09 novembro 2011

Arrumando as malas... o que não pode faltar??



Quem gosta de arrumar malas??? Lembrar de tudo que devemos carregar nem sempre é tarefa fácil, certo? Roupas, acessórios, calçados... fazer tudo isso aí combinar e ainda por cima pensar em detalhes da viagem pode ser bem doloroso para muita gente!!

Além disso, para piorar, é muito comum quando viajamos aquela sensação de que se está esquecendo algo, não é mesmo? Você mal sai de casa e já fica pensando no que está faltando na sua bagagem...

É difícil alguém viajar tendo certeza absoluta de que está carregando tudo de que precisa. Até mesmo os mais organizados se esquecem de alguma coisa!! E quando se viaja em família e com filhos? Aí o desespero para arrumar a bagagem é ainda maior!!

A boa notícia é que quase sempre será possível comprar o item esquecido no lugar para onde se vai viajar... a não ser que seja um local bem rústico ou bem isolado e, nesse caso, só restará lamentar mesmo.

Vou listar aqui alguns itens que considero importantes e que costumam ser esquecidos:

- Guarda-Chuva ou Capa de Chuva... afinal, nunca se sabe quando vai chegar uma frente fria maluca.

- Porta-Dólar/Cintas para colocar dinheiro e documentos embaixo das roupas, principalmente para viagens para fora do Brasil. É uma boa medida para ter mais segurança com esses itens importantes.

- Adaptador Universal de Tomadas: existem adaptadores que podem ser comprados até mesmo em lojas do duty free que servem para vários países. Lembre-se de carregar um, principalmente se for viajar para fora do Brasil, pois as tomadas são diferentes das tomadas daqui.

- Baterias extras para a câmera: para os fanáticos por fotos (como eu!) é sempre bom ter baterias extras carregadas para não ficar na mão durante um dia de passeio e, por falta de bateria, deixar de registrar as paisagens.

- Netbook/Notebook: costumo levar o meu para poder baixar as fotos tiradas em cada dia de passeio e, assim, tê-las guardadas para o caso de ser furtada ou de perder a câmera. Dessa forma, garanto ao menos as fotos que já tiverem sido baixadas. Em hotéis que oferecem computadores para os hóspedes bastaria um pendrive para poder baixar as fotos e guardá-las.

- Carregadores de celular, notebook, baterias de câmera: é bem comum serem esquecidos.

- Repelentes para as viagens de ecoturismo, mesmo que você não seja uma pessoa alérgica, não se esqueça de ter um.

- Protetor solar, chapéu/boné, óculos escuros para as trips praianas.

- Álcool em gel e lenços de papel podem ser muito úteis também.

- Seus remédios!! Isso é bem importante!! Lembre-se de carregar os seus remédios usualmente usados ou aqueles para alguma emergência. Há muitos lugares rústicos de passeios, principalmente de ecoturismo, onde não se acha facilmente uma farmácia. Além disso, a depender do remédio, somente com receita médica que você conseguirá comprar. Logo, antecipe-se às ziqueziras que você possa ter e carregue aqueles remédios de precaução!!

- Chinelos: eu quase sempre esqueço os meus! rsrs...

- Cadeados: leve sempre mais de um para a bagagem de mão também ficar protegida dentro do hotel. No caso de viagens para os EUA, deve ser aquele cadeado universal. Cadeados com segredo, de forma geral, são mais práticos porque assim você não tem que se preocupar em guardar a chave ou, pior ainda, perder a chave.


- Tesoura: já me fez falta muitas vezes. Basta uma pequena que já pode quebrar muitos galhos. Carregue na bagagem a ser despachada para evitar problemas no raio X da bagagem de mão.

- Almofada/Apoio para Cabeça no caso de viagens longas, especialmente as de avião, são ótimas. Eu tenho uma inflável da Samsonite que acho perfeita até porque ela não ocupa espaço algum.



- Viagens longas aéreas: máscaras para olhos, protetor/tampão de ouvido, umidificador de narina, meias e chicletes para lidar com a pressão podem tornar a sua viagem bem mais confortável.

- Documentos: Identidade/Passaporte/Carteira de Morotorista. Acho legal também fazer algumas cópias desses documentos. Para alguns destinos, é bom conferir se a Identidade pode ser antiga (para Argentina, por exemplo, só se aceita se for identidade emitida há menos de 10 anos). Verifique também a data de validade do passaporte e se há necessidade ou não de visto.



- Vacinas: a depender do local a ser visitado, é bom conferir antes se não há alguma vacina a ser tomada. Não coloque sua saúde em risco!!

- Seguro Viagem: sempre recomendado para viagens para fora do Brasil, ainda mais se forem viagens voltadas para a prática de esportes. Afinal, já dizia o ditado que é melhor se prevenir do que remediar. Procure uma agência de turismo e veja qual o melhor seguro viagem para o seu destino e também pela duração da sua viagem.

- Roupas confortáveis para as viagens: se a sua viagem for aérea e muito longa, tenha cuidado com o calçado escolhido, pois muita gente sofre com inchaço nos pés.

- Não custa nada dar uma olhadinha nos sites de previsão de tempo para poder pensar melhor nas roupas e acessórios que você vai carregar. Assim você evita de levar muita roupa e carrega o que for mais certo de usar. Se viajar para lugares de invernos rigorosos, carregar roupas térmicas (blusa, calça, meia, luva) é algo fundamental.


- Mochila ou bolsa em tamanho adequado para o tipo de viagem que você for realizar e que comporte tudo de que precisar carregar durante os passeios. Bolsas para câmeras fotográficas podem ser práticas também, mas tenha cuidado com furtos e com os itens que são colocados à mostra em suas bolsas/mochilas.

- Frasqueira com itens de higiene, remédios, entre outros. Mas esteja atento ao tamanho dos frascos que contêm líquidos, pois estes não podem ultrapassar, cada um, 100ml.

- Bagagem de mão: coloque nela mudas de roupas que sirvam para uns dois dias de viagem, peças íntimas e de higiene, pois nunca se sabe quando a sua mala despachada poderá ser extraviada.

- Atenção para as dimensões das suas bagagens, a que for despachada e a de mão. Verifique junto à companhia aérea quais são as dimensões máximas aceitas para aquele trecho de viagem.

E boa viagem!


  1. Na minha ultima viagem, só levei alguns desses items ...rs. Tivemos um perrengue por causa dos remedios, meu pai toma um remedio qdo tem crise de gota, como ele não tinha há seculos, não levou, resultado teve crise na viagem. Tivemos que acionar o seguro saúde p chamarmos um médico, pq meu pai não conseguiu comprar o remedio sem receita. É sempre bom levar uma farmacinha.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o BLOG Lili. Eu sempre levo tudo que preciso! virginiano sistemático sabe como é né.rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Vivi, eu me lasquei quando fui em junho para Santiago, pois precisei de um antiviral e não consegui comprar sem receita. Como foi uma viagem mais curta (5 dias), esperei voltar pro Rio para comprar (nas farmácias daqui a gente consegue comprar antiviral sem receita médica, mas lá fora não!!).

    Obrigada Rafael!! Quem bom que está gostando!! Continue seguindo o blog!! Estou com vários posts no forno para publicar!!

    Ah... sabem o que já me fez falta numa viagem?? Vocês vão rir, mas é verdade: kit basiquinho de costura com agula e linha!! Deixei de usar um casaco porque alguns botões caíram e eu não tinha linha nem agulha para dar um jeitinho nele... rsrs... outra dica!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Lili! Sempre esqueco de colocar roupa na bolsa de mão! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Jura que você é louca por fotos? Quem diria!

    ResponderExcluir
  6. REFORÇO QUE EM MUITOS PAÍSES SÓ SE ACEITA COMPRAR ANTIBIÓTICO E ANTIVIRAL COM A RECEITA MÉDICA PRESCREVENDO O REMÉDIO!! Portanto, se você já tem predisposição a algum tipo de doença, como em casos de resfriados (pode-se tomar vacina antes!!), amigdalite, herpes, lembre-se de levar suas receitas médicas ou de já estar munido dos remédios apropriados e prescritos por seu médico!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lili! Estou com algumas dúvidas sobre viagens internacionais, será que você pode me ajudar?
    Vou viajar pela Air France, olhei no site as normas para bagagem de mão mas não entendi direito como funciona. Posso levar uma bagagem normal, com as dimensões especificadas mais uma bolsa, com máquina digital, documentos e tudo mais? E essa bolsa tem que ter algum tamanho específico? Pois no site diz apenas que os dois juntos devem ter no máximo 12kg
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena!
      Tudo bom?

      Então, se você já viu os tamanhos/dimensões da bagagem de mão, aquela que vai com você no compartimento em cima do seu assento e não será despachada, esse é o detalhe mais importante de todos!
      A bolsa tira-colo ou mochila, desde que em tamanho normal (que não seja grande como uma mala de mão) não lhe trará problema algum. Além disso, casacos/sobretudo, você pode ir com ele na mão ou vestindo, sem problemas também.

      Já viajei algumas vezes com a Air France. Nunca pesaram minha bagagem de mão, mas eu também nunca abusei do tamanho. No check in, os funcionários já tem um olha preparado para verificar se a bagagem de mão ultrapassa o limite. Já em companhias aéreas do tipo low cost, como a Ryanair, a Vueling, a EasyJet, que lucram principalmente com o peso das bagagens, elas efetivamente pesam tudo. Ainda nestas, eu nunca vi pesar a bolsa tira colo, mas a bagagem de mão é pesada sim.
      No seu caso, com Air France, acho pouco provável pesarem a bagagem de mão.
      Você conhece a balança de mão? Foi uma excelente aquisição para mim! Nunca mais viajo sem ela! Pequena, prática, muito precisa no peso, a balança de mão nos ajuda a evitar as gafes de aeroportos, em ter que tirar coisas da mala ou readaptar de uma bagagem para outra.

      Dê uma olhadinha neste link do ebay: http://www.ebay.com/itm/50g-50Kg-0-1lb-110lb-Electronic-Digital-Luggage-Hanging-Weight-Scale-HK-/360839391203?pt=US_Pocket_Digital_Scales&hash=item5403b427e3

      a minha balança foi comprada nos EUA, mas é fácil achar no ebay também!

      Espero ter ajudado!
      Beijinhos e uma linda viagem!
      Lili

      Excluir
  8. Essa matéria é super importante ! Uma das partes mais essenciais no planejamento da viagem é arrumando as malas, e a gente sempre acaba esquecendo alguma coisa, adorei suas dicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!! Que bacana seu comentário!
      Muito obrigada!
      Com certeza, arrumar a mala é uma verdadeira tarefa, não é mesmo?
      Dependendo da viagem pode ser bem complicado até, como foi essa última viagem que fizemos para o Atacama, pois tínhamos que levar desde biquínis a roupas térmicas... kkk... isso sem contar com os medicamentos!
      Obrigada,
      beijo,
      Lily

      Excluir
  9. Amei o seu blog ♥
    Essas dicas me ajudaram bastente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que legal saber que as dicas te ajudaram!
      Seja sempre bem vindo!
      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR