21 novembro 2011

Planejando sua Viagem!!... últimos passos!!


Você já sabe para onde vai, em qual época que vai, onde vai se hospedar... agora só falta mesmo reservar o hotel, comprar as passagens e pensar nos pontos/passeios turísticos que pretente fazer!!!

Vamos, então, aos últimos passos:

Terceiro Passo: Adquirindo passagens aéreas!!

Se você não é um sortudo que dispõe de milhares de milhas que possa usar para resgatar passagens aéras, não terá outro jeito a não ser comprá-las.

É sempre bom ficar atento a promoções, principalmente para destinos nacionais. Empresas aéreas como a Gol e a TAM, estão sempre divulgando promoções e descontos (consulto também a Azul, Webjet, Avianca, Trip).

Tenho o hábito de também consultar dois sites para sondar preços de passagens e também saber quais companhias aéreas realizam aquele trecho da viagem que eu desejo fazer: http://www.decolar.com.br/ , http://www.submarinoviagens.com.br/ e o viajanet.

Mais uma vez, se o destino for internacional, principalmente na Europa, eu consulto blogs e sites oficiais dos lugares a serem visitados para saber se há companhias aéreas low cost realizando aquele percurso, as quais são sempre mais baratas, como a Vueling.com, EasyJet, Ryanair, entre outras. Sempre há algum site que explica como chegar na cidade e indica as companhias aéreas. 

Manter um diálogo, seja por e-mail, com o hotel reservado também ajuda em alguns momentos. O próprio hotel pode indicar as companhias aéreas low cost existentes. 

Em se tratando da Europa, porém, também é bom consultar os sites das companhias ferroviárias. Não só porque uma viagem de trem na Europa é muito mais prazerosa, como também você escapa dos limites de bagagem das companhias low cost, cujo limite de bagagem, por pessoa, quase sempre é em torno dos 20 kg para mala a ser despachada e 5kg para bagagem de mão.


Quarto Passo: Organizando os passeios, pontos turísticos, atrações do lugar!!

Guias de turismo sempre ajudam: guias da Folha de São Paulo impressos e o virtual, Guia Turismo 10+ da DK, revistas de viagens como a ViajeAqui, Caderno de BoaViagem do Jornal O Globo, blogs de viagem, Guia QuatroRodas, entre outros... tudo isso filtrado vai oferecer ao viajante os dados de que precisa para montar seu roteirinho de passeios.

Por fim, ressalto que para alguns destinos nacionais, muitas vezes ainda sai mais em conta fechar um pacote de viagem com uma agência de turismo do que ter esse trabalho todo aí em cima descrito. Principalmente para quem não pode resgatar passagens aéreas com milhas.

Às vezes eu consulto as agências de turismo para comparar valores e verificar se vale a pena mesmo montar meu pacote sozinha ou se não é melhor recorrer à agência para já obter tudo pronto e com preço melhor.


Espero que esses posts  sejam útieis e que inspirem todos a viajar mais e mais!

Beijinhos

  1. Lili.. não sei se vc colocou nos outros posts, mas uma dica super importante no quesito planejamento é Seguro de Viagens!! Muita gente esquece.. ms eu, particularmente, acho que sempre devemos viajar com um seguro feito, para evitar qualquer tipo de surpresa desagradável!! Outro dia, a amiga de uma amiga, gastou 2000 dólares (cobertos pelo seguro) para levar o filho ao hospital nos EUA para uma emergência simples (nada grave e sem internação). Então, não custa nada prevenir .. ainda mais quando viajamos com crianças !!!!! beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Seguro Viagem é importantíssimo!! Falei sobre ele no post "Arrumando as malas... O que não pode faltar!!", mas é sempre bom lembrar!! Eu
    nunca precisei usar, ainda bem!! Em minhas viagens eu contratei o seguro MIC. Como nunca usei, não sei avaliar. Só que sempre me foi
    muito bem indicado!! Nas agências de turismo é possível verificar os seguros existentes e a cobertura, bem como os tipos de seguros para
    cada viagem!! Não deixem de contratar um!!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom. cada vez que visito esta página aprendo novas maneiras de economizar e preparar melhor minhas viagens. Show de bola seu artigo valeu! Agora é só se preocupar com as passagens aéreas e boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro! Tudo certinho?
      Ficamos felizes com seus comentários e por saber que o Apaixonados por Viagens está te ajudando também.
      Seja sempre muito bem vindo!
      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR