26 janeiro 2012

Natal/RN: Dunas de Genipabu COM EMOÇÃO!!

Esse é um passeio obrigatório para todos que forem a Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte: DUNAS DE GENIPABU!!



E de preferência que seja com emoção, é claro!! 

Antes de qualquer coisa, vamos a uma curiosidade: Genipabu ou Jenipabu?? Entre os moradores do Rio Grande do Norte e até mesmo para a imprensa predomina Genipabu. Todavia, segundo a Academia Brasileira de Letras, as palavras de origem indígena devem ser grafadas com "j" e, por isso, o mais correto seria Jenipabu. Aliás, Jenipabu deriva do tupi e significa "local onde se encontra o jenipapo", fruta típica da região. Mas foi registrado com "G" juntos aos órgãos oficiais e assim ficou!!

Perdão aos imortais da Academia Brasileira de Letras, mas eu também prefiro escrever com "G"!! rsrs... 



Localizado no Município de Extremoz, ao lado de Natal, o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu abrange dunas móveis e fixas, a praia de Genipabu e a Lagoa, além de uma Área de Proteção Ambiental, a 25km de Natal.



É um dos pontos turísticos mais famosos do litoral do Rio Grande do Nortel!! Rebece milhares de turistas ao longo do ano que vão em busca de suas belezas naturais tão exuberantes. E, de fato, o lugar é deslumbrantemente lindo!! Vale muito a pena!!



A região conta com uma boa infraestrutura para receber turistas: hotéis, pousadas, barracas de praia, quiosques, passeios de buggy, jangadas, skibunda e dromedário agitam o dia a dia do turista!!

Para quem quiser aproveitar o dia todo em Genipabu, pode ir de carro até lá e, para tanto, o melhor caminho é pela Ponte Forte-Redinha. Chegando em Genipabu, pode-se contratar um buggeiro que faça o passeio de buggy pelas dunas.



Mas tenha cuidado para contratar um buggueiro que seja credenciado pela Secretaria de Turismo e, assim, garantir a sua segurança no passeio.

Já fiz esse passeio 3 vezes!! Em 1995, 2008 e 2012. 

Em 1995 e agora em 2012, o passeio foi feito pelas dunas móveis e fixas de Genipabu, saindo e retornando diretamente na praia de Genipabu, com duração média em torno de duas horas e vinte minutos. Agora em 2012, o passeio custou R$200,00 e o buggy comporta até 4 pessoas. Logo, esse valor pode ser dividido pelos que farão o passeio no mesmo buggy.



Já em 2008, eu já fiz diferente. Saí de buggy do hotel onde estava hospedada, Vip Praia Hotel, em Ponta Negra, e de lá fui direto para Genipabu fazer o passeio pelas dunas móveis e fixas. A diferença desse passeio é que ele  não termina em Genipabu, seguindo por mais dunas e passando pela Lagoa de Jacumã, onde se faz o famoso skibunda e aerobunda!! Super legais!! Com direito a banho na Lagoa de Jacumã, com água morna e doce.

E, finalizando o passeio, o buggy vai até Muriú para um refrescante banho de mar, onde se é feita uma parada para almoçar em restaurante local!!

O primeiro passeio que eu descrevi, saindo de Genipabu, como já disse, é mais curto e dura uma média de duras horas e vinte minutos. O segundo passeio, esse que eu fiz em 2008, costuma durar o dia inteiro. Para fazer o segundo passeio, acho melhor entrar em contato com uma agência de turismo e reservar o buggy (recomendo a Marazul Turismo e a Luck Viagens).

Em qualquer desses passeios, o turista poderá optar por fazer com ou sem emoção ao passar pelas dunas!!

Quando se pede com emoção, o buggeiro faz manobras mais radicais pelas altas dunas, subindo e descendo, de frente e de lado, deixando os turistas com o coração na boca!! É muito divertido!!



Mas lembre-se de segurar bem firme, especialmente os que ficam na parte de trás do buggy, para evitar acidentes e não cair!!

Para quem não curte tanto radicalismo, basta pedir sem emoção. O passeio é feito de forma mais tranquila, sem tantas manobras, e o visitante poderá se encantar com a paisagem maravilhosa que desponta das dunas, de maneira super segura e sem sustos!!

O bacana das dunas móveis é que elas realmente se movem. E, a cada visita ao parque, que é uma propriedade particular e por isso tem que se pagar uma taxa de R$20,00 para entrar, e só entram buggueiros credenciados e com autorização para isso, logo, a cada visita, a paisagem é diferente!! Muito lindo!!

Saindo das dunas móveis, segue-se em direção às dunas fixas, com parada para fotos em frente à Lagoa de Genipabu, cuja paisagem é fantástica!! Verdadeiro cartão postal!!




Nessa parada em frente à Lagoa, para quem quiser, há alguns jegues enfeitados e com nomes de mulheres famosas, que ficam por ali para que o turista tire foto com eles, pagando-se por isso, é claro!



Na Lagoa de Genipabu há atividades como jet ski, por exemplo, com infra estrutura para banho e bares. Só que seu acesso se dá pela praia e não pelas dunas.

Depois, o buggy vai até o alto de uma duna que margeia a praia de Genipabu e lá de cima tem-se uma nova visão da praia de Genipabu até Pitangi que é lindíssima!!!




E é ali perto que ficam os dromedários, vindos da África e que recebem tratamento especial para se adaptarem ao clima mais úmido e menos quente do que o do deserto do Saara. Quem quiser fazer um passeio, eis a oportunidade de subir no dromedário e brincar de Jade no Deserto... rsrsrs...



O passeio termina na praia de Genipabu, onde o mar é calmo, com águas limpas e mornas!!! Aqueles que acabaram de fazer o passeio e estão se sentindo um bife à milanesa (como eu me senti!!!), nada melhor do que mergulhar na praia para um refrescante banho, aproveitando para tirar os quilos e mais quilos de areia  que grudados no corpo e roupa depois do passeio de buggy!! =))



Para os mais branquinhos, atenção com o sol!! Se for direto para Genipabu para fazer o passeio mais curto, prefira fazer em horários mais cedo, pela manhã e, mesmo assim, abuse do protetor solar!!

E como esse é um dos passeios prediletos da maioria das pessoas que viaja para Natal, aproveite cada segundo e registre bem aquela paisagem tão bela!! =))


  1. Muito bem esclarecido. Vou à Natal em seguida e já anotei suas dicas. Valeu!Abraço.
    www.viagemsimplesmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Susana!!

      Espero que aproveite bastante!! Adoro a cidade de Natal!! São muitas as oportunidades de passeios que existem em seus arredores, inclusive, Fernando de Noronha!!

      Quando voltar, se tiver dicas, não deixe de compartilhar aqui com a gente!! Adorarei saber novidades!!

      Bjs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Adorei Genipabu e a Praia de Muriú. Mas, não é que chove em Natal? kkk. Dicas muito bem aproveitadas. Obrigada. Susana.
    www.viagemsimplesmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!!

      Que bom!! É tão gostoso ter esse feedback!! Adorei saber!!

      Pois é Susana, eu também peguei um dia inteirinho de chuva em Natal, quando fui em abril de 2008. É a época do "inverno" deles, com possibilidades de chuvas. Dizem ser raro chover o dia inteiro, como eu vi em 2008... mas.. .mas... sabe como é, né? Quando São Pedro quer, não tem solzinho na janela, simpatia para Santa Clara ou ovo no telhado que deem jeito na vontade do Santo!! rsrs.. =))

      Vi no seu blog, que é bem bacana por sinal, que uma de suas próximas viagens será para Foz do Iguaçu!! Minha também!! Podemos trocar figurinhas, pois já venho pesquisando um pouco sobre lá...

      Beijinnhos

      Excluir
  3. Oi Lili..td bem?
    Gostaria de saber se o passeio somente a Genipabo (com buggy andando pelas dunas e parque e reservando tb o dia pra ficar lá) é o suficiente ou se vale a pena pagar pelo passeio do dia inteiro que vai a várias praias e lagoas, além de Genipabo? Ou seja, essas outras praias são mais bonitas, valem realmente a pena visitar ou melhor passar o dia em Genipabo e comprar o passeio de buggy por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Puxa, não vi essa sua mensagem. Uma pena mesmo.
      Você já foi para Natal? Como fez? O que resolveu?
      Eu já fiz os dois passeios, o do dia inteiro e o do meio dia. Gostei de ambos, mas, para uma primeira vez, eu acho que o passeio mais completo é mais interessante.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  4. Tarciana Barbosaagosto 29, 2015

    Também tenho a mesma dúvida do colega acima...Qual passeio vale mais a pena? Vou a Natal para um congresso e tenho poucos dias e não queria deixar de fazer esse passeio. Mas fico na dúvida... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tarciana!
      Tudo certinho?
      Então... eu já fiz os dois passeios nas três oportunidades em que estive em Natal. Para uma primeira vez, eu acho que o passeio completo seja mais bacana. O que você faria junto com Genipabu, caso só fosse lá de manhã para o passeio de buggy? Se você puder deixar o dia todo para Genipabu e fazer o passeio completo, acho que vai curtir bastante.
      Espero ter ajudado.
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  5. Boa noite, queria saber se tem muita diferença das dunas móveis para as dunas fixas? Vou fazer por essa empresa aqui http://www.passeiosdebuggy.com.br/passeios/ver/45 vocês conhecem? Sabem me dizer se é seguro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      A grande diferença é literal mesmo: as MÓVEIS mexem-se e podem mudar de uma hora para outra. Ou seja, num dia a duna pode estar mais alta, no dia seguinte mais baixa...

      As FIXAS têm vegetação que fixa mais a areia. Ou seja, o formato das dunas muda bem pouco.

      Não conheço essa empresa. Uma boa dia é procurar no google para saber se tem comentário sobre ela no site TripAdvisor. Outra dica é ter certeza de que o bugueiro é associado à Associação dos Bugueiros.

      Espero que dê tudo certo. Depois volte aqui para contar se foi COM EMOÇÃO ou SEM EMOÇÃO, viu?

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  6. Uau!! Super ajudou esse post mesmo sendo de 2012! Cheguei em Natal ontem, e lendo sobre genipabu encontrei o blog apaixonados por viagens, fechei com Marazul e fui super bem atendida pelo WhatsAap, empresa 10!!! Beijos!Valeu Lily!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Mariana! Não sabe como fico feliz em saber que um post escrito em 2012 ainda é útil!
      Feliz 2017!
      beijos,
      Lily

      Excluir
  7. Olá! Irei para Natal no final do mês e pretendo conhecer Genipabu, com certeza!!! Gostaria de saber se posso ter acesso à praia partindo do hotel de carro, quero apenas frequentar a praia pq até o momento, não tenho pretensões de fazer o passeio de buggy.. Qual a estrutura encontro lá? Hotéis? Quiosques? Locação de cadeiras e guarda-sol? Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina! Ótima escolha de destino.. o vertão tem tudo a ver com o Nordeste! Adoro!

      Sim, sobre Genipabu, você consegue chegar de carro na praia de Genipabu, onde há quiosques e barracas que alugam tudo por lá, como cadeiras, barraca, servem comida e bebida... a infra é razoável e atende.

      Espero que goste e depois nos conte como foi!
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  8. Olá, eu adorei esse post pq tirou muitas dúvidas e aproveitando sua boa vontade gostaria de saber se tem muita diferença de preço em começar o passeio de bugue em ponta negra onde estarei hospedada de Genipabu onde pretendo ir de carro
    Desde já te agradeço e dou parabéns pela forma como escreveu esse texto, pois ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post te ajudou! Fico muito feliz.

      Sobre os valores, tem sim. Começando lá em Ponta Negra ficará mais caro. Só que não sei te dizer quanto mais caro fica. Vale a pena consultar uma agência de turismo. A Luck Receptivos faz passeios por lá também. Veja com eles.

      Depois volte para dizer como foi a viagem e o que resolveu fazer.
      Será lindo, de toda forma!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  9. Olá, eu adorei esse post pq tirou muitas dúvidas e aproveitando sua boa vontade gostaria de saber se tem muita diferença de preço em começar o passeio de bugue em ponta negra onde estarei hospedada de Genipabu onde pretendo ir de carro
    Desde já te agradeço e dou parabéns pela forma como escreveu esse texto, pois ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliene! Tudo certinho?
      Que legal que o post tirou suas dúvidas. Adoramos esses feedbacks dos nossos leitores.

      Já te respondi acima, ok?
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  10. Olá, estou fechando um pacote para Natal e gostaria de saber se da para reservar o bugue lá mesmo ou é melhor deixar reservado.
    Desde já agradeço.
    MAristela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maristela!
      Que delícia! Natal é muito legal! Os passeios de buggy são sempre divertidos.
      Olha, das vezes que eu fui, sempre reservei na hora. Mas aí depende também da época que você vai. É carnaval? Se for alta temporada, aí eu consideraria sim garantir o passeio.

      Depois me conte como foi!
      Beijos e aproveite muito
      Lily

      Excluir
  11. ola! Post claro e detalhado. Pretendo ficar em pipa e gostaria de saber se seria melhor me hospedar em pipa e de la conhecer Genipabu, ou hospedar em ponta negra e conhecer as demais praias.
    Abracos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! tudo bom? Muito obrigada por seu comentário!

      Olha, de Pipa a Genipabu são cerca de 2:30. Aí vai depender muito da sua disposição, sabe? Uma dica que posso te dar, se você tiver como dividir sua hospedagem, seria ficar uns dias em Pipa, que é uma delícia e um verdadeiro paraíso, e ficar uns dias em Natal, para poder fazer os passeios próximos, como Genipabu e Pirangi do Norte, visitar o Cajueiro e também conhecer melhor Natal.

      Volte aqui para nos contar como fez, viu? Adoro saber as novidades!

      beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR