27 fevereiro 2012

Jericoacoara/Ceará: Dicas!!!


--> DICAS SOBRE JERI:

- Levar roupas leves porque, mesmo que chova, não faz frio

- Muito protetor solar porque o sol castiga, ainda mais em passeios de buggy

Chapéus para usar durante o dia

Sandálias/Chinelos para usar o tempo todo porque em Jeri não há ruas pavimentadas. É areia para todos os lados

Hidratar-se bastante!! Comprar água nos supermercados é mais vantajoso do que em lojinhas ou restaurantes. 1 litro de água custava em média R$2,00 no supermercado

Lanternas podem ser bastante úteis, já que em Jeri não há iluminação pública. Para andar pelas ruelas ou para sair da praia depois do pôr-do-sol, ajuda muito ter uma lanterna para se guiar e também para se desviar de sapos (agora em fevereiro havia muitos sapos em Jeri, principalmente nas ruelas e becos) . Nas ruas principais, mesmo não havendo postes com iluminação pública, a própria iluminação dos restaurantes, das lojas e pousadas é suficiente para ninguém se perder e torna o uso da lanterna desnecessário ao passar por elas. Mas, se você preferir se guiar pela luz das estrelas e da lua, com um céu tão lindo como aquele, certamente não faltará motivação e inspiração para caminhar à noite em Jeri



- Em Jeri/Ceará não tem horário de verão

- O estação de "inverno" deles - época em que chove mais que o comum, embora a temperatura mantenha-se estável, não esfriando - é de meados de janeiro até meados de junho. Logo, é bom levar guarda-chuva nessa época do ano porque vai chover sim!! Como estive agora em fevereiro, ressalto que as chuvas não costumam atrapalhar os passeios e quase sempre são rápidas e passageiras

- O estação de "verão" deles - época em que não chove e o sol é de lascar - é de meados de julho até meados de dezembro

- O Pôr-do-Sol, sempre muito admirado em Jeri, já que é um dos poucos lugares do Brasil onde o sol nasce e se põe no mar, é uma atração à parte, começa sempre a partir das 17:30. Todo dia as pessoas caminham em direção à Duna do Pôr-do-Sol, quase como se fosse uma peregrinação, aguardando o tão festejado pôr-do-sol para se despedir de mais um dia 




- Um pouco antes de o sol se pôr, já começa a se formar no pé da Duna do Pôr-do-Sol (mais próximo à Rua Principal) a tradicional roda de capoeira, acompanhada por vários turistas e locais que ficam observando os passos dos que ali ficam jogando a capoeira. É muito legal!!



- Sempre é considerado como alta temporada os meses de férias escolares (janeiro e julho) e os feriados e períodos festivos, como o carnaval. 

- A melhor época para a prática do kitesurf é em junho, quando os ventos entram rasgando e favorecendo a prática do esporte.O espero é mais praticado na Praia do Preá, distante uns 15 minutos de buggy da Vila de Jeri

- Em fevereiro, quando estive lá (no carnaval de 2012), o vento não estava muito bom para o windsurf nem para o kitesurf. Ondas baixas/pequenas. Porém, recomendava-se para iniciantes em determinados períodos do dia. No meu caso, que fiz aula de SUP - Stand-Up Paddle - o recomendado era fazer na maré um pouco mais alta e pela manhã, quando os ventos não estavam muito fortes. 


foto tirada por REBECA DE SOUZA: ventos bons para a prática do windsurf!!


- Para quem quer ter aulas de algum desses esportes, recomendo o Club Ventos, na Praia Principal, onde se pode contratar um instrutor e todo o equipamento. E se você apenas quiser relaxar no Club Ventos, que conta com excelente infra estrutura, ótimas espreguiçadeiras e música super de acordo com o ambiente, basta chegar cedo e conseguir literalmente o seu lugar ao sol, pois não se paga nada além do que consumir!!!




- Em Jeri há pousadas para todos os gostos e bolsos. Uma variedade enorme, pois a vila é praticamente formada por pousadas, lojinhas e restaurantes, totalmente voltada para o turismo. Inclusive, muitos que trabalham em Jeri moram em Jijoca. Vale a pena pesquisar um pouco as pousadas e sondar o que cada uma oferece e seus preços, já que existem mais de 100 pousadas em Jeri!!!

Não há Banco na vila de Jericoacoara!! Somente em Jijoca!! Portanto, leve dinheiro para imprevistos e eventualidades.

Cartões de Crédito (principalmente Visa e Master) são bem aceitos nos estabelecimentos, de modo geral, desde que o sinal da máquina esteja funcionando!! Comigo, por exemplo, aconteceu de jantar no Restaurante da Dona Amélia e, embora aceitasse o meu cartão, a máquina estava sem sinal. Nesse mesmo dia, até o meu celular estava sem sinal

Cheques e cartões de débito também são bem aceitos na maioria dos estabelecimentos

- Há uma Agência dos Correios em Jeri, na Rua do Forró

Sinal de celular e de internet/3G é bastante instável, principalmente para quem tem Operadora Oi (como no meu caso!! Algumas vezes fiquei sem serviço...)

- Havia muito sargaço (espécie de alga) na praia principal de Jeri no período em que estive lá.

- Há uma variedade enorme de restaurantes em Jeri. Come-se muito bem lá e é praticamente certo que em qualquer lugar o turista será muito bem servido, bem tratado e poderá saborear iguarias fantásticas, especialmente frutos do mar!!




  1. Obrigada pelas dicas!!! Estou visando ir para Jeri no carnaval de 2015 (fevereiro).. mas vi alguns sites dizemdo que é temporada de chuva... vc que foi em fevereiro, acha melhor escolher outro destino???
    Bjosss
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      tudo bom?
      Já estive em Jeri no carnaval de 2012 e voltei esse ano, em 2014, em abril. Peguei sim chuva das duas vezes, mas em abril foi pior, sabe? Pois, em fevereiro, no carnaval, a chuva era tipo pancada de chuva que passava e não atrapalhava muito o passeio, salvo um único dia, logo quando chegamos, no sábado de carnaval, pois a chuva custou muito passar quando fomos para a Lagoa Azul e do Paraíso, e acabamos voltando para Jeri... quando chegamos na vila de Jeri, já não chovia mais e ficamos na praia curtindo... depois disso, quando chovia, era mais à noite, mais tarde. Logo, de modo geral, o saldo foi muito positivo e tivemos muito sol, o que você pode perceber pelos relatos. Eu pretendo em breve organizar todos os relatos de Jeri em um post-índice para facilitar e assim você perceberá também pelas fotos como foi a nossa experiência! =)
      Se eu mudaria e iria em outro mês, no seu lugar? Depende da sua disponibilidade em mudar! Se essa for a melhor oportunidade para você ir, eu arriscaria sim. Se não for, se você puder esperar e ir em julho, de repente, quando há mais chances de ver as lagoas da região cheias (assim como nos Lençóis Maranhenses), nesse caso, pode ser uma boa esperar.
      Espero ter ajudado!
      beijos,
      Lily

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lily,
    Em Abril choveu muito, foi? Tipo, o dia todo?
    Tava querendo ir, mas estou preocupada com isso...

    ResponderExcluir
  4. Olá pretendo ir pra Jeri agora em abril (17) e estou preocupada com a chuva! Atrapalhou muito os passeios? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bom?
      Atrapalhou sim um pouco. Mas eu já tinha ido a Jeri em 2012, por isso não fiquei tão triste. Mas se eu não conhecesse Jeri e tivesse pegado a chuva que peguei em 2014, acho que ficaria chateada rsrs...
      Se puder ir em época mais sequinha para se garantir, a partir de junho é melhor.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  5. Como foram as chuvas em abril?? o dia todo? Tô querendo muito conhecer jeri em abril e agora fiquei apreensiva !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certinho?
      Você já leu aqui o guia de Jeri?
      http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2015/01/jericoacoara-guia-post-indice-e-todas.html
      Então, eu já fui em fevereiro e em abril. Em fevereiro choveu bem menos, proporcionalmente falando, já que fiquei mais tempo quando fui em fevereiro. O problema de quando fui em abril é que peguei um 1 e meio de tempo ótimo e um dia de chuva direto, sem trégua... porque quando é só pancada e depois passa, a gente ainda consegue aproveitar, né? Mas esse ano o clima está doido em razão do El Niño!
      A tendência é ter mais seca no Nordeste (o que já está acontecendo) e muita chuva no Sul e Sudeste. Logo, só pagando para ver!
      Depois me conte como foi.
      Bjos,
      Lily

      Excluir
  6. Ótimas dicas. Valeu! :)
    Bj
    Dalva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dalva!
      Muito obrigada pelo carinho.
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  7. Oi Lily!,
    Estou indo para Jeri essa semana e o que gostaria de saber é o que você levava nos passeios que fez, tipo, protetor, água, camera, toalha, canga.. usou uma mochila ou bolsa?
    Onde deixava as coisas principalmente nas paradas pelas lagoas?
    Senti falta dessas infos nos blogs que ando lendo e como sou carioca e meio paranoica com roubo e tals, fico com dúvida sobre o que fazer!! rsrs
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tudo bom? Que delícia, hein? Quer levar a gente junto não?? =)

      Olha, eu te entendo perfeitamente porque também sou carioca e a gente fica cismado em qualquer lugar do mundo. Se eu te disser que não tem problema e acontecer alguma coisa, vou me sentir culpada rsrs... então, o que eu posso te dizer é que fui 2x à Jeri, em 2012 e 2014... logo, já tem 3 anos desde a última vez e isso, infelizmente, é tempo suficiente para não estar tão tranquilo e seguro quanto na época que eu fui. Só que não ouço relatos negativos de lá sobre isso, viu? Por isso eu acho que ainda dá para relaxar e não se preocupar tanto. Eu deixava tudo junto na bolsa e ia para a praia ou lagoa tranquilamente... ou, se eu estivesse com um bugueiro, pedia para ele ficar de olho. De modo gera, eu sempre peço para alguém do lado dar uma olhada ou deixo em mesas de restaurantes perto da água, bem à mostra para eu vigiar também.

      Se você tiver uma câmera à prova d'água ou GoPro, pode levar e deixar com você na sua mão que ela será muito bem usada, viu?

      Em relação ao resto, leve uma bolsa bem fechadinha... em algumas situações, a gente coloca até cadeado de segredo que também já deixa a gente mais tranquilo, mas nunca aconteceu nada, graças a Deus!

      Relaxe por lá, peça para alguém vigiar e aproveite porque sei bem a loucura que é viver no Rio... somos reféns do nosso medo de viver em uma cidade violenta.

      Beijos,
      Lily

      Excluir
    2. Vamos!! Será ótimo ir com alguém que já conhece!
      Muito obrigada pelas dicas. Já sei que tenho que deixar minha paranoia aqui e só curtir muito Jeri!!

      Muito obrigada e grande beijo!!

      Excluir
    3. hahaha... seria ótimo, com certeza!
      Vai dar tudo certo, viu?
      E depois, quando voltar, venha nos contar como foi a experiência, o que viu de novo por lá para nos atualizar!
      Beijos, divirta-se muito!
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR