos do carnaval que publiquei aqui? Tem uma série de posts com dicas, inclusive sobre hospedagem. Não sei como anda o hotel em que eu fiquei em 2011 porque já se passaram mais de 4 anos. Mas posso dizer que a região é boa, tem restaurante perto, ponto de táxi e dá para ir a pé para o circuito Barra-Ondina. Só que para voltar, ou você vai ter que voltar a pé ou de táxi mesmo.
      Dê uma olhada nos hotéis da Barra ou Porto da Barra no Booking.com. Aqui no blog, no canto direito, lá no alto, tem uma caixinha de pesquisa do Booking.com.
      Eu programei meu carnaval em Salvador com um ano de antecedência e, naquela época, eu comecei a pagar os blocos assim que saíram os primeiros lotes, ou seja, com meses de antecedência, e parcelei tudo!
      Com relação aos camarotes, os que eu fui eram ótimos e a comida era farta no Nana e Salvador. No Camarote do Reino não havia comida (mas isso a gente já sabia), mas somente bebida e era farta também. O melhor camarote na minha opinião, quando eu fui, foi o Nana.
      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  15. Olá Lily, como vai? Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog, as dicas estão ajudando muito!
    Sou do interior de SP e em 2016 será meu 4º ano no Bloco Oba (Votuporanga/SP, 200km da minha cidade) um ótimo carnaval, mas para 2017 quero algo novo e melhor. E como vc mesmo disse, planejamento é tudo, já estou pensando em 2017. Minha principal duvida é a diferença entre pipoca, bloco e camarote. É obvio que quanto mais caro, melhor é, mas, sendo mais claro, onde fica cada um, horário (tarde, noite) se são open bar, open food. Do camarote eu tenho aceso aos blocos? E sobre as atrações, fiquei meio perdido, cada bloco é um artista? E nos camarotes, eu só vejo os artistas na hora em que eles passarem com o bloco pelo meu camarote? Sei que são muitas perguntas, mas fiquei com muitas dúvidas quanto a isto, e como os valores variam de 150$ pra mais de 1mil reais, é bom saber o que estou comprando ne?

    Agradeço desde já!
    Abraços, Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme,
      tudo certinho com vc?
      Com certeza, quanto antes você planejar, mais em conta ficará o seu carnaval, seja para onde for =)
      Então vamos às respostas:
      - pipoca: aglomeração de pessoas que não têm abadá e, portanto, não podem ficar dentro do bloco nem do camarote, onde só se entra pagando.
      - camarote: um lugar reservado (são vários e para todos os bolsos), que fica na margem do circuito e de onde você poderá ver o bloco passar e também usufruir do que ele oferece. Tem camarote que oferece tudo incluído: bebidas, refeições, customização de abadás, salão de beleza etc
      - bloco: fica separado na pista pelas cordas de proteção. Só entra no bloco quem tem abadá (camisa do bloco) e é no bloco que o carro vai andar com os artistas que vão cantar.

      Para você saber onde fica cada bloco, você terá que entrar no site de cada um deles e verificar. Normalmente eles ficam sempre no mesmo lugar e isso não costuma mudar de um ano para o outro. Por exemplo, o Camarote Salvador, que é um dos mais caros, costuma ser montado no final do circuito Barra-Ondina.

      Do camarote você vê o bloco passar sim, mas você só terá acesso ao bloco se tiver comprado o abadá do bloco também. São duas coisas diferentes e você precisará de abadá do bloco e de abadá do camarote.

      Cada bloco costuma ser de um artista apenas. Se esse artista vai receber algum convidado especial, aí é impossível prever rsrs...

      No camarote você só verá os artistas no bloco quando eles passarem em frente ao camarote... normalmente, os blocos param um pouco em frente aos camarotes principais para dar uma moral, entende?

      Espero ter ajudado!

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  16. Ola,
    sinceramente seu blog é o melhor
    sou amante de viagem e nao viajo sem antes ver o seus comentarios!!!!!

    Tenho duvidas:
    chego na segunda de carnaval e fico até quinta....
    quarta tem carnaval?
    Acho que terei apenas dois dias ne? Voce acha que vale a pena 1 camarote e um bloco? ou dois camarotes?
    Se tivesse que escolher dois camarotes qual seriam? (estou um pouco sem grana, mas me esforco)
    Esse que da acesso a praia é legal pra por do sol ou nascer do sol? ou seja, ele vale a pena por ter aacesso á praia?
    Pelo camarote passam todos os blocos do dia? No horário do camarote? Normalmente os blocos saem a que horas?
    Consigo ir no mesmo dia no bloco e no camarote?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!! Que querida! Obrigada pelas palavras e carinho!

      Sobre o carnaval em SSA... bem, como você viu, eu fui em 2011! Certamente, de lá para cá, em 6 anos, muita coisa já pode ter mudado. Mas tentarei te ajudar com o que eu sei, ok?

      1) Que horas você chegará na segunda? A depender de sua disposição, vá logo para um camarote e curta a segunda! Os camarotes ficam bons depois das 20h.

      2) Quarta, quando eu fui, não tinha Carnaval. É dia de Cinzas.

      3) Eu fiz camarote + bloco! Tem que ter muita disposição e coragem! Mas eu fui e deu certo. Peguei um bloco mais cedo, que saísse por volta das 14h e quando passei em frente ao Camarote eu já entrei e fiquei. Ou seja, não fui até o final do circuito. E isso eu só fiz no Circuito Barra-Ondina, que é onde estão os melhores Camarotes até hoje.

      4) 2 Camarotes no mesmo não compensa porque eles começam no mesmo horário. É caro e não vale a pena.

      5) Quando eu fui, eu adorei o do Nana! Achei ótimo. O Camarote Salvador segue sendo o mais chique e luxuoso. Aí depende do seu gosto.

      6) Não me lembro de ser possível ver o nascer do sol de algum camarote. Acho que naquela época eu não estava muito preocupada com misso kkkk... estava mesmo era na pista e nem me dava conta de quando amanhecia. Mas é possível que haja sim algum bom ângulo.

      7) Todos os blocos passam sim pelos camarotes. Mas cada camarote tem horário de início. Normalmente a gente chegava por volta das 19h/20h no máximo e ficava até umas 5h/6h da manhã.

      8) Tem que conferir nos sites de venda dos abadás os horários dos blocos. Em 2011, eles começavam por volta das 12h.

      9) Sim, você consegue fazer no mesmo dia bloco e camarote. Fiz isso em 2 dias. É muito cansativo, mas valeu a pena.

      Espero ter ajudado.
      beijo grande! Depois venha cá nos contar como foi a sua experiência, viu?

      Lily

      Excluir
  17. Olá
    Gostaria de saber se vc comprou algum bloco ou camarote pelo site abada web. Estou querendo comprar e pedir para entregar no hotel onde ficarei hospedada, mas estou com um pouco de receio pois nunca ouvi falar deste site. Você conhece?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certinho?
      Que delícia, hein? Carnaval em SSA! Bons tempos!! Aproveite por nós!
      Sobre o site Abada Web, lembro de ter comprado com ele sim. Mas isso foi em 2010 rsrs... comprei em 2010 e fui para o carnaval em SSA em 2011.

      Eles têm página no instagram - https://www.instagram.com/abadaweb/

      E já foram indicados pela Revista Veja, em 2011 - http://veja.abril.com.br/entretenimento/planeje-seu-carnaval-pela-internet/

      Na minha época, eu tinha que buscar os abadás. Não tinha essa opção de entregar no hotel. Teria sido muito melhor.

      Depois me conte o que decidiu e como foi.
      Boa sorte!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  18. Ola, tudo bem?
    Vi suas dicas e amei! Vamos para Salvador uma semana antes do Carnaval, mas vamos conseguir aproveitas dois dias do Carnaval. Estou mega animada porém tenho minhas dúvidas. Vou com meu namorado e um casal de primos.
    Pegamos camarote para os dois dias, o Nana e o Villa Mix.
    Vi que os camarotes começam as 18:00, e antes disso já passam algum blocos bacanas, porém não temos pique para bloco e camarote. É loucura ir antes do Camarote abrir e ficar na pipoca mesmo? Ou melhor ir direto para os camarotes mesmo? Não temos idéia de como funciona as coisas por la.
    Muito obrigada, aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Tudo bom?
      Olha, você já sabe a resposta rsrs...
      Eu não fui para a pipoca, não recomendo, não gosto e nem sei o que te dizer. Tenho realmente medo da pipoca. Mas, só você estando lá para saber. Minha dica seria: vá um dia um pouco antes de o Camarote abrir... coisa pouca mesmo para sentir o clima da pipoca e ver se você encararia. Daí, no dia seguinte, se você sentir firmeza, aí você vai. Só um detalhe: há blocos, como o Camaleão, em que a pipoca era bem violenta. Não sei se isso está mantido, mas é bom você se informar com o pessoal do hotel / pousada onde você vai se hospedar.
      Boa sorte e depois me conte como foi!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Patrícia! Tudo certinho?
      Olhaaaa.. .que legal saber que o blog está te ajudando! Mesmo eu tendo passado carnaval em Salvador há tanto tempo já (há 6 anos) é muito bom saber que as dicas permanecem úteis.

      Sim sim... sobre bloco e camarote, o que posso te dizer é que a gente se virou nos 30 mesmo. Uma de minhas amigas foi com os dois 2 abadás, um por baixo (o do Camarote) e um por cima (o do bloco). Eu amarrei o abadá trançado por dentro do meu short, como se fosse um cinto, sabe? Tem que ter cuidado mesmo!! Se você tiver uma pochete (já que ela voltou a ficar na moda) também pode ser uma solução. Mas sempre fique atenta e não dê mole, especialmente quando passar pela pipoca, viu? O perrengue mesmo é a pipoca. Sempre esperta que dará tudo certo!
      Beijos e boa sorte!
      Depois me conte como fez!
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR