30 janeiro 2012

Natal/RN: passeio para PIPA!!

Conhecer a praia de PIPA é ainda mais interessante nessa época do ano com a proximidade do carnaval!! O lugar é point de agito e badalação!! Para os que ainda não sabem o que fazer no carnaval, é uma ótima opção!!

Fonte: internet/google
Nas vezes que estive em Pipa, acabei apenas passando o dia. Fiz o passeio que sai e retorna para Natal. É bastante cansativo porque dura o dia inteiro. Pode ser feito de duas formas: de buggy pelas praias ou de carro/van pela estrada - BR-101, com uma parada na Baía dos Golfinhos, também conhecida como Baía do Madeiro.

Esse passeio costuma sair por volta das 07:00 e retorna no final do dia. Aproveita-se bastante!! Mas, para os que não estão acostumados a andar de buggy, passar um dia inteiro sacolejando no banco de trás pode ser ainda mais cansativo... e haja bumbum para amortecer!!!

E sempre há a alternativa de se alugar um carro e ir para Pipa, ficando mais à vontade com relação aos horários dos passeios e até mesmo podendo aproveitar um pouco mais do local pernoitando por lá e regressando no dia seguinte. Até porque a vida noturna de Pipa é repleta de atrativos também, com muito forró, excelentes restaurantes e festas!! Vibrante em todos os sentidos!!

A Praia de Pipa, localizada a 85 Km de Natal, pertence ao Município de Tibau do Sul, nome indígena que significa "entre duas águas", pois fica entre a Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. E é sem dúvidas um dos principais pontos turísticos do Nordeste!!

Fonte: Internet/google

Com temperatura média anual em torno de 28º e mais de 300 dias de sol no ano, não é a toa que a praia de Pipa encanta o mundo todo com suas espetaculares praias, principalmente os turistas estrangeiros. Inclusive, muitos vão para Pipa e por lá ficam de vez!! Por isso é comum ouvir os mais diversos sotaques na vila da praia entre os donos de estabelecimentos como restaurantes e hotéis.

Para os curiosos de plantão, o nome Pipa deve-se ao formato de uma pedra, localizada no extremo da praia dos Afogados, que lembra um barril de vinho ou cachaça.

Eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das dez mais belas praias do Brasil, logo que se chega em Pipa é possível entender o porquê disso: imponentes falésias alaranjadas, lindas praias de água morna e cristalina, dunas de areias brancas, areias branquinhas e fofinhas, piscinas naturais e enseadas compõem um cenário certamente inesquecível para qualquer um que a visite!!

E são várias as possíveis atividades e passeios que podem ser realizados em Pipa: surf (aliás, a praia de Pipa e sua vila de pescadores ganhou fama na década de 80 exatamente pela propaganda e divulgação feita pelos surfistas que iam para Pipa atrás da onda perfeita!!), passeios de buggy, caminhadas, mergulhos nas piscinas naturais, voar de parapente, fazer passeios de barco (costumam sair da praia de Pipa por volta das 10 e 11:00 da manhã e levam até a Baía dos Golfinhos), kite surf, entre outros.

Fonte: Internet/Google

A Praia do Amor e dos Afogados são os melhores points para os surfistas!! São também mais reservadas, por isso que a praia do Amor tem esse nome.. rsrs... 

A Praia do Madeiro e a Baía dos Golfinhos, que geralmente fazem parte do roteiro dos passeios que saem de Natal até Pipa, são excelentes lugares para banho, com mar que costuma ser calmo, águas morninhas e, para encanto de muitos, sempre se pode ver golfinhos por lá. 

Eu mesma já tive o prazer de mergulhar na Praia do Madeiro com golfinhos "surfando" nas ondas ao meu lado!! Foi incrível e super legal!! Aliás, essa praia é ótima! Há restaurantes bem arrumadinhos e costuma ser a queridinha dos turistas estrangeiros. O mar tem uma cor verde esmeralda, a faixa de areia é extensa, excelente para uma caminhada e seu acesso pela RN-003 é tranquilo. Para ver os golfinhos, o melhor horário costuma ser pela manhã. 

A Praia do Centro, próxima ao centrinho da Vila de Pipa, é a mais indicada para famílias com crianças. Praia de águas calmas e com boa infraestrutura de quiosques e barracas de praia. Ideal para quem gosta de comer bem na areia da praia. E, na maré seca, formam-se piscinas de água bem quentinha que fazem a alegria da criançada. Costuma ser um lugar mais cheio de pessoas. 

Outra praia muito bonita é a de Cacimbinhas!! Quando fui a Pipa em 1995, foi em Cacimbinhas que eu fiquei curtindo a praia. Lembro direitinho que tinha que descer uma enorme escadaria pelas falésias até chegar lá na praia. Passamos a maior parte do tempo por lá e, como havia também um ponto de apoio, restaurante bem em cima da falésia e um hotel com piscina, foi bem divertido!

Em 2008, apenas passei por Cacimbinhas e fiz uma pausa contemplativa da paisagem e para fotos também, é claro!! O lugar hoje é point do kitesurf e também oferece aos visitantes as opções de brincadeiras pelas dunas, como o sandboard e o skibunda.

Outra dica bacana é verificar a tábua das marés!! Principalmente para quem tem interesse em conhecer as praias com uma bela caminhada, é ideal que seja feito com a maré baixa. Se a maré subir muito, e costuma subir bem rápido a depender do dia, alguns acessos pelas pedras ficam difíceis e perigosos. 

É perefeitamente possível ir caminhando da praia do Centro até a Praia do Madeiro, passando pela Baía dos Golfinhos. Outra caminhada bem legal é saindo da Praia do Centro e indo até a Praia do Amor e dos Afogados

Para quem tem vontade de ficar mais tempo em Pipa, a boa notícia que a vila está cada vez mais se organizando em termos de infraestrutura. Há Banco do Brasil, caixa eletrônico do Bradesco 24Hs e casas de câmbio no centro da vila. Há também pequenos mercados e padarias. Lojinhas ricas em artesanato, bares, restaurantes, hotéis e pousadas tornam a estada do turista em Pipa muito mais agradável e divertida.

Os restaurantes da vila de Pipa também são muito famosos. Há restaurantes para todos os gostos gastronômicos e todos os bolsos também!! Os passeios contratados para Pipa que saem de Natal costumam levar os turistas para almoçar em restaurantes em cima das falésias que proporcionam uma espetacular visão da praia do Centro. 

Em 2008, eu almocei no Restaurante Lua Cheia, que fica no alto de uma falésia, com vista maravilhosa para a praia do Centro, um bom serviço (um pouco demorado, como infelizmente costuma ser no Nordeste), e comi  um peixe com molho de camarão maravilhoso!!! O lugar é muito bonito e, se continuar como era em 2008, recomendo a todos!! 

Fiquei sabendo também que assistir ao pôr do sol do alto da falésia do Chapadão, com vista para a Praia do Amor, é um dos programas mais românticos para ser feito em Pipa. Quero conferir um dia!!

E, à noite, o agito toma conta da Vila de Pipa. Eu nunca tive a oportunidade de curtir uma noite em Pipa. Sei que essa época do ano, de verão, é alta temporada e o lugar fica bem cheio e bem frequentado também. A rua principal da Vila, Avenida Baía dos Golfinhos, cheia de restaurantes internacionais e bares para todos os gostos, fica bastante movimentada. E o point da madrugada em Pipa é a Boate Calangos, que apresenta uma programação com diversos estilos musicais, a depender da noite. Mas não se esqueçam de que o ritmo musicial mais forte do Nordeste é sempre o forró!!

Fonte de Pesquisa: Google Imagens


  1. A praia de PIPA é linda, tem uma beleza diferenciada, estive lá a pouco tempo e lhe digo com certeza que não vi nenhum restaurante e a Boate que vc falou tocar Forró, será que foi especial para vc...parabêns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!! Tudo bom?? Quando foi sua viagem para Pipa?

      Obrigada pelo comentário! Esses feeds são super importantes!!

      Será que esses lugares fecharam de vez ou apenas não estavam funcionando?? Muitos lugares no Nordeste, principalmente boates e casas de show (o mesmo acontece com o Parracho em Arraial d'Ajuda) funcionam apenas em alta temporada ou feriados... são meio que sazonais em sua programação.

      Você chegou a procurar nos endereços de cada um? O Restaurante Lua Cheia eu conheci em 2008, fica na Rua do Cruzeiro, n. 502. E, pelo passar do tempo, é possível que infelizmente tenha fechado. Não sei informar. Sei que fui em 2008, como relatei no post e gostei muito do ambiente.

      Quanto ao forró na Boate dos Calangos, eu só passei em frente e soube ser um lugar famoso da região. Não fiquei para o forró, pois eu fiz bate-e-volta entre Natal e Pipa nas duas vezes em que fui. Não pernoitei em Pipa, embora eu tenha ficado com muita vontade. Na próxima oportunidade, pretendo ficar uns dias por lá. O lugar é lindo, não?

      Mas chequei a página da Calangos no Facebook (www.facebook.com/calangos) e parece estar ativa e com programação lá publicada para os próximos feriados. Além do Facebook, no Twitter (twitter.com/calangospipa)tem tweets publicados sobre a boate. Fica na Avenida Baía dos Golfinhos.

      Em todo caso, aproveitando que você foi recentemente, tem dicas de pousadas e restaurantes em Pipa? Do que mais gostou?

      Bjos e Obrigada!!

      Excluir
  2. Adorei esse post!vou pra Pipa no Carnaval do ano que vem!Qdo conheci Pipa fiz passeio bate e volta partindo de Natal,tb nao pernoitei....to ansiosa : )

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post!vou pra Pipa no Carnaval do ano que vem!Qdo conheci Pipa fiz passeio bate e volta partindo de Natal,tb nao pernoitei....to ansiosa : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia, Vanessa!!
      Com certeza, você vai adorar!!! Depois me diga como foi!!
      Obrigada pelo comentário!
      Seja bem vinda sempre!
      beijinhos,
      Lili

      Excluir
  4. Estou em Nata com meu filho e maridol desde o dia 6 de Junho 2014 e estarei indo embora dia 24...., Pipa realmente é a praia mais encantadora.....Genipabu é fantástico fomos 3 vezes. Estou hospedada em Ponta Negra que também é bom.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee!!
      Que delícia de viagem! Eu adoro o Rio Grande do Norte! Muitos lugares lindos que podemos explorar, não é?
      Fico feliz por ter gostado! E muito obrigada por vir aqui comentar! Seja sempre bem vinda!
      Bjos,
      Lily

      Excluir
  5. é bom pra ir em lua de mel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raah,
      tudo bom?
      Depende muito da época do ano. No verão, como fica super agitada, talvez você não curta muito, caso você queira um destino de lua de mel mais tranquilo.
      O nordeste está repleto de lugares maravilhosos para você visitar e alguns bem românticos, como São Miguel dos Milagres, Trancoso, Jericoacoara, dentre outros. Mas a época do ano influencia bastante.
      Espero ter ajudado.
      Bjos,
      Lily

      Excluir
  6. olaaa gostaria de saber si e melhor alugar um carro e fazer os passeios de carro, pois posso ficar o tempo q quizer..........e em genipabu posso ir de carro e la alugar um buggy p dar o passeio.............. desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  7. olaaa gostaria de saber si e melhor alugar um carro e fazer os passeios de carro, pois posso ficar o tempo q quizer..........e em genipabu posso ir de carro e la alugar um buggy p dar o passeio.............. desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  8. olaaa gostaria de saber si e melhor alugar um carro e fazer os passeios de carro, pois posso ficar o tempo q quizer..........e em genipabu posso ir de carro e la alugar um buggy p dar o passeio.............. desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, tudo bom?
      Se você gosta de dirigir e não faz questão de beber bebidas alcoólicas, vale sim a pena alugar carro para ir à Pipa! Você ficará muito mais à vontade, fará seu horário e poderá passear mais. No entanto, são estradas estaduais e federais, com polícia e blitz, por isso falei que tem que ter o cuidado com a questão da bebida. Com relação ao passeio de buggy, com muita sinceridade, eu não recomendo que você faça por conta própria. Acho perigoso porque os buggeiros associados já conhecem as dunas, sabem onde podem ir ou não, conhecem os caminhos para não se perder, sabem quais as dunas são perigosas. Só ano passado aconteceram dois acidentes com buggys nas dunas de Cumbuco e Genipabu justamente porque a pessoa alugou um buggy e foi por conta própria... o buggy virou e houve uma vítima fatal. Preze sempre por sua segurança! Nossa vida não tem preço, certo?
      Beijos e boa viagem!
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR