29 fevereiro 2012

Jericoacoara/Ceará: Comidinhas!!!


Eu sou suspeitíssima para falar sobre gastronomia nordestina!!! Adoooooooro demais!!! Primeiro, tudo é muito saboroso!! Segundo, tudo é muito farto!! Terceiro, sou viciada em frutos do mar!! Quarto, como pode ser tudo tão mais barato?? Quinto, em matéria de enfiar o pé na jaca, eu faço sem crises (e depois haja chá verde, óleo de coco, óleo de cártamo, centella asiática, academia, massagem para compensar toda essa orgia gastronômica!!! ... hahahahaha...).

E em Jeri não poderia ser diferente: comi muito bem!! Tudo muito delicioso!!! 

Difícil mesmo é comer mal em Jeri!! Com uma cadeia de restaurantes praticamente dominada por italianos e argentinos, tudo é muito bem preparado e os pratos, principalmente os de fruto do mar (caí de boca no camarão, lagosta e afins... rsrsrs...), eram sensacionais!!! 

Restaurantes fofos, muito bem decorados, até mesmo bistrôs e bares tinham uma infra-estrutura bem bacana para atender até os mais chatinhos que se preocupam com o ambiente mais do que com a comida.

A dica é caminhar em Jeri, sentir a vibe dos lugares, pegar recomendações com o staff das pousadas e buggueiros e deliciar-se com tanta coisa gostosa!!

Detalhe importante é que a maioria dos restaurantes/bares de Jeri encerram sua cozinha às 23:00 (e isso em pleno carnaval!!! Não sei se em baixa temporada o horário é mais cedo ou se é mantido, por isso é bom se informar!!).

Confesso que vi poucos lugares abertos depois desse horário.

Os dois restaurantes que me chamaram a atenção por estarem abertos foram o Nômade e o Tamarindo, que ficam em uma ruela, ao lado da Praça Principal da Rua Principal, ligando a Rua Principal com a Rua do Forró. Os dois pareceram bem atraentes, mas não posso dizer nada além disso porque não tive oportunidade de degustar seus pratos. 

Os restaurantes em que estive foram:

- Restaurante Leonardo Da Vinci: na Rua Principal, linda decoração, cujo chef e dono é um italiano e todos os atendentes eram ou italianos ou argentinos. Comi um prato divino que era composto por variados frutos do mar: lagosta, camarões, robalo, lula e polvo. Tive que esperar um pouco para conseguir uma mesa, mas não demorou tanto até sentar e fazer o pedido. Super recomendo!!






- Restaurante Dona Amélia: tradicional casa de forró de Jeri que fica na Rua do Forró, o restaurante também é sempre muito indicado pelos guias e lá fui eu conferir. Pedi de entrada gurjão de peixe, muito gostoso, e, para o prato principal, novamente frutos do mar, só que dessa vez foi só o polvo grelhado. Acho que o prato principal poderia ter sido mais generoso na porção de polvo. De todo modo, estava bem saboroso, com ótima consistência, e vale a pena fazer ao menos uma refeição lá para conhecer o ambiente.





- Bistrogonoff: fica em uma ruela entra a Rua São Francisco e a Rua Principal. Adivinha qual é a especialidade da casa?? Sim, estronofe!! E adivinha o que eu pedi?? Sim, estrognofe de camarão!! Estava um pouco mais salgado que a média, porém, nada que prejudicasse o prato que também estava delicioso. De entrada, uma brusqueta recheada que estava divina!! E para beber, variando um pouco das caipirinhas, pedi um frozen de morango com cachaça!! Bom demais!!






- Restaurante Naturalmente: de frente para a praia principal, o restaurante é especializado em crepes. Com um cardápio variado e repleto de ingredientes regionais, além de uma decoração caprichada na temática surf style, o Naturalmente é uma excelente pedida para um pós praia ou para um almocinho leve na praia.Os crepes estavam deliciosos!! Massa fina, recheio muito bem preparado (o meu era de lagosta grelhada na manteiga e catupiry... huuuummmmm, tem como isso ser ruim???), difícil é resistir e comer só um!! Até porque a sobremesa também é tentadora!! E o crepe de chocolate com calda de whisky e sorvete estava incrível!!












- Bar e Restaurante Sol da Pousada Capitão Thomaz: de frente para a praia principal, com espreguiçadeiras, esse foi o local onde estive por duas vezes. Com localização privilegiada, seu prato de camarão grelhado era simplesmente fantástico de gostoso!! E as caipirinhas também!! Ótimo lugar para pegar uma praiana e um solzinho básico!!





- Camarotchê: de frente para a praia principal da Vila de Jeri, praticamente na esquina com a Rua Principal, também é um lugar agradável para dar uma relaxada e tomar umas capis!!




- Barraca de pastel que fica em frente ao Camarotchê: ao menos quando estive agora em Jeri, no carnaval 2012, essa barraca ficava bem em frente ao Camarotchê. Os pastéis, feitos pela senhorinha, eram preparados ali na hora, extremamente generosos no tamanho e recheio, e bem feitinhos!! Comi um de arraia!! Nunca havia comido arraia e amei!! Muito gostoso!! 

- Barraca do Mala ou Tatajuba: essa é só para quem fará o passeio para Tatajuba, que termina na Lagoa Torta. Lá tem a essa barraca, de frente para a lagoa, que apresenta o famoso Cardápio Ao Vivo!! Sim, ao vivo porque o cardápio de peixes é apresentado na hora com os peixes limpos na frente do freguês, que obtém diversas explicações do garçom e pode escolher o seu peixe ou outro fruto do mar que desejar olhando bem na cara do bichinho!!






Fui atendida pelo garçom Leoni, que foi muito atencioso e prestativo. Recomendo o lugar e também o peixe que comi que era de carne muito saborosa e que se chama Cioba.

- Sorveteria Gelato & Grano: fica de frente para a pracinha principal, na Rua Principal. Essa sorveteria também mereceu mais de uma visita minha!! Maravilhosa!! Sabores, textura, consistência, aparência do sorvete, enfim, tudo perfeito!! Não deixem de visitá-la.





- Caipirinhas: todos os restaurantes e bares servem caipirinhas. Mas, além disso, espalhadas principalmente pela Rua Principal da Vila de Jeri, há várias barraquinhas que preparam essa bebida para os seus fãs!! Experimente fazer um rodízio de sabores, como eu fiz: morango, maracujá, goiaba, siriguela, cajá, caju, abacaxi, limão, melancia, uva... e essas são as que me lembro no momento de ter experimentado!! rsrsrs... 



- Barraca de Sucos na praia Sucos & Cia: fica na praia principal, bem ao lado do Bar e Restaurante Sol, da Pousada Capitão Thomaz, e seu atendente (e talvez dono) é o Jefferson. Oferece sucos maravilhosos e com preço justo, podendo misturar até 4 frutas por apenas R$4,00!! Tomei um de morango com uva roxa e ficou uma delícia!!



--> Lugares Recomendados, mas que não tive tempo de conhecer:

- Restaurante Carcará: fica na Rua do Forró, perto do Restaurante Dona Amélia, e foi recomendado pelos buggueiros.

- Padaria Santo Antônio: lugar rústico e peculiar em Jeri porque é uma padaria que só abre depois das 02:00 da madrugada. Explica-se: é nesse horário que muitos turistas estão chegando em Jeri, vindos de Fortaleza porque pegaram o o último ônibus que leva em torno de 7 horas para chegar em Jeri. Não conheci, mas todo mundo recomenda com empenho e dizem que seus pães recheados com côco e banana são divinos!! Costuma ficar aberta até umas 07:00 da manhã.

- Café Brasil: fica na ruela que liga a Rua São Francisco com a Rua Principal, praticamente de frente para o Bistrôgonoff. Costuma-se falar muito bem local e, como passei em frente várias vezes, realmente parecer ser um lugar muito agradável, ótimo para um lanche de tarde ou um café da manhã tardio.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR